Geminiano

Centro Cultural de Geminiano é aberto e com oficinas de dança, música e capoeira

Publicado

em

A Prefeitura de Geminiano, por meio da Secretaria de Cultura, realizou, na manhã desta quarta-feira (3), a abertura do Centro Cultural, um espaço de apoio e fomento à cultura local.  

O evento marca o início dos trabalhos do setor da Cultura no Centro, onde serão ofertadas oficinas de capoeira, violão, flauta doce, zumba e o forró dos idosos, que vai atender a crianças, adolescentes, jovens e idosos.

“A partir de agora, a gente começa a escrever uma nova história na cultura de Geminiano”. A afirmação foi feita pelo secretário de Cultura, Fábio Araújo, na cerimônia de abertura e lançamento oficial das oficinas.

Na oportunidade, foram apresentados os instrutores Marcos Rogério, de música, e Jairo Costa, de capoeira e zumba. Ambos os profissionais tem larga experiência nos respectivos segmentos, inclusive, com atuação em vários municípios da região.

As turmas já foram formadas e as oficinas terão início hoje a tarde, com a primeira oficina de capoeira, que tem como público alvo crianças com idade entre 7 e 17 anos. Nas oficinas de música, a flauta doce será para crianças de 7 a 10 anos, e de violão, para a população com idade entre 10 e 17 anos. Já a ‘Zumba na Placa’, será para as mães das crianças e adolescentes que estão no projeto.

O forró dos idosos será realizado a cada 15 dias, em parceria com a Assistência Social.

Publicidade

“Nessa oficina nós queremos promover a integração social, tirar os idosos de casa para que eles tenham esse momento de lazer, tudo isso, com toda a segurança, seguindo os protocolos de prevenção à Covid. Com essa pandemia, os idosos ficaram em casa, isolados da sociedade, e sem realizar atividades. E o forró vai proporcionar isso, o convívio social, o lazer e a atividade física por meio da dança”, pontuou Fábio.

Fábio Araújo, secretário de Cultura

O secretário Fábio, que é músico e um amante da cultura, afirmou que o município tem potencial cultural. “Geminiano tem um grande potencial cultural. Nós temos jovens inteligentíssimos, músicos, poetas, cantadores de viola. Temos muito a desenvolver e a mostrar pra Geminiano e pra outros lugares”, disse, citando como um referencial a figura de seu avô, Josino Petronilo, que músico, instrumentista e escritor, e que hoje, aos 90 anos de idade, continua escrevendo. “Uma pessoa muito culta, por quem sou apaixonado, e a ele dedico esse momento”, pontuou o secretário.

Prefeito Erculano Carvalho

Na cerimônia, o prefeito Erculano Carvalho manifestou sua alegria em apoiar e participar do início desse trabalho. “É um momento de muita alegria para nós. Era um sonho meu, e mais ainda seu, Fábio, de fazer com que a cultura acontecesse em Geminiano. Hoje estamos dando o pontapé inicial. A população de Geminiano só tem a ganhar com esse trabalho. Acredito no seu talento a na sua força de vontade. Tenho certeza de que daqui saião bons frutos. Quero que você faça a cultura acontecer em Geminiano. E para isso, terá todo o meu apoio”, disse.

Participaram do evento outras autoridades como os vereadores Netinho e Nicolau, os secretários municipais Érica Carvalho (de Educação), Edmundo Sousa (de Agricultura), Kelcylândia Araújo (de Assistência Social), além de pais de alunos, conselheiros tutelares, dentre outros.

Mais fotos

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile