Connect with us

DESTAQUES

FRONTEIRAS 88 ANOS | Promoção à saúde, OAB Itinerante, posse da 16ª GRE e atividades da Educação marcam 5º dia do aniversário; fotos

Publicado

em

O município de Fronteiras, situado a 400 km de Teresina, celebra neste mês o aniversário de 88 anos de emancipação política. As festividades preparadas pela gestão “Construindo um novo tempo” que tem à frente o prefeito Eudes Agripino Ribeiro, são realizadas na reflexão do tema “Amor e cuidado com a nossa gente”.

Em seu quinto dia de festividades, nesta quarta-feira (07), logo pela manhã a programação iniciou com promoção de qualidade em saúde na praça Getúlio Vargas através do projeto IAF (Incentivo à Atividade Física).

Ministrado pelos professores Jeferson e Ancelmo, o aulão reuniu diversas pessoas e teve como tema “Fronteiras Mais Saudável: Promovendo saúde e bem-estar através do exercício físico e da alimentação saudável”. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde faz parte de um programa voltado para combater o sedentarismo e tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, gestantes, idosos e a população em geral.

Na ocasiao estiveram presentes além do prefeito Eudes e da primeira-dama Zildênia Ribeiro; o secretário de Saúde, Antônio Neto; a secretária de Assistência Social, Eudiná Ribeiro; a coordenadora de enfermagem, Bartira Bezerra; a coordenadora da Atenção Básica, Jane Caroline, entre outros profissionais.

Um marco na história de Fronteiras foi neste quinto dia com a “OAB Itinerante” que reuniu advogados, juízes, delegados, presidentes da OAB Piauí e da Subseção de Picos, entre outros magistrados. A OAB Itinerante proporcionou atendimentos gratuitos para a população. A solenidade aconteceu no auditório Dona Quinô, na Secretaria de Saúde.

Fronteiras é o segundo município contemplado na região de Picos. Logo depois da solenidade, os antendimentos foram ofertados na sede do Criança Feliz na praça Bárbara Pereira de Alencar. Entre os tipos de atendimentos à população estão: Direitos da Família, Direitos às Pessoas com Autismo, Direitos Coletivos e Difusos, Direito Penal e Segurança Pública, Direito Cartorário e Direito do Consumidor.

O prefeito Eudes falou sobre a iniciativa em Fronteiras que aconteceu pela primeira vez e é um marco em seu terceiro mandato.

“É importante porque abrilhanta as festividades do aniversário da cidade. É uma ação que está acontecendo pela primeira vez e no meu terceiro mandato. Temos a presença da OAB, que veio até o município para proporcionar essa ação importante, interagir com a comunidade. Só tenho que agradecer pela presença do presidente da subseção de Picos, da OAB do Piauí, ao juiz da comarca e os advogados que aqui estiveram”, destacou.

O prefeito fez uma declaração. “A mensagem que deixo para a população é que, quem ama cuida, e isso tem sido nosso propósito: cuidar das pessoas, trabalhando no município, da limpeza que vai do gari até a educação com o professor na sala. É isso que buscamos: proporcionar uma gestão conjunta, com um só propósito, para trazermos a prosperidade e progresso para o nosso município”, afirmou o prefeito.

Publicidade

O presidente da OAB Seccional Piauí, Celso Barros, esteve presente e destacou que a OAB Itinerante é uma forma de facilitar os serviços para a comunidade.

“Essa ação é muito importante porque o Piauí é um estado muito extenso e nós devemos encurtar essas distâncias trazendo a OAB mais próxima da realidade de cada comarca. Essa estrutura itinerante faz com que nos aproximemos dos colegas da advocacia e de alguns fatores da sociedade. Quando a OAB está presente os advogados têm mais segurança, estrutura de trabalho e confiança na instituição”, disse.

O presidente da OAB Subseção de Picos, Maycon Luz, destacou que é a maior do interior do Piauí, abrangendo cerca de 40 municípios, entre as oito comarcas.

“Precisamos levar a OAB, assim como seu serviço, para outros municípios que fazem parte da subseção. O projeto é levar o serviço para as 08 comarcas. Agora estamos na segunda edição prestigiando o aniversário da cidade e iremos ofertar serviços gratuitos para a população. Desejamos um feliz aniversário para a cidade, e sempre trazendo a OAB para perto dos advogados. Vamos conversar com o magistrado da cidade, os advogados, para sabermos quais são os principais problemas, as demandas, e intervir. Recebemos aqui, magistrados, promotores, delegados, comandantes da polícia e também os advogados, tanto da cidade, como também os advogados da região”, relatou Maycon.

Assessora jurídica do município de Fronteiras, a advogada Bruna Monique, fez em seu discurso, agradecimentos pela ação. Na casião enalteceu o prefeito Eudes por ter abraçado a ideia.

“Gostaria de agradecer a presença de todos. Desde o momento que levei a ideia para o prefeito Eudes, ele se mostrou solícito. O prefeito Eudes é um admirador da advocacia. Sinto muito orgulho de começar minha trajetória na advocacia como representante do município”, disse citando os advogados e elogiando a iniciativa de Eudes.

Vale ressaltar que na OAB Itinerante foi ofertado atendimentos para pessoas com Autismo. A advogada Roziane Gomes é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo. Ela elogiou a gestão de Eudes pela iniciativa destacando que é um patamar difereciando de visão e inclusão.

“O trabalho realizado pelo acolhimento que o prefeito Eudes tem dado a causa do autismo eu já conhecia. Fronteiras hoje é referência. É um exemplo para até mesmo outros prefeitos se espelharem. O município conta com uma associação de mães que procuraram o prefeito Eudes para pedirem uma sala com psicóloga, fonoaudióloga para o tratamento dos seus filhos. Ele foi muito solícito e aberto nas demandas que elas reivindicaram e sempre tem dado assistência”, disse Roziane.

Posse do gerente da 16ª GRE

Publicidade

Tomou posse nesta quarta-feira, 07 de junho, o novo gerente da 16ª Gerência Regional de Educação, Celso Ângelo Pereira Filho. A GRE com sede em Fronteiras abrange 12 cidades da região. Na solenidade estiveram presentes os profissionais da instituição, o prefeito Eudes e o pastor Jaime Agripino que fez uma oração recomendando bênçãos. Além disso, demais autoridades.

“É um momento ímpar. Agradeço a confiança do nosso secretário Washington Bandeira, nosso governador Rafael Fonteles e nosso deputado estadual Georgiano Neto. Temos uma missão árdua e dura, mas com certeza com a ajuda de todos que compõem a Gre e os 12 municípios chegaremos a meta de batermos o 1° lugar no IDEB Nacional, então, agradeço a Deus e a todos, por tudo que está acontecendo”, disse Celso.

Educação culmina atividades alusivas aos 88 anos de Fronteiras

Escolas da Rede Municipal de Ensino desenvolveram atividades ao longo do mês voltadas para o aniversário. Na culminância nas unidades de ensino o prefeito Eudes e a primeira-dama Zildênia estiveram presentes. Eudes falou da importância da escola, do convívio com os professores. Em cada unidade parabenizou os docentes pela iniciativa e enalteceu o comprometimento da secretária de Educação.

Professores e alunos do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho culminaram atividades alusvias aos 88 anos de Fronteiras com exposição de imagens e elementos símbolos do desenvolvimento de Fronteiras.

Na escola Hermínio José Ribeiro, com a culminância do projeto “Fronteiras meu lar, meu coração” os alunos se trajaram representando as autoridades políticas que geriram o município ao longo dos 88 anos. Houve desfile dos prefeitos e prefeiras mirins fronteirenses.

Atividades alusivas ao aniversário de 88 anos do município da Unidade Escolar NosseaSenhora de Fátima enfatizaram a culinária, religião, cultura, agricultura, evolução de Fronteiras, o esporte, entre outros aspectos.

Na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, O Sousão, foram realizadas atividades alusivas ao 88 anos com recitação de poesias por Francisco das Chagas Bezerra que é conhecido por seu Ceri, além da exposição de quadros e dos representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da atualidade.

Na escola padrão FNDE Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra, as atividades alusivas trabalhadas por professores e alunos evidenciaram um pouco sobre a cidade e seus pontos turísticos, recitação de poemas, símbolos da bandeira do município, brincadeiras populares e coreografia quebra-cabeça do mapa de Fronteiras.

Os eventos do quinto dia foram prestigiados pelo presidente da OAB Seccional Piauí, Celso Barros; presidente da OAB Subseção de Picos, Maycon Luz; o secretário adjunto da OAB PI, Alderi Martins; prefeito Municipal, Eudes Ribeiro e sua esposa e secretária de Educação, Zildênia Ribeiro; magistrado da Comarca de Fronteiras, Dr. Ênio Gustavo; delegado da Polícia Civil, Dr. Carlos Henrique; advogado e procurador do município de Fronteiras, Dr. Marlos Márcio; presidente da Câmara de Vereadores, Samuel Agripino; as advogadas e conselheiras subseccional da OAB/Picos-PI, Silvanira e Dra. Talia Quiroga; a conselheira Estadual da Jovem Advocacia (CEJA) da OAB/PI e secretária adjunta da Comissão dos Direitos das Pessoas com Autismo da OAB Subseção de Picos, a assessora jurídica do município de Fronteiras, Dra. Bruna Monique; Wislabdia Sousa (Comissao da Mulher); secretária de Assistência Social Eudiná Ribeiro;o presidente da Comissão Notarial e Registral, Dr. Elianderson Moura; o presidente da Comissão de Direito Penal e Segurança Pública, Dr. Joeder Borges; presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Weika Silva; presidente da Comissão de Relacionamento com o poder judiciário, Thiago Brandin; conselheira da OAB/PI, Kadma Luz; assessor jurídico, Alderi Martins; secretária da juventude, Maria Alice; secretário de Saúde, Antônio Neto; o secretário de Esportes, Tato Leão; o coordenador municipal, Izalberto Luz, o diretor do hospital, Dr. Daniel; o presidente do Sindicato Rural, Norberto Pereira; a secretária de Cultura, Coneição Alves, dentre outras autoridades.

Veja todas as fotos do 5º dia do aniversário

Publicidade

Fotos da posse

Culminãncia das atividades escolares alusivas aos 88 anos de Fronteiras

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS