Connect with us

Geminiano

CMDCA realiza solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares de Geminiano

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (10), a solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares de Geminiano.

Durante o evento, que aconteceu na Câmara Municipal, foram empossados os conselheiros tutelares Cícera Lopes da Silva, Maria Nilza de Moura, Francisca das Chagas Costa, Marcelo Pedro de Moura e Silvana Maria de Sousa e os suplentes Patrícia Antônia de Carvalho, Fernando Nascimento de Brito, Marlucia Maria de Moura, Maria Laise Martinho e Jair Jader da Costa.

Os conselheiros, que atuarão por um período de 4 anos, receberam os certificados de posse das mãos do prefeito Erculano Carvalho, da secretária de Assistência Social, Kelcilane Araújo e do vice presidente do CMDCA, Raylton Pinheiro.

O prefeito Erculano Carvalho, destacou a importância do trabalho dos conselheiros.É um momento de grande relevância, pois Conselheiro Tutelar é um dos cargos mais importantes, um órgão que atende as crianças e adolescentes. Sei que o trabalho é árduo, mas também é gratificante, pois às vezes converso com alguns conselheiros e vejo o prazer que eles tem pelo trabalho que realizam. Então, o que desejo é sucesso nessa jornada e um bom trabalho a todos” disse.

Em entrevista, o gestor também destacou que o município oferecerá o suporte necessário ao desenvolvimento do trabalho do Conselho Tutelar.  “Vamos dar todo o suporte, no que depender do município estarei pronto a ajudar, seja qual for a situação. Após a posse vamos nos reunir, ver as demandas e como o município pode ajudar eles. Desde que assumimos disponibilizamos um prédio público para acomodação dos conselheiros. O local foi reformado, ampliado, colocamos todos os móveis necessários, onde eles possam acolher nosso povo” falou.

A secretária de Assistência Social, Kelcilane Araújo de Moura, disse que o intuito é aprimorar as ações desenvolvidas. “É um momento de grande importância, pois os Conselheiros Tutelares desenvolvem um trabalho fundamental dentro do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. E o intuito da Secretaria de Assistência é manter o trabalho que já vinha sendo desenvolvido e aprimorar os serviços. Com esse intuito, após a posse vamos nos reunir e fazer um planejamento de ações” disse.

Publicidade

 

O vice presidente do CMDCA, Raylton Pinheiro, falou da necessidade de um trabalho em parceria. “Sabemos que o trabalho do conselheiro não é fácil, há os obstáculos, mas se for realizado em parceria com a administração, com todas as secretarias, é possível desenvolver um bom trabalho. Então, que possamos atingir o que realmente almejamos, que é proteger nossas crianças e adolescentes. Desejo boa sorte a todos e que a gestão venha com garra e muita força de vontade para um trabalho em equipe” falou.

Representando os conselheiros empossados, Silvana Maria de Sousa, falou da importância do momento e disse que o intuito é sempre trabalhar em defesa da criança e do adolescente. “É um momento de grande importância para todos nós que fomos eleitos. O trabalho do Conselho Tutelar é muito delicado e de grande importância. É um trabalho difícil, que envolve casos de difícil resolução, mas vamos dar o nosso melhor para resolver as questões. Vamos atuar sempre em defesa da criança e do adolescente, buscando fazer o que for melhor para esse público” disse.

Márcia Batista, Assistente Social do CRAS, em entrevista, falou que em fevereiro, os novos conselheiros serão capacitados para o melhor desempenho da função. “Após a posse, a Secretaria de Assistência, que dá suporte e trabalha em parceria com o Conselho Tutelar, realizará um processo de capacitação para o trabalho deles. O objetivo é capacitar e orientar os conselheiros para o trabalho realizado no dia a dia, de relatórios, pareceres, visitas domiciliares. O treinamento está previsto para fevereiro, pois nesse primeiro momento os profissionais irão se alocar, perceber as primeiras dificuldades e depois vem a capacitação”.

Outras autoridades municipais também estiveram presentes na solenidade, entre elas, o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Antão Florentino, os secretários Érica Carvalho (Educação) e Fábio Araújo (Cultura).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS