Connect with us

DESTAQUES

FRONTEIRAS│Noite da Educação celebra 1ª novena e missa no 109º festejo de N. S. do Perpétuo Socorro; fotos

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira, 30 de agosto de 2019, centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Fronteiras, para juntos celebrarem a primeira novena e missa que marca a centésima nona festa da santa padroeira.

As festividades tiveram início ainda pela madrugada com alvorada às 04h30. Em seguida às 05h a oração matinal e o hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 06h o café da manhã partilhado e ao meio dia o Ofício da Imaculada Conceição.

Durante a noite, às 18h, a reza do Terço, o encontro das imagens e dos missionários que peregrinaram do Posto Jatobá em procissão até a Igreja Matriz. A novena e missa teve início às 19h com a liturgia do dia. Os noitários na abertura do festejo foram: Educação Municipal, Estadual, Particular, e, comunidades rurais.

Ainda na caminhada com a imagem da santa padroeira, saindo da Secretaria de Educação até a igreja matriz, o padre Gildo celebrou durante a procissão. Logo após a chegada no templo foi celebrada a missa, presidida pelo padre Edivaldo, da Paróquia São Sebastião de Patos do Piauí, concelebrada pelo padre Gildo Coelho que é pároco de Fronteiras.

Na homilia, padre Gildo agradeceu à todos pela presença e os membros da Educação Municipal, Estadual e da Rede Particular.

Publicidade

“Queridos irmãos e irmãs vamos nesse momento dar início a esta caminhada com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Gostaríamos de agradecer a Educação do nosso município, do Estado, e a Educação Particular que no dia de hoje acolheram a imagem de Nossa Senhora em suas repartições. Agradecemos e desejamos a toda rede de educação da nossa cidade, professores, alunos, funcionários, todos que fazem a educação deste município. Queremos nesse momento iniciar a nossa caminhada e nos colocar em clima de oração, silenciando o nosso coração para que possamos caminhar com Nossa Senhora”, proferiu.

Em entrevista, padre Gildo Coelho, pároco de Fronteiras, declarou que no primeiro dia do festejo a alegria se fez presente em todo povo e em si como líder religioso.

“Para nós esse primeiro dia da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi um dia marcado de muita alegria e oração na presença do nossos irmãos, desde às 04h40 com a alvorada festiva. Tivemos momentos de oração e também o dia de hoje a imagem de Nossa Senhora peregrinou nas repartições das escolas, nas secretarias. Avalio como positivo o momento de alegria e participação de um grande número de fiéis que lotaram nossa igreja. Então isso nos alegra, em ver os filhos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aqui presentes para festejar e elevar a ela e ao seu filho Jesus Cristo as suas orações”, ressalta.

“Desejo que esse tempo de graça que estamos vivenciando possa fortalecer, amadurecer mais os nossos cristãos, nossos católicos na fé através do tema Somos chamados e enviados em missão, e que possam ser verdadeiros missionários e anunciantes do reino de Deus”, recomendou.

O padre Edivaldo que celebrou a primeira missa no festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, saudou  a prefeita Maria José e todo os fronteirenses. Para o sacerdote, é grande a alegria em voltar à Fronteiras celebrando o mais importante evento religioso católico no município.

Publicidade

“É com grande alegria que nos encontramos nesta noite abrindo a festa em honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Muito me alegra voltar a Fronteiras onde muitas vezes estive aqui como seminarista. Hoje como padre é a primeira vez que resido a eucaristia com vocês e para vocês. Por isso, façamos esforços para que essa eucaristia alcance objetivo que é ir de encontro ao Senhor Jesus a partir da experiência de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Celebrar a festa da padroeira é sempre uma oportunidade ímpar que cada um de nós tem cada ano. O senhor nos brinda com a sua presença e cada ano temos intenções diferentes. Por isso não podemos dizer que é mais uma festa, e sim, a festa”, proferiu

Representando a Educação, a secretária da pasta no município, Verônica Ribeiro, falou da fé dos fronteirenses e da satisfação em iniciar o festejo. Verônica desejou bênçãos à todos os munícipes.

“É com muita emoção e muita fé porque Fronteiras em setembro se veste de verde e o povo vive em uma felicidade sem fim para festejar sua padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, a Educação, as pessoas na sua grande maioria são muito devotas. Iniciar os festejos com a noite da Educação é tocante para gente. Pedimos muitas bênçãos e que esse festejo transmita muitas felicidades para o povo fronteirense. Desejo que o povo de Fronteiras nunca perca a fé porque Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está aqui para nos abençoar”, destacou Verônica.

Na missa estiveram presentes: a prefeita municipal de Fronteiras, Maria José; a secretária de Educação, Verônica Ribeiro; a supervisora de ensino do município, Hildegárdia Bezerra; a assessora Keila; demais funcionários da SEME e devotos da santa padroeira.

A programação da segunda noite de novena no 109º festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, neste sábado (31), segue às 18h30 com a reza do Terço. Após o terço, às 19h, será celebrada a novena e missa com a Liturgia do dia. Os noitários são: Catequese, Crismandos, Pastoral do Batismo, e comunidade  São Julião. Na segunda noite a cerimônia será presidida pelo padre, Francisco Ramires, Vigário da Área Pastoral de São Julião do Piauí. Ao final haverá quermesse tendo como responsáveis os noitários do dia.

Publicidade

Matéria Relacionada: Igreja Católica de Fronteiras divulga programação do 109º Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Veja!

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS