Connect with us

DESTAQUES

Educação de Fronteiras se prepara para iniciar o ano letivo, realiza reuniões e divulga programação de elóquio pedagógico

Publicado

em

Professores e alunos vão retornar às salas de aulas em 2023, no município de Fronteiras situado a 400 quilômetros de Teresina.

A Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Eudes Agripino Ribeiro, através da Secretaria de Educação (SEMED) gerida por Zildênia Ribeiro, prepara o ano letivo com reforma das escolas e trabalho de estruturação completa.

Prezando pela qualidade do ensino-aprendizagem está acontecendo capacitações no intuito de desenvolver estratégias e aprimorar a educação do município.

Nesta segunda-feira (30), houve reuniões ao longo do dia. No primeiro momento foi realizado treinamento com as manipuladoras de alimentos da SEMED, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC) e do Hospital Municipal Norberto Ângelo Pereira (HMNAP).

O treinamento foi ministrado pela nutricionista Kassandra Bezerra e teve com o tema: Boas práticas na manipulação de alimentos, segurança e operações, visando a segurança alimentar através de práticas de higiene adequadas, manipulação correta dos alimentos, controle de procedimentos.

Nutricionista Kassandra Bezerra

Kassandra explanou a importância da higiene ambiental, pessoal e controle nos procedimentos, com intuito de entregar ao aluno um alimento nutritivo e saudável. Ao final, os profissionais receberam certificados de participação, sorteio de brindes e foi servido um lanche objetivando o fortalecimento de vínculos e a valorização profissional.

No segundo momento também ministrado pela nutricionista Kassandra Bezerra, houve apresentação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) voltada para o histórico, legislação, fundamentos, fiscalização, repasses e objetivos. O PNAE visa assegurar a oferta de uma alimentação saudável e adequada, que garanta o atendimento das necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo.

Estiveram presentes: diretoras, secretárias e coordenadoras das unidades escolares do município, além do prefeito Eudes, a secretária de Educação Zildênia, e a secretária de Assistência Social, Eudiná Ribeiro.

Publicidade

O prefeito Eudes Agripino Ribeiro, em entrevista declarou estar otimista com o avanço da educação municipal.

“A nova administração na educação está dando exemplo de competência e serenidade, o que é preciso para ter um bom relacionamento com os professores, diretores, secretários, supervisores, coordenadores. Ela vem com muita eficiência e determinação, realizando um trabalho que tem chamado atenção”, disse.

“Foi um momento muito importante com a presença de dezenas de pessoas. Agora estamos para tratar de assuntos relacionados ao início do ano letivo e muito otimistas acreditando que a educação em Fronteiras vai avançar muito. Já tivemos esse ano um avanço muito significativo e a secretaria de educação vai estar honrando e zelando a imagem do prefeito Eudes, honrando pagamento em dia. Isso é fruto do trabalho e responsabilidade do governo que se preza e que pretende fazer o melhor pelo nosso povo”, acrescentou o prefeito de Fronteiras.

A secretária de Educação e primeira-dama, Zildênia Maria Ribeiro, reafirmou o trabalho em equipe primando pela qualidade do ensino, desenvoltura do quadro docente e aprendizado dos alunos da rede municipal.

Secretária de Educação e primeira-dama Zildênia Ribeiro

“Propus que tivesse esse momento para uma conversa formal de gestores para colocarmos algumas situações e termos um ano de paz, tranquilidade, harmonia com nosso alunado […] estou aqui disposta a ajudar no que for possível, para trabalhar. Tive a preocupação de pensar como nosso alunado vai receber a parte física”, disse se referindo a qualidade da estrutura das escolas. “Vamos trabalhar em parceria e o que tiver ao meu alcance nós faremos”, concluiu a secretária de Educação de Fronteiras.

III Elóquio Pedagógico

No dias 06 e 07, durante manhã e tarde, na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, O Sousão, será realizado o III Elóquio Pedagógico, com o tema: Recompondo as aprendizagens e fortalecendo novas práticas pedagógicas.

Publicidade

O evento preparativo para o ano letivo de 2023 terá as presenças de Márcio Lima que é mentor de estudos, da psicóloga especialista e intervenção ABA Salma Suellen, e da consultora e assessora educacional, Marcianne Morais.

Dia 06

No primeiro dia do III Elóquio haverá o credenciamento às 08h, abertura 08h30min e coffee break às 09h. Em seguida será ministrada palestra motivacional com o mentor de estudos, Márcio Lima. O tema a ser trabalhado é “A vida muda quando você muda”.

Às 14h será acolhida e logo depois, a tarde de aprendizagem com a psicóloga e especialista em intervenção ABA, Salma Suellen. A profissional vai trabalhar a temática: Abordando recursos e adaptações necessárias para a inclusão do aluno com TEA e outros transtornos.

No intervalo às 15h30min será servido um coffee break. O retorno da palestrante acontece 15h45min. O encerramento das atividades está previsto para 17h.

Publicidade

Dia 07

O segundo dia do elóquio inicia às 8h com acolhida. Às 8h30min haverá palestra com a psicopedagoga Marcianne Morais, que vai trabalhar a temática “O ensino por competências: do planejamento à avaliação”.

No intervalo às 9h30min será ofertado o coffee break. Em seguida Marcianne retoma a palestra até 12h. Durante a tarde, às 14h, será o momento de acolhida, seguido da palestra com a psicopedagoga e o intervalo 15h30min para o coffee break. Logo depois a palestrante retoma os trabalhos até às 17h. A secretária de educação Zildênia Ribeiro fará o agradecimento final às 17h30min.


VEJA PROGRAMAÇÃO


A Rede Municipal de Ensino de Fronteiras é composta pelas escolas: Nossa Senhora de Fátima, José Aquiles de Sousa (O Sousão), Hermínio José Ribeiro, Conceição de Maria Gomes Alves Bezerra, Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho, Antônio Miranda e José Ribeiro Bezerra.

Veja fotos

Publicidade

Fotos da manhã

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS