Connect with us

DESTAQUES

Senador Ciro Nogueira visita açude em Fronteiras e assina ordem de serviço de R$ 343 mil para revitalização; fotos

Publicado

em

Em cumprimento da agenda de visitas no seu segundo dia útil de trabalho após solenidade de posse, o senador Ciro Nogueira (PROGRESSISTAS) acompanhado da deputada federal Iracema Portela (PROGRESSISTAS), do deputado estadual Firmino Paulo (PROGRESSISTAS), do suplente de deputado federal Mainha (PROGRESSISTAS), do coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) Djalma Policarpo e engenheiros da Defesa Civil, visitaram o açude Barreiras na cidade de Fronteiras, na manhã desta terça-feira, 05.

O desembarque da comitiva aconteceu às 07h, no aeroporto municipal.

O objetivo da visita é confirmar ordem de serviços para execução de obras de engenharia que visam a recuperação e manutenção preventiva do açude Barreiras no município fronteirense.

O senador Ciro Nogueira salientou que a recuperação e manutenção é um obra de grande importância para o município visando evitar quaisquer tipos de tragédia. Ciro destacou que os trabalhos que envolvem a parte burocrática voltados para a recuperação das barragens no estado do Piauí iniciaram ainda no ano de 2018.

“Iniciamos os trabalhos ainda em 2018 e agora conseguimos recursos para a recuperação. Viemos fazer uma vistoria em barragens, açudes, reservatórios e vamos começar com obras de recuperação para que um patrimônio como esse aqui de Fronteiras não se perca por falta de manutenção, onde nossa preocupação é muito forte nessa área junto ao DNOCS e a Defesa Civil” destacou o senador Ciro Nogueira.

Publicidade

A prefeita de Fronteiras, Maria José Ayres de Sousa (MDB), falou da gratidão em receber o senador Ciro Nogueira juntamente com parlamentares para a vistoria e ordenação de serviços de recuperação do açude.

“É uma manhã de muita alegria, pois estamos recebendo o senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portela, o coordenador do DNOCS, Djalma Policarpo, que veio nos prestigiar por um reivindicação que há muito tempo estamos fazendo desde o início do meu mandato em 2017, quando reivindicávamos por reparos e manutenção na parede do açude Barreiras, e, hoje temos essa grande alegria em recebê-los aqui em Fronteiras para a realização desse trabalho que vai beneficiar a população em nosso município”, destacou a prefeita de Fronteiras Maria José.

A deputada federal, Iracema Portela (PROGRESSISTAS), afirmou que vai trabalhar muito pela cidade Fronteiras, visto que teve uma expressiva representação e que vai se dedicar ao município.

“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todos e dizer que vou trabalhar muito por Fronteiras e, hoje, estamos visitando o açude Barreiras para averiguar as condições de segurança e manutenção porque o açude Barreiras tem alguns problemas. Trouxemos o coordenador do Dnocs, Djalma Policarpo, para que possamos estar hoje aqui assinando a ordem de serviços para realização dessa obra importante que vai ser feita na barragem. Obra essa que vai fazer muita diferença para todos os fronteirenses”, disse Iracema Portela.

O coordenador estadual do Departamento de Obras Contra a Seca, Djalma Policarpo, declarou que ao assumir o órgão, inicialmente, entre outros trabalhos, foi inspecionar barragens, reservatórios e açudes do Piauí, principalmente os que foram construídas há muitos anos porque há a necessidade de inspeção sobre as manutenções preventivas adequadas.

Publicidade

“Ao assumir o Denocs, fizemos inspeções nas barragens do Piauí. Nós elaboramos o projeto e o senador Ciro com a deputada Iracema colocaram o Denocs Piauí no Programa de Segurança de Barragens e hoje estamos dando a ordem de serviços para a manutenção preventiva no açude Barreiras em Fronteiras, pois é um importante reservatório para a região”, pontuou Djalma.

Segundo o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, o projeto visa também outros reservatórios existentes em todo Piauí.

“Nós daremos continuidade a esse projeto. Outras barragens do Piauí estão inseridas nesse plano de segurança do Dnocs e nós vamos continuar nessa missão. Desde o ano passado que fizemos as inspeções, elaborando os projetos e agora estamos dando a ordem de serviços de recuperação, manutenção e modernização dessas barragens”, concluiu Djalma Policarpo.

O valor dos serviços de recuperação no açude Barreiras está orçado em R$ 343.040,25 (Trezentos e quarenta e três mil, quarenta reais e vinte e cinco centavos) com prazo de 90 dias ininterruptos a serem executados pela empresa OPEMACS-Serviços Técnicos Ltda.

Durante a visita, estiveram presentes, a secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Maria Pereira Ribeiro; o secretário de Comunicação, Clediomar Sousa; o secretário de Saúde, Alexander Sampaio e o secretário de Governo, Antônio Robert. Marcaram presença também, além da prefeita Maria José, o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar; os vereadores fronteirenses Adeílson, Gernilson, Izalberto e demais lideranças políticas como Genilson entre outros.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS