Connect with us

DESTAQUES

Educação de Fronteiras prepara equipe escolar para o ano letivo de 2023 e promove III Elóquio Pedagógico; veja fotos do 1° dia!

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Fronteiras, na gestão do prefeito Eudes Ribeiro, através da Secretaria de Educação, gerida pela 1ª dama Zildênia Ribeiro, promoveu na manhã desta segunda-feira (6), o primeiro dos dois dias de formação do III Elóquio Pedagógico 2023.

O evento preparativo para o ano letivo de 2023 está sendo desenvolvido sob o tema “Recompondo as Aprendizagens e Fortalecendo Novas Práticas Pedagógicas” visando preparar a equipe pedagógica para a volta às aulas.

Inicialmente, os participantes foram convidados a ficarem de pé para execução dos Nacional e de Fronteiras. Após, a secretária de Educação, Zildênia Ribeiro, fez o uso da palavra.

Zildênia expressou o seu sentimento em abrir os trabalhos com o Elóquio Pedagógico para a equipe escolar e que servirá para fortalecer os vínculos no novo ano letivo.

“Me sinto feliz em estar aqui com a equipe que irá trabalhar e que já trabalha com o nosso alunado. Desde quando eu assumi a Secretaria de Educação eu venho com essa preocupação de trabalhar e de fazer o melhor para a nossa educação, então, prezados professores e demais funcionários, é com muito prazer que abro essa semana pedagógica. Este é um momento muito especial onde poderemos compartilhar nossas experiências, conhecimentos e ideias, sabemos que a educação é a base de todo desenvolvimento de uma sociedade”, disse.

Em seguida, foi apresentado o atual Conselho Municipal de Educação (CME) e o Conselho do CACS-FUNDEB. O CME é composto por: presidente, Rosângela Ribeiro; vice-presidente, Maria José; secretária executiva, Maria Gerlene. Já o Conselho do CACS-FUNDEB tem como nova composição: presidente, Cilene Monteiro; vice-presidente, Crislayde de Sousa; secretária, Carmelúcia de Araújo. Após, teve um Coofee Back para os participantes.

Depois, houve uma palestra motivacional com o mentor de estudos Márcio Lima, analista comportamental pelo IBC, formação em profissional Self-coaching-PSC pelo IBC e também diretor de concurso do grupo educacional CEV.

O prefeito Eudes não pôde estar presente, mas enviou um vídeo expressando a sua gratidão pela equipe que compõe a educação do município.

“A minha mensagem nesta manhã é de gratidão, que significa o ato de reconhecer, e nós reconhecemos a importância que cada um de vocês representam para a educação do município, os avanços não são frutos só da Secretaria de Educação ou do prefeito Eudes, sem vocês nós não iríamos a lugar nenhum, então tenho certeza que iremos avançar muito mais ainda”, destacou o gestor.

A formadora, Marcianne Morais, contou o que será trabalhado durante os dois dias de formação do Elóquio Pedagógico.

“Vamos tratar sobre a recomposição de aprendizagens, como sanar essas lacunas de aprendizagem que ficaram durante a pandemia e como fazer isso trabalhando com novos currículos, então nós vamos falar do trabalho com competências e habilidades, que é completamente diferente do que nós estávamos habituados que era o trabalho com foco no conteúdo. Vamos trabalhar com o foco em competências e habilidades orientando os professores inclusive sobre as práticas de sala de aula”, contou.

“Essas novas práticas de ensino são as metodologias ativas, que são metodologias nas quais o aluno é o centro do processo de aprendizagem, ele constrói o conhecimento, então nós vamos trabalhar como fazer isso na prática, como mudar o modo de dar aula”, explicou Marcianne.

Publicidade

O mentor de estudos e palestrante da manhã, Márcio Lima, falou sobre o que deve ser trabalhado em relação aos professores que estão na linha de frente ensinado na sala de aula.

“Nós vamos trabalhar sobre o que é que um professor precisa para começar o ano, porque existe uma preocupação sobre o material, plano de aula, sobre a pontualidade e aí eu vou trazer uma outra pegada que é sobre a preocupação do professor como ser humano, então será uma reflexão sobre mentalidade, autocuidado, pedido de ajuda e sobre disciplina. Então hoje o meu olhar vai ser diretamente para o professor como ser humano e não como um técnico”, disse.

Pela tarde, houve uma palestra com a psicóloga e especialista em intervenção ABA, Salma Suellen. A profissional trabalhou a temática: Abordando recursos e adaptações necessárias para a inclusão do aluno com TEA e outros transtornos.

O evento aconteceu na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, O Sousão. Além das presenças já citadas, a secretária de Juventude, Maria Alice prestigiou o primeiro dia do Elóquio Pedagógico.

Retorno das aulas

As aulas da Rede Municipal de Ensino em Fronteiras retornam na próxima segunda-feira (13/02) com cerca de 1.400 alunos matrículados em 7 Escolas, sendo 5 na sede e 2 na zona rural, são elas: Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho; U.E. Hermínio José Ribeiro; U.E. José Aquiles de Sousa; U.E. Conceição de Maria Gomes de Sousa Bezerra; U.E. Nossa Senhora de Fátima; Unidades Escolares do campo José Ribeiro Bezerra e Antônio Miranda.

Programação segue amanhã (07/02)

Nesta terça-feira (07), será o segundo dia do elóquio e terá início às 8h com acolhida. Às 8h30min haverá palestra com a psicopedagoga Marcianne Morais, que vai trabalhar a temática “O ensino por competências: do planejamento à avaliação”.

Publicidade

No intervalo às 9h30min será ofertado o coffee break. Em seguida Marcianne retoma a palestra até 12h. Durante a tarde, às 14h, será o momento de acolhida, seguido da palestra com a psicopedagoga e o intervalo 15h30min para o coffee break. Logo depois a palestrante retoma os trabalhos até às 17h. A secretária de educação Zildênia Ribeiro fará o agradecimento final às 17h30min.

Fotos;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS