DESTAQUES

I Festival de Cultura movimenta economia e expõe talentos em Fronteiras. Veja como foi!

Publicado

em

Em uma noite de valorização cultural e trazendo visibilidade aos artistas da terra, a Prefeitura de Fronteiras, na administração do prefeito Eudes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou o I Festival de Cultura, que aconteceu nesta quinta-feira (28), na praça Getúlio Vargas.

O evento teve início com a retirada do laço na entrada, abrindo oficialmente o festival. Em seguida, as autoridades presentes seguiram em visita aos estandes expostos ao público, com uma variedade de objetos decorativos, panos de prato, fotografias e comida.

As barracas expuseram as potencialidades e talentos de pessoas do município e estiveram presentes ao decorrer de todo evento, o que fomentou ainda mais a economia local.

As autoridades locais foram convidadas para comporem a mesa de honra em frente ao palco principal. Após, foi cantado o Hino de Fronteiras, também em homenagem ao ilustre poeta e compositor fronteirense, Jurdan Gomes, uma personalidade famosa da região que criou o musical.

Um vídeo foi mostrado no telão que retratou um resumo do artista Paulo Gustavo, falecido no ano de 2021 em decorrência da Covid-19, e também falou sobre a Lei cultural que leva o seu nome.

Apresentações

Dando o pontapé inicial com as apresentações da noite, foi dada oportunidade para a escritora, educadora e poetiza Maria da Penha. A artista e filha de Fronteiras, que já lançou livro de sua própria autoria, recitou o poema Raízes, criado especialmente para o Festival de Cultura.

Trazendo momentos de louvor e adoração a Deus, a próxima apresentação foi do coral Adoradores do Rei, um grupo evangélico composto por 45 mulheres, sanfoneiro, guitarrista e maestro, os quais atendem convites para tocar em toda região com seus instrumentos de percussão, cordas e teclas.

A comunidade católica de Fronteiras também evidenciou um grupo de louvor. O coral Maria de Jesus foi criado no ano de 2015, idealizado por a mulher em que o grupo leva o seu nome. A professora Maria de Jesus, conhecida carinhosamente por tia Gesa, é católica praticante e tornou o sonho da criação do coral uma realidade.

Após, 12 atrações originárias de Fronteiras e região puderam expor os seus talentos musicais. Repentistas Antonio Viana e João Raimundo, Ladislau Braga, Deusinho – Guitar, Elton Fernandes, Thiago Silva, Markim Balada, Gabriel Teclas, Gessé da Pisadinha, Tião dos Teclados, Joãozinho dos Teclados, Nailson Santos e Forró do Vaidoso. Esses grupos, duplas e cantores se apresentaram para avivar a cultura local.

Repentistas Antonio Viana e João Raimundo
Forró do Vaidoso

E para fechar com chave de ouro esse evento tão importante para cultura popular, a cantora Karlla Thallyta subiu ao palco para animar os foliões, com suas músicas de grande sucesso, trazendo um verdadeiro show a todos os presentes.

Falas

O prefeito Eudes Ribeiro expressa o sentimento de alegria em proporcionar o I Festival de Cultura no município.

Publicidade

“Meu sentimento é de satisfação e alegria pelo município proporcionar aos nossos artistas profissionais, não só a cultura, mas a arte também. É um momento importante, muitas pessoas se apresentaram e até então a população só conhecia em parte. A Secretaria de Cultura e Turismo vem desenvolvendo um bom trabalho, então, nós estamos aqui cumprindo um projeto que lutamos por ele, cumprimos todas as etapas e estamos aqui concretizando esse projeto”, afirmou o prefeito.

A secretária de Cultura e Turismo de Fronteiras, Ceiça Alves, conta o sentimento pela realização de um evento que valoriza a cultura de Fronteiras.

“Dizer que a palavra que me define hoje é felicidade, pois estou muito feliz e grata a Deus por poder proporcionar juntamente com o prefeito Eudes e com o incentivo e fomento da Lei Paulo Gustavo esse evento tão lindo, onde temos a oportunidade de mostrar os diversos talentos da nossa Cultura. A nossa satisfação é olhar para essa Praça e ver o resultado de uma grande batalha, é ver nos rostos de cada um a alegria de participar e visitar os estandes, é perceber a expectativa em cada um de nós pelas apresentações que se seguirão ainda esta noite. Agradeço o empenho a todos que compõem a nossa Secretaria Municipal de Cultura e Tursimo, a nossa assessora Cultural Fabiana Dias e a cada um que de uma forma ou de outra nos ajudaram até este momento. Desejo a todos uma boa festa”, finalizou Ceiça.

Fabiana Dias é assessora de Cultura e, como uma pessoa que está a frente pela valorização cultural, relata a alegria em ver o Festival de Cultura em apoio aos artistas locais.

“É uma satisfação chegarmos a conclusão de um processo de fomento da Lei Paulo Gustavo. O município com muita responsabilidade cumpriu todas as etapas e buscou esse fomento para que chegasse até os artistas locais e também aquecer a economia do município. A Lei Paulo Gustavo é uma conquista e uma luta de uma cultura unida, conseguiu vencer e hoje nós estamos fazendo com que o recurso chegue em lugares que a cultura não tinha nenhuma política pública e nenhum suporte. Quero parabenizar a todos os artistas da terra e também agradecer a toda equipe gestora do município. Meu muito obrigada”, falou Fabiana.

Francisco Santiago, mais conhecido como Santiago, é fotógrafo desde 1990 na região de Fronteiras, onde já registrou inúmeros momentos marcantes. Ele destaca o seu amor pelas fotos e a importância do Festival de Cultura.

“Iniciei como fotográfo nos anos 90 em formaturas, casamentos, batizados, aniversário, fotos aéreas de cidades, chácaras e fazendas. Amo a fotografia, porque tudo o que faço é por amor. A fotografia para mim é uma inspiração. Cada registro que eu faço é uma emoção. Na gestão do prefeito Eudes nós temos sido valorizados, porque nós vemos muitas pessoas que tem talentos e agora estão tendo a oportunidade de mostrar esses dons que carregam. Queremos agradecer pelo município nos proporcionar esse evento e essa oportunidade para todos os fazedores de cultura”, frisou.

Gessé da Pisadinha é um dos artistas da terra que se apresentou. Ele conta o sentimento de fazer parte do I Festival de Cultura em Fronteiras.

“É um prazer estar aqui participando desse I Festival de Cultura. Quero agradecer ao prefeito Eudes e a toda equipe que organizou esse evento. Muito obrigado”, disse.

Além das presenças acima citadas, prestigiaram o evento o prefeito da cidade de Foz do Jordão, no Paraná, Francisco Bezerra, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Mary; o presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão, pastor Jaime Agripino; além de secretários municipais, vereadores do município e a população em geral.

Veja mais imagens;

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile