Connect with us

Fronteiras

Saúde de Fronteiras adere a Busca Ativa Vacinal e visa atingir 95% da imunização infantil

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Fronteiras através da Secretaria de Saúde, aderiu a uma iniciativa que visa garantir maior cobertura vacinal ao público infantil.

Trata-se da Busca Ativa Vacinal (BAV), organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), desenvolvida em parceria com a Pfizer e com apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que visa contribuir com os municípios para encontrar crianças menores de 5 anos que não foram vacinadas ou estão com a vacinação atrasada, e tomar as medidas para que elas recebam todas as doses.

O secretário de Saúde de Fronteiras, Antônio Bezerra Neto informou que as ações de mobilização em prol da imunização no município iniciram desde o mês de janeiro.

“A primeira coisa que fizemos foi solicitar o cartão de vacina dos alunos de todas as escolas e os que não estavam em dias foram notificados”, explicou.

Ainda segundo o secretário, o trabalho prevê o envolvimento de diferentes profissionais da saúde, envoltos em mobilizar, conscientizar e vacinar o público-alvo.

“Os profissionais da saúde ficarão responsável tanto pela identificação e captação como principalmente pela conscientização da população quanto a importância da vacinação em dias de crianças e adolescentes, e pela aplicação dessas doses e aprazamentos das demais”, pontuou.

Publicidade

Conforme Antônio Bezerra, o objetivo final é conseguir alcançar as coberturas vacinais preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização, que consiste em 95% de todas as crianças elegíveis, vacinadas.

No Brasil, três em cada dez crianças não receberam vacinas necessárias para protegê-las de doenças potencialmente perigosas. Entre as regiões do País, o Norte e o Nordeste apresentam os indicadores mais baixos de imunização infantil.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS