Connect with us

DESTAQUES

Em Fronteiras, produtores rurais participam de Dia de Campo ATeG e conhecem técnicas de manejo em rebanhos

Publicado

em

O Sindicato Rural de Fronteiras que tem como presidente Norberto Ângelo Neto, representante do SENAR-PI e CNA-FAEPI, em parceria com a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Eudes Ribeiro, promoveu neste sábado, 18 de setembro, um Dia de Campo ATeG com palestras e instruções práticas reunindo produtores rurais e ovinocaprinocultores, na propriedade rural GJS, pertencente a Geraldinho.

O Dia de Campo ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) reuniu criadores, técnicos agrícolas e presidentes de sindicatos das cidades de Fronteiras, Pio IX, Caldeirão Grande, Vila Nova, Marcolândia, entre outros municípios da região.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_3536.jpg

Três palestras foram realizadas durante a manhã deste sábado. A primeira, ministrada pelo médico veterinário, Dr. José Irapuã, teve como tema “Reserva estratégica nutricional na  ovinocaprinocultura”.

Irapuã salientou para a necessidade de desenvolver estratégias para assegurar ao animal um alimento adequado que seja adaptado a nossa região do semiárido.

“É uma preocupação muito grande em expedir nutrição e alimentação dos animais, principalmente na região do semiárido, uma região que a gente percebe escassez de água e uma dificuldade muito grande para se produzir alimentos, principalmente quando se trata de criação de animais. A água já falta para o ser humano, imagine para os animais que precisam ter atividades produtivas. É necessário que se tenha alguma estratégia para assegurar a esses animais um alimento adequado”, frisou.

“Esse alimento não pode fugir muito à realidade porque tem que importar algumas variedades e muitas delas quando chegam aqui não se adaptam aos animais e nem a alimentação. A estratégia é trabalhar com material genético e variedades de alimentos que se tem na região”, disse citando como estratégia a estocagem de alimentos, silagem, o feno, o remanejamento de culturas, raleamento e cortes.

Na segunda foi tratado o tema “Manejo sanitário e melhoramento genético na ovinocaprinocultura” com o médico veterinário Dr. Luís Madeira.

Publicidade

Sobre o tema ele destacou que para se ter o melhoramento genético é necessário que seja feito o manejo do rebanho, assim como o manejo reprodutivo, alimentar. “Tem que ter a base primeiro de tudo isso para se chegar no melhoramento genético”, destacou.

Dentro disso o médico elencou as principais doenças no rebanho e o controle delas. Ele alertou que o animal quando em tratamento de um doença, deve permanecer em local com boas condições de higiene.

Dando continuidade o engenheiro agrônomo José João ministrou a terceira palestra abordando como tema a “A palma como poupança forrageira”.

O engenheiro fez uma abordagem geral sobre o cultivo da palma que segundo pesquisadores essa cultura é oriunda da civilização asteca, oriunda do México.

Ele enfatizou que a palma forrageira deve ser plantada nos melhores lugares (áreas de terra) de uma propriedade. A palma é um alimento para animais, utilizado principalmente, nos períodos mais críticos do ano, durante a estiagem.

Para o presidente do Sindicato Rural (Sindicato dos empregadores proprietários da terra), Norberto Ângelo Neto, que está há pouco mais de um mês à frente da instituição, o encontro fortalece a cadeia produtiva de ovinocaprinocultores.

“Essa experiência que nós estamos vivenciando aqui com os técnicos dos mais variados níveis, trazendo informações, conhecimento, só vem a fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura que está exatamente voltada para esse setor elementar da nossa economia”, declarou. “Mantemos essa parceria muito forte com o Senar-PI e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Piauí que tem à frente o deputado federal Júlio César”, concluiu.

O prefeito, Eudes Ribeiro, que representa o Poder Executivo, entidade parceira na realização do Dia de Campo ATeG se mostrou muito otimista e falou sobre possíveis eventos para o próximo ano, assim como destacou que o município está bem representado por profissionais.

Publicidade

 “É um momento de muita satisfação para mim como gestor, porque das cinco cidades do Piauí que foram escolhidas, Fronteiras foi uma para esse dia de campo com toda uma equipe de técnicos do SENAR que vieram justamente para proporcionar e apresentar novas técnicas de como lidar com a palma, com a caprinocultura, ovinocultura, apresentando novas modalidades. Para nós em Fronteiras é um momento ímpar porque é a primeira vez que o município passa a ter duas equipes de 30 produtores bem acompanhadas pelos técnicos Geozadac e Valsenéas e isso só nos enriquece. O Sindicato foi criado pelo Norberto e chega para fortalecer a presença do SENAR dentro do município e o SEBRAE também. Com apoio dos deputados Júlio César e Georgiano vamos ter outras oportunidades daqui pra frente”, concluiu o prefeito falando sobre o Front Berro para o próximo ano.

O proprietário Geraldinho deu boas-vindas e agradeceu a todos os participantes das cidades vizinhas onde se mostrou à disposição para contribuir com o evento.

Marcos Paraguassu é coordenador da Formação Profissional Rural (FPR). Ele enfatizou que a ovinocaprinocultura é uma das cadeias produtivas mais importantes no Estado do Piauí. Marcos enalteceu também os profissionais do SENAR-PI.

“A palma hoje é uma grande descoberta para alimentação dos animais”, citou destacando que o tema abordado sobre melhoramento genético, dentre outros fatores, visa melhorar a estrutura física dos animais em relação ao ganho de peso e precocidade. “É um momento ímpar para os produtores trocar ideias, um intercâmbio de tirar dúvidas com nossos técnicos que são muito preparados para isso”, frisou o coordenador.

O coordenador de Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG-SENAR-PI), Sílvio Brito, ressaltou que a realização do evento teve como intuito fazer com que os produtores percebessem que o local possibilita fazer o manejo correto e adequado para a convivência com o semiárido.

“É importante trazer para o produtor de Fronteiras onde representa a realidade de todos os produtores dos municípios que estão sendo atendidos pelo programa”, concluiu Sílvio.

Após as palestras os participantes se dirigiram até as áreas reservadas à cada tema abordado para o momento de instrução prática.

No evento compareceram além de criadores, autoridades municipais como o prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Zildênia Ribeiro; o secretário de Meio Ambiente de Fronteiras, Eriveltho Ribeiro; o vice-prefeito de Marcolândia, Valmir de Juracy; o prefeito de Caldeirão Grande, Filipe Gonçalves; o presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Luís Pereira; vereadores; o engenheiro agrônomo Alexandre, juntamente com técnicos, dentre outros.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS