Connect with us

Fronteiras

Falece aos 96 anos, o médico e historiador fronteirense Edgar Pereira; prefeito Eudes emite nota

Publicado

em

Faleceu na madrugada deste domingo (24), o conceituado médico e escritor fronteirense, Dr. Edgar Pereira, aos 96 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. 

O mesmo era o único filho homem de Norberto Ângelo Pereira e Antônia Batista de Sousa, sendo suas irmãs Joaquina (Quinô) in memoriam; Maria (Marieta) in memoriam; Neomísia; Francisca (Guidé) e Teresinha.

Dr. Edgar Pereira foi o primeiro médico do município e era tio do saudoso vice-prefeito de Fronteiras, Dr. Marcelo.

Edgar Pereira nasceu em Fronteiras- PI, em 27 de fevereiro de 1926. Foi casado com Iara de Moura Pereira Santos (in memoriam), com quem teve dois filhos: Edgar Filho (médico) e Lucine (Analista do TCE). Estudou no Seminário dos Jesuítas de Baturité-CE, onde andou quase se ordenando a padre. Posteriormente foi estudar em Recife-PE, onde formou-se em Medicina, especializando-se em Medicina Tropical, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1954.

Iniciou sua vida profissional em Fronteiras-PI, sua terra natal, onde outrora foi nomeado médico da Previdência Social e do DNOCS. O mesmo contribuiu para a construção do Açude Barreiras (DNOCS), bem como a criação do FUNRURAL e também do Hospital Estadual Norberto Ângelo, que atualmente pertence ao município.

Publicidade

Dr. Edgar também contribuiu de forma incisiva para convencer o Grupo João Santos a instalar uma fábrica de cimento de seu grupo no município, onde a mesma se chama Itapissuma.

Em sua atuação profissional na capital piauiense, foi um dos fundadores do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), onde trabalhou muitos anos como médico do DNOCS e também diretor do Hospital São Marcos, além de ter prestado relevantes serviços à comunidade teresinense como médico humanitário, salvando vidas. 

Como escritor, Edgar deixou vários livros publicados, muitos deles falando de sua terra amada com bastante propriedade e maestria. 

O mesmo pertencia a Academia Médica Piauiense, entre outras. Era um homem culto e amante da literatura que escreveu uma bela história como um cidadão interiorano que venceu na capital e deixou esse grande legado.

Em razão falecimento de Dr. Edgar Pereira, o prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro, emitiu Nota de Pesar e decretou luto oficial de três dias.

Publicidade

Confira a nota de pesar

“Dr. Edgar Pereira foi o primeiro médico e era uma pessoa ilustre do município. Recebemos com enorme tristeza a notícia de seu falecimento, um renomado escritor, pai de Dr. Edgar Filho e Dra. Luciene.

Lamentamos profundamente a partida deste filho ilustre que teve uma nobre missão de salvar vidas. Pedimos a Deus ,o nosso Senhor, que o receba em seu reino e conforte a todos. Nossa homenagem e nosso pesar”.

O velório acontece durante todo o dia na PAX União, em Teresina, onde residia. O sepultamento está marcado para às 17h, no cemitério Jardim da Ressurreição.

Fonte: R10 | Edição Cidades na Net

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS