Connect with us

Fronteiras

Missas marcam os 110 anos do festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteiras; veja fotos

Publicado

em

O último dia da festa sagrada de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Fronteiras, foi realizada nesta terça-feira (08) com as missas solene. Em sua 110ª edição, o festejo trouxe como tema: “Perpétuo Socorro, amor materno do coração de Deus”.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as novenas e missas foram celebradas em dois momentos para acolher uma quantidade maior de fiéis, respeitando assim as recomendações das autoridades de saúde que solicitam o distanciamento social.

A primeira missa do dia teve início às 07h, e foi presidida pelo Bispo Dom Plínio junto ao pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Pe. Gildo Coelho, e contou com a participação do Vigário Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Conceição, em São Julião, o Pe. Francisco Ramires, e com a presença do Pe. Francisco de Assis.

Em entrevista a Redação do Cidades na Net, o Pe. Gildo Coelho falou sobre o cenário atípico que estamos enfrentando devido à pandemia, explicou que acrescentaram novos horários de celebrações, e agradeceu a participação e colaboração de todos os fiéis que participaram durante a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Devido à pandemia realizamos um festejo atípico, pois não pudemos contar com um grande número de fiéis nas celebrações, por isso, nós tivemos que colocar vários horários de missa para atender o público que sempre vem aos encontros. Hoje estamos concluindo a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e faço uma avaliação positiva dessa experiência porque as pessoas obedeceram e cumpriram as recomendações”, disse.

Publicidade

“Todos aqueles que tiveram o desejo de participar conseguiram, e nós contamos com a ajuda das equipes de saúde do nosso município e da colaboração dos coordenadores e membros das pastorais. A nossa festa aconteceu de forma tranquila e diferente, mas conseguimos festejar com júbilos os 110 anos de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, concluiu.

O Bispo Dom Plínio que participou da celebração, explicou que esse é o primeiro festejo no qual participa após o período de pandemia, parabenizou os Padres e os leigos pelos trabalhos que vem sendo realizado mesmo diante deste cenário, bem como as empresas de comunicação e a Pascom que estão contribuindo para que as pessoas consigam acompanhar e participar das missas e novenas por meio das redes sociais.

“O isolamento social obrigatório aconteceu de repente, de forma inesperada, e nós estamos há 174 dias, ou seja, desde março até aqui nos encontramos sem poder acolher o nosso povo todo, pois estamos seguindo as regras determinadas pelas autoridades sanitárias, mas o que percebemos é que o nosso povo tem uma formação que sabe compreender e colaborar. Como agora foi liberado para a gente participar e ir às comunidades, eu não posso e não devo ficar só em Picos, e quando estamos em contato com o povo, uma energia boa se manifesta. Aproveito a oportunidade para parabenizar o trabalho de que está sendo realizado pelas empresas de comunicação e pela Pascom que estão desempenhando um papel valioso, e aproximando as pessoas que estão em casa através das redes sociais”, disse.

Durante o período da tarde, às 17h teve início a missa de encerramento da festa. A celebração foi presidida pelo Padre Gildo e pelo Vigário Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Conceição, em São Julião, o Pe. Francisco Ramires, e contou com a participação do Seminarista De Assis.

O encontro contou com a presença de um número maior de fiéis, cadeiras foram espalhadas em frente à Igreja e na Praça, respeitando o distanciamento social. Com o auxílio de caixas de som e projetores que refletiam as imagens na fachada da igreja, todos os presentes puderam acompanhar a missa.

Publicidade

A homilia foi realizada pelo Pe. Francisco Ramires celebrando sobre a Natividade da Virgem Maria, que foi preservada desde o primeiro instante do seu ser pela graça de Deus e em previsão de Cristo. “Pois olhando para Maria nós vemos nela aquela estrela da manhã, a estrela matutino que anuncia o preludio do sol, ela é a aurora da nossa salvação ela é o reflexo do amor de Deus e devemos olha-la e contempla-la, pois ele desejou que deixássemos de lado a maldade e a preservou do pecado”, disse.

O Pe. Francisco Ramires ainda destacou que ser filho de Deus é uma dignidade que nada pode ultrapassar. “Ele deseja que o nosso coração seja dele e devemos contemplar a sua glória. E mesmo em meio a todo esse sofrimento experimentado com o isolamento e com a impossibilidade de está entre irmãos, Deus nos acolheu e devemos sempre olhar para a Estrela, que tantas vezes ouviu as nossas dores, que é o nosso porto seguro em meios às necessidades e que nos ampara na aflição”, acrescentou.

Por fim, o Padre Ramires pediu proteção. “Que no próximo ano com a graça de Deus estejamos sem a pandemia do coronavírus, e que com o amparo de Cristo possamos cantar e nos reunir mais uma vez”, disse.

Durante os agradecimentos, o Pe. Gildo Coelho, pediu a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que abençoe a todos os devotos e agradeceu de modo especial a todas as pessoas, ao Bispo Dom Plínio, aos Padres, e as equipes e empresas que de forma comprometida e responsável assumiram os seus dias de novenas e ofereceram o melhor para o nosso Deus e para Nossa Senhora, e assim contribuíram com a realização dos festejos.

“Que Deus em sua infinita bondade possa abençoar e proteger a todos os nossos devotos e devotas de Nossa Senhora. Muitas pessoas se envolveram, se doaram e fizeram a festa acontecer. Desde o início o coração esteve cheio de esperança e questionamentos de como seria a festa esse ano diante desse contexto que estamos vivendo, mas Deus nos mostrou e hoje estamos aqui celebrando. (…) Muito obrigado a todas as equipes, pessoas e empresas que nos doaram e não mediram esforços para a realização dos festejos”, agradeceu.

Publicidade

O momento de coroação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que acontece anualmente seguindo as tradições foi realizado com bastante comoção. “Este ano é diferente, pois quem preparava esse momento, no dia 28 de julho, Deus a chamou para perto dele, a nossa querida Maria Aquiles de Sá, a Salete. Ano passado ela estava no cortejo da aclamação, logo depois agradecia a mãe do Perpétuo Socorro por ter participado do seu festejo mesmo enfrentando um rigoroso tratamento”, disse uma fronteirense durante a leitura.

A missa foi concluída com a benção do santíssimo, e logo em seguida foi realizado o arriamento da bandeira formalizando o final do festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Ao final da celebração ainda aconteceu o sorteio de uma rifa. O primeiro prêmio foi um garrote, o segundo um carneiro, o terceiro uma panela de pressão, e o quarto um notebook.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS