Connect with us

Geminiano

Em Geminiano, apresentações culturais e shows no São João do Piseiro movimentam economia e reúnem multidão

Publicado

em

O tradicional São João do Piseiro, promovido pela Prefeitura Municipal de Geminiano, aconteceu na noite deste sábado, 9 de julho, e movimentou a economia do município. Na ocasião, centenas de pessoas prestigiaram as apresentações culturais e os shows musicais.


CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!


As apresentações culturais tiveram início com o grupo de dança de meninas da Secretaria Muncipal de Educação, a atividade foi coordenada pela professora Josefa. Logo em seguida, alunos do Centro Cultural de Capoeira fizeram uma apresentação e animaram o público presente.

Outra tradição mantida viva durante o São João do Piseiro foi a apresentação dos Caretas do Assentamento União. Em sequência, o Grupo Arte e Movimento dançaram piseiro e arrasta pé e animaram à noite.

O momento também contou com duas apresentações no palco principal, a primeira delas, o sanfoneiro Havi do Acordeon, de apenas 8 anos, chamou atenção do público pelo seu talento e desenvoltura. A segunda apresentação ficou por conta do Grupo de Violão do Centro Cultural.

Em um dos momentos mais esperados da noite, o tradicional festival de juninas aconteceu com apresentações da Junina Raio de Sol, do Assentamento Barreiros, e a Quadrilha Gigantes da União, que venceu a disputa e conquistou o bicampeonato. Na ocasião, a junina Gigantes da União foi premiada com R$ 2 mil e a Raio de Sol com R$ 600,00.

Na oportunidade, as juninas foram avaliadas por três membros da mesa julgadora que levaram em consideração os seguintes critérios: evolução, organização, marcador, animação, criatividade e tempo.

Uma das coordenadoras da junina Gigantes da União, Lieide Santos, moradora do Assentamento União, falou sobre a importância do momento. “É uma sensação inexplicável porque passamos mais de dois anos sem o São João do Piseiro, retornamos na luta, na garra, saímos às 07h00 da manhã para vender cartela e montar a junina que hoje apresentamos aqui, então é um trabalho de dedicação, de fé, e tenho muito orgulho dos meus meninos. E se Deus quiser, vamos continuar firmes e fortes, pois acreditamos na cultura, vocês não tem noção do que é estar aqui, eu estava com muita saudade”, ressaltou.

Para o marcador da junina bicampeã, Gabriel Keven, é emocionante participar do São João do Piseiro novamente. “Eu me sinto realizado por participar desse momento após dois anos muito difícieis, quem está aqui hoje nunca deixou de acreditar que íamos retornar as quadras, aos palcos, concluímos o trabalho de hoje e só tenho que agradecer a Deus e que ano que vem ocorra tudo bem”, comentou.

O prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, comentou sobre o São João do Piseiro e destacou que o momento era muito esperado pela população geminianense.

“É um momento de muito alegria, há 2 anos que não podíamos promover o São João do Piseiro por conta da pandemia, mas graças a Deus amenizou um pouco e estamos promovendo este momento muito esperado pela nossa população”, afirmou o gestor.

De acordo com o secretário de Cultura de Geminiano, Fábio Araújo, é gratificante promover o evento e valorizar a cultura. Segundo ele, a população estava aguardando ansiosamente pela volta do São João do Piseiro.

“Estamos muito felizes por poder proporcionar momentos de alegria para nossos jovens, mostrando e valorizando a nossa cultura. Estávamos com saudades do São João do Piseiro, contamos com grande participação e fomos muito bem representados”, assegurou.

À noite foi finalizada com os shows musicais de Alvino Luz, Fafá Santana, Turma da Pisadinha e Osvando Barros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS