Fronteiras
Fronteiras atinge 4ª colocação no ranking do Previne Brasil
O município de Fronteiras implementou serviços, superou metas e registrou avanços significativos na qualidade do atendimento à população na rede de Atenção Básica à Saúde.
As ações da Saúde realizadas no terceiro quadrimestre de 2022 foram avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Saúde, que divulgou o novo Ranking do Previne Brasil no qual o município de Fronteiras aparece em 4º lugar no estado.
De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, 27, Fronteiras atingiu a nota 10,0 no Indicador Sintético Final (ISF) no período de setembro a dezembro.
O ISF corresponde ao cálculo do desempenho do município no conjunto dos sete indicadores que são utilizados para avaliar os serviços oferecidos pelo município na Atenção Básica. A avaliação acontece a cada quatro meses a partir dos indicadores referentes às ações estratégicas de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.
O Cidades na Net conversou com o Secretário Municipal de Saúde de Fronteiras, Antônio Neto Bezerra, ele mencionou que o município deu um salto no ranking se comparado ao balanço feito em 2021.
“No caso desse ranking temos o pagamento por desempenho onde o município recebe determinado valor ao alcançar 100% dos 7 indicadores, por meio de estratégias que aumentem e melhorem a assistência prestada as famílias e comunidades. Fronteiras saiu da posição 169º no 3º quadrimestre de 2021, para 4ª posição no 3º quadrimestre de 2022, após um amplo trabalho da gestão e dos profissionais das equipes de saúde da família em melhorar a assistência prestada”, afirmou.
O prefeito, Eudes Ribeiro pontuou que o resultado é fruto do esforço da gestão para com a Saúde municipal.
“Este resultado é fruto dos esforços da nossa gestão em priorizar a Saúde, apostamos em valorizar nossos profissionais e em equipar nossas Unidades de Saúde, Fronteiras está de parabéns “, disse.
O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), instituído com o objetivo de ampliar o acesso, melhorar a qualidade e trazer mais equidade para APS no país. Quanto melhor o resultado, maior será a captação de recursos para a melhoria da Saúde Pública.
-
GERAL1 semana atrás
Piauienses já podem regularizar dívidas de motos com 90% de desconto
-
Água Doce do Maranhão6 dias atrás
Campanha busca ajuda para mulher de Água Doce do Maranhão que precisa realizar transplante
-
Bocaina7 dias atrás
Jovem de Bocaina consegue aprovação para medicina em três universidades
-
DESTAQUES1 semana atrás
PM encontra roça com 100 mil pés de maconha na zona rural de Paulistana
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
Piauiense Bob Guerreiro se emociona ao ganhar uma Hilux
-
Jacobina do Piauí6 dias atrás
Reportagem da TV Clube mostra produção de queijo em Jacobina do Piauí