Fronteiras
Falece aos 96 anos, o médico e historiador fronteirense Edgar Pereira; prefeito Eudes emite nota

Faleceu na madrugada deste domingo (24), o conceituado médico e escritor fronteirense, Dr. Edgar Pereira, aos 96 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória.
O mesmo era o único filho homem de Norberto Ângelo Pereira e Antônia Batista de Sousa, sendo suas irmãs Joaquina (Quinô) in memoriam; Maria (Marieta) in memoriam; Neomísia; Francisca (Guidé) e Teresinha.
Dr. Edgar Pereira foi o primeiro médico do município e era tio do saudoso vice-prefeito de Fronteiras, Dr. Marcelo.
Edgar Pereira nasceu em Fronteiras- PI, em 27 de fevereiro de 1926. Foi casado com Iara de Moura Pereira Santos (in memoriam), com quem teve dois filhos: Edgar Filho (médico) e Lucine (Analista do TCE). Estudou no Seminário dos Jesuítas de Baturité-CE, onde andou quase se ordenando a padre. Posteriormente foi estudar em Recife-PE, onde formou-se em Medicina, especializando-se em Medicina Tropical, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1954.
Iniciou sua vida profissional em Fronteiras-PI, sua terra natal, onde outrora foi nomeado médico da Previdência Social e do DNOCS. O mesmo contribuiu para a construção do Açude Barreiras (DNOCS), bem como a criação do FUNRURAL e também do Hospital Estadual Norberto Ângelo, que atualmente pertence ao município.
Dr. Edgar também contribuiu de forma incisiva para convencer o Grupo João Santos a instalar uma fábrica de cimento de seu grupo no município, onde a mesma se chama Itapissuma.
Em sua atuação profissional na capital piauiense, foi um dos fundadores do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), onde trabalhou muitos anos como médico do DNOCS e também diretor do Hospital São Marcos, além de ter prestado relevantes serviços à comunidade teresinense como médico humanitário, salvando vidas.
Como escritor, Edgar deixou vários livros publicados, muitos deles falando de sua terra amada com bastante propriedade e maestria.
O mesmo pertencia a Academia Médica Piauiense, entre outras. Era um homem culto e amante da literatura que escreveu uma bela história como um cidadão interiorano que venceu na capital e deixou esse grande legado.
Em razão falecimento de Dr. Edgar Pereira, o prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro, emitiu Nota de Pesar e decretou luto oficial de três dias.
Confira a nota de pesar
“Dr. Edgar Pereira foi o primeiro médico e era uma pessoa ilustre do município. Recebemos com enorme tristeza a notícia de seu falecimento, um renomado escritor, pai de Dr. Edgar Filho e Dra. Luciene.
Lamentamos profundamente a partida deste filho ilustre que teve uma nobre missão de salvar vidas. Pedimos a Deus ,o nosso Senhor, que o receba em seu reino e conforte a todos. Nossa homenagem e nosso pesar”.
O velório acontece durante todo o dia na PAX União, em Teresina, onde residia. O sepultamento está marcado para às 17h, no cemitério Jardim da Ressurreição.
Fonte: R10 | Edição Cidades na Net
-
Curral Novo do Piauí2 semanas atrás
Acidente com van deixa sete mortos; vítimas eram de Simões e Curral Novo
-
Jaicós1 dia atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
Bocaina5 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis