DESTAQUES

Em Fronteiras, projeto Pelotão Mirim contempla alunos da Escola José Aquiles de Sousa

Publicado

em

Pela segunda vez na cidade de Fronteiras o projeto Pelotão Mirim reúne alunos, pais e responsáveis na primeira aula, ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira (16). O projeto contemplará os alunos da Escola José Aquiles de Sousa, o Sousão. Na escola é a primeira vez que será desenvolvido o Pelotão Mirim e no município é a segunda realização.

A implantação e execução do projeto na cidade de Fronteiras em sua segunda edição se dá através da Prefeitura, na gestão da prefeita Maria José, por meio do apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público agregada às parcerias por meio da 4ª Companhia de Polícia Militar que juntos implantarão o projeto para garantir a cidadania de meninos e meninas.

Capitão Saraiva, coordenador estadual do projeto Pelotão Mirim explicou sobre a finalidade que é realizado em todo estado.

“É um trabalho de prevenção comunitária que vem sendo desenvolvido em todo o Estado do Piauí. O Pelotão Mirim visa prevenir contra criminalidade e violência, através da educação de jovens e adolescentes, primando pelo resgaste dos valores sociais como: falar a verdade, ser honesto, respeitar as pessoas mais velhas e as diferenças, ou seja, auxiliar a família na formação pessoal e cidadã das crianças e adolescentes”, explicou.

O trabalho de acordo com o capitão visa a prevenção também contra o uso de drogas e práticas de violência, orientação sobre educação sexual que previne a exploração sexual. Para adesão do projeto é necessário solicitação através da parceria entre a PM e Secretaria de Segurança Pública do Piauí – SSP-PI.

Publicidade

“O projeto chega até os municípios através do comando da Polícia Militar e/ou da Secretaria Estadual de Segurança Pública e para os que tiverem interesse devem procurar um desses dois órgãos”, explicou Saraiva.

A secretária de Educação, Verônica Ribeiro, fez agradecimentos aos militares ressaltando a importância da educação, preservação de valores e mostrar o lado humanitário que a Polícia presta. Verônica acrescentou que sempre estará apoiando a realização.

“Esse projeto será sempre apoiado porque precisa-se trabalhar a relação entre família e escola. Precisamos trazer a família de volta para as escolas. Agradeço a cada pai que está aqui presente e acada professor, a direção, a coordenação do José Aquiles de Sousa”, mencionou agradecimentos aos presentes.

A diretora da escola, Graça Silva, idealizadora do projeto no Sousão, em Fronteiras, destacou em entrevista ao Cidades Na Net, que solicitou ao comandante Gilson Xavier a apresentação do projeto para assim ser implantado.

“Hoje está sendo concretizada a primeira aula do Pelotão Mirim. Esse projeto tem uma importância significativa porque apresenta a oportunidade das crianças terem disciplina e conhecer o sentido da hierarquia, bem como se afastarem da criminalidade e de caminhos tortuosos”, destacou a diretora.

Publicidade

Aproximadamente 53 cidades em todo Estado do Piauí já foram beneficiadas com o Pelotão Mirim.

Estiveram presentes: o capitão Edimilson – coordenador do Pelotão Mirim;  a diretora Graça Silva, acompanhada de vários professores; o líder político José Odon; Raimundo do Sindicato, Diego Gonçalves, ambos membros da maçonaria; a secretária de Educação Verônica Ribeiro; alunos; pais,  responsáveis e demais autoridades.

-Veja fotos:


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile