Connect with us

Fronteiras

II Elóquio Pedagógico abre o ano letivo em Fronteiras; prefeito destaca avanços na Educação

Publicado

em

A Prefeitura de Fronteiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 01 e 02 de fevereiro, o II Elóquio Pedagógico.

Com o tema: ‘Juntos é Possível: Inovar, Avançar e Transformar’, o evento foi voltado para todos os professores da rede municipal de ensino, contando com a participação de aproximadamente 137 profissionais.

A programação da terça-feira (01), teve início com apresentação e abertura das atividades, seguido de palestras sobre os temas: Humortivando e potencializando talentos e Competências socioemocionais na educação, ministradas pelos palestrantes Henrique Vidal e Erineide, respectivamente.

Durante a tarde, o encontro foi dividido em dois momentos, com formações e oficinas. Para a Educação Infantil os momentos foram conduzidos pela Esp. Maria Aline Barros Rodrigues. Os professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com os formadores Esp. Rafaela Costa Vieira e Ms. Nerivaldo Braz de Carvalho. Para os professores do Ensino Fundamental – Anos Finais, a formação e oficina foi com a Esp. Luciana Teixeira de Araújo.

Nesta última quarta-feira (02) o Elóquio teve início às 07h30 com a acolhida aos professores.

Em entrevista a redação do Cidades na Net, o prefeito Eudes Ribeiro fez a sua avaliação sobre o II Elóquio Pedagógico e reafirmou que o município irá pagar o novo piso aos professores e o retroativo referente ao mês de janeiro.

“Tivemos ontem a abertura do Elóquio Pedagógica, aonde tivemos a felicidade de fazer em público o agradecimento à classe pelo trabalho desenvolvido, pela forma descente, tranquila e serena como tem servido o povo da nossa cidade. Ao tempo que tivemos o privilégio de transmitir com mais precisão e seguramente a nossa decisão de seguir que a partir deste mês de fevereiro, já com o projeto pronto para encaminhar a Câmara iremos pagar o retroativo de janeiro, com base nos 33% no aumento do piso salarial. É um incentivo a mais para os nossos servidores que muito prestam serviços para o nosso povo. Estou satisfeito pelo desempenho e avanços de 2021, vamos usufruir e proporcionar melhorias para os servidores”, disse o gestor.

O secretário de Educação, José Genilson, falou sobre a realização do II Elóquio e destacou a importância do evento para os professores, bem como para o retorno das aulas presenciais.

Publicidade

“Primeiramente agradecemos a Deus pela oportunidade. Resolvemos fazer o II Elóquio principalmente pelo retorno das aulas presenciais, ou seja, há dois anos começamos a trabalhar com as aulas remotas e para inicialmente para o professor, eles achavam coisa de outro mundo, e agora temos que voltar com eles para a sala de aula. As palestras são referentes à reaproximação do professor com o aluno, e acredito que seja um evento muito produtivo para os profissionais da Educação. Deixo aqui também uma mensagem para os profissionais que estamos aqui para servir os nossos educandos, ou seja, os nossos alunos, pois sem eles não é educação”, explica.  

Em continuidade houve uma palestra motivacional com o tema: ‘Professor Vencedor’, ministrada pelo professor Márcio Lima.

O palestrante, professor Márcio Lima, explicou sobre as metodologias adotadas para a realização da apresentação. “O tema do nosso encontro hoje é Professor Vencedor, então iremos trabalhar com mentalidade fazendo até o comparativo do antes da pandemia e pós pandemia, a evolução. Mostrei para eles os pontos de melhorias e o que precisa melhorar, corrigir e como criar atitudes para ter uma mentalidade vencedora. Neste momento esse tema é importante, pois estamos em retorno de aulas presenciais, então existe uma nova transição saindo do online para o presencial, e alguns professores podem ter dificuldades de como será o acolhimento, e por traz de cada professor há um ser humano que precisa se cuidar e saber sobre o seu autoconhecimento”, explicou.

Encerrando as atividades da manhã, aconteceu a palestra: ‘Ferramenta Diário Online’, com o palestrante Thiago Ferreira, que falou sobre Tecnologia e o Diário Online do Professor com o Sistema de Gestão para Educação Municipal.

“A educação precisa estar no mesmo segmento de transformação disruptivo para uma era digital que a gente sabe que a pandemia acelerou esse processo, e Fronteiras é uma cidade que entra na rota das cidades digitais para uma educação cada vez melhor”, destacou.

Por fim, durante o período da tarde, houve novas formações para professores de séries iniciais, séries finais e educação infantil.

Fotos do 1º dia:

Fotos do 2º dia:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS