Connect with us

DESTAQUES

Apicultores de Geminiano já produziram mais de 11 toneladas de mel este ano; município quer fortalecer atividade

Publicado

em

O estado do Piauí é o maior produtor de mel do Nordeste e um dos maiores do País. No ano de 2020, o Estado foi observado como o segundo maior produtor de mel do Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina.

A região de Picos se destaca nessa produção. Segundo dados divulgados neste ano de 2021, a Capital do Mel, Pio IX, Itainópolis e Campo Grande do Piauí, são os municípios piauienses que mais produzem mel.

A cidade de Geminiano, localizada a cerca de 16 km de Picos, também é uma das que atuam com a produção. A atividade de apicultura é desenvolvida na cidade há muitos anos, tendo iniciado de forma natural, com a fase conhecida como caça, onde o mel era obtido extrativistamente.

Com o passar dos anos o trabalho foi sendo aperfeiçoado e hoje é desenvolvido por diversas famílias do município, representando uma importante fonte de geração de renda. Geminiano possui atualmente cinco núcleos de extração de mel, localizados na Agrovila, Baixio I, Uberlândia, Grosso e União.

A cidade também conta com a Associação de Apicultores de Geminiano (AAGE), que foi fundada no ano de 2007 e tem hoje cerca de 35 associados. A AAGE é vinculada a Cooperativa Melcop, que é ligada a Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro – CASA APIS, com sede no município de Picos.

Publicidade

Edvaldo Sousa, que é o atual presidente da Associação de Apicultores de Geminiano, disse que a mesma engloba diversas localidades do município e também apicultores de Jaicós.

“O período de coleta do mel acontece entre fevereiro e maio. Os apicultores tem apiários no município de Jaicós, trazem as melgueiras para a casa do mel, fazem a extração e a cooperativa coleta no local para levar para Picos” explicou Edvaldo.

Neste ano de 2021, segundo ele, os apicultores de Geminiano já produziram cerca de 11,9 toneladas de mel. Esse número, após a finalização de todo o processo, pode aumentar ainda mais, chegando a 15 toneladas.

A produção já ultrapassou a do ano de 2020, durante o qual foram produzidas 8 toneladas de mel. “Apesar da irregularidade do inverno este ano para muitas culturas, já temos produzido em 2021 mais do que no ano passado, em que a chuva foi bem superior. É uma questão natural que a gente nem sabe como explicar” completou Edvaldo.

O mel produzido na cidade é proveniente de florada nativa e sem uso de agrotóxicos, o que ajuda a atingir os padrões de qualidade exigidos pelos mercados nacional e internacional, favorecendo a comercialização.

Publicidade

O presidente da associação disse que manter o padrão de qualidade é uma tarefa difícil, mas que tem sido feito um trabalho constante para que a atividade possa ser desenvolvida seguindo todos os parâmetros necessários. “Estamos trabalhando pela ampliação, com todos os controles com a natureza, o que é uma luta, pois a gente vê na nossa região um uso excessivo de agrotóxico, e essa é uma batalha difícil que a gente enfrenta. Buscamos também o controle para não ter trabalho escravo, nem infantil. E seguimos empenhados para conseguir o que a gente tem como objetivo” disse.

Edvaldo ainda agradeceu aos associados e disse que o intuito é também promover melhorias na casa de extração do mel. “Eu agradeço, primeiramente a Deus, e depois a todos os sócios da nossa associação, pelo empenho nas atividades. Seguimos na luta para conseguir deixar nossa casa de extração nos padrões europeus, pois nosso mel vai daqui para a Casa Ápis e de lá para o mundo”.

Município quer fortalecer atividade

Considerando a importância da atividade, fortalecer e ampliar a apicultura em Geminiano, e também outras atividades produtivas desenvolvidas na cidade, está entre os objetivos do Governo Municipal. Para tanto, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura, tem trabalhado no intuito de conhecer as demandas dos produtores.

O secretário municipal de Agricultura, Edmundo Sousa, disse que a secretaria é parceira do homem do campo. “A Secretaria de Agricultura é parceira do homem do campo, tanto na questão da produção dos grãos, de proteína animal, e do mel. Temos o aval do prefeito Erculano para fazer um mapeamento desse trabalho e trazer todas as questões necessárias até ele, que tem dado toda atenção a produção do município”.

Publicidade

Ele disse que o município possui quatro linhas de produção e que uma atenção maior tem sido voltada a apicultura. “Trabalhamos com quatro linhas de planejamento, que são o mel, criação de animais, produção de sementes e abastecimento de água, as quatro caminhando paralelamente. Hoje estamos focados na questão do mel, que é uma das maiores fontes de renda na cidade, e requer uma atenção melhor por ser uma das potencialidades de Geminiano”.

O gestor falou que o núcleo de extração do Assentamento União tem se destacado na atividade. “O núcleo do assentamento União é um dos mais importantes, não só pelo tamanho e estrutura, mas muito mais pelas parcerias que conseguiu fomentar e formar ao longo de sua trajetória. A gente tinha uma dificuldade na questão de treinamento, capacitação, e os nossos presidentes que passaram e o atual tem essa preocupação de capacitar e isso agregou muito valor na questão da produção”.

O secretário ainda falou que após a conclusão do levantamento sobre a apicultura no município, o intuito é empenhar esforços na tentativa de conseguir a aquisição de uma máquina de alveolar cera e uma prensa, que segundo ele são peças fundamentais para incrementar a produção no município.

O objetivo também é garantir que a apicultura perdure como uma importante atividade de geração de renda no município. Por isso, uma das metas é também trazer os jovens para a produção.

Edmundo destacou que futuramente, o município irá em busca de conseguir colmeias para destinação aos jovens. “Na questão do mel, futuramente, estamos planejando junto à SDR, tentar conseguir algumas colmeias para destinar para os jovens, pois notamos que está havendo uma dispersão, que os jovens não tem a preocupação de dar prosseguimento a essa atividade, então queremos estar incentivando essa prática”.

Publicidade

O prefeito Erculano Carvalho disse que o levantamento que tem sido feito, é para que a gestão possa colaborar com os produtores. “A apicultura é uma atividade de grande importância, e assim que assumimos o segundo mandato, nomeamos o Edmundo secretário de agricultura e pedi que ele fizesse um levantamento em todo o munícipio, para vermos o que poderíamos fazer para estar ajudando os apicultores, agricultores, a cajucultura, e todas as culturas do município. Geminiano hoje vive basicamente da apicultura, do caju, inclusive já tendo sido um dos maiores produtores de caju”.

Erculano também informou que o intuito é desenvolver um projeto voltado aos setores produtivos do município. “Após esse levantamento da demanda, vamos sentar e fazer um projeto voltado para atender esses setores, que são de grande importância para a sobrevivência do homem do campo, em especial a apicultura. Vejo que Geminiano é um grande produtor, mas não temos a realidade da atual produção, o que está sendo feito, o que é preciso para que aumente, e o que podemos fazer para dar suporte a esse povo”.

O gestor ainda disse que está disponível para ajudar, mas que precisa da união e apoio dos produtores. “O município está aí para ajudar esses produtores, mas precisamos que eles estejam todos unidos, para que possamos fazer parceria e buscar recursos e melhorias. Vejo o empenho de Edvaldo, do secretário de agricultura, mas vemos que a participação do povo ainda é pouca, então precisamos que os apicultores se voltem para essa atividade” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS