Connect with us

Geminiano

GEMINIANO | Em Conferência, gestão, trabalhadores e usuários discutem melhorias para a Saúde

Publicado

em

Dando voz à população, a Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria de Saúde, por meio do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 15, a VI Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático de avaliação da situação de saúde e proposição de diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão – municipal, estadual e nacional.

O evento, realizado no auditório da Câmara Municipal, reuniu gestores com o prefeito Erculano Carvalho e o secretário de Saúde, José Genival (GG), o presidente da Câmara, Francisco Antão, trabalhadores da Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde.

Em conformidade com o Regimento Interno apresentado pela presidente do Conselho Municipal da Saúde, a enfermeira Melissa Flávia, a Conferência abordou a temática central “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos “Saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento”, que foram explanados na palestra magna ministrada pelo enfermeiro conferencista, Hamilton Lacerda, subsidiando as discussões nos grupos de trabalhos.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para debaterem os eixos propostos, avaliarem a saúde nos seus níveis, de baixa, média e alta complexidade, e elaborarem propostas para implementar as políticas públicas para o setor. As diversas sugestões de cada grupo foram compartilhadas no plenário, analisadas e aprovadas.

Grupo de trabalho

Nas propostas aprovadas, os participantes sugeriram a priorização do atendimento e ações preventivas na zona rural, em comunidades de difícil acesso; a efetivação dos repasses federais ao município; a realização de campanhas educativas e orientadoras; convênio de Geminiano com outros municípios para manutenção da casa de apoio em Teresina; implantação de conectividade internet nas UBS de zona urbana e rural, para melhor comunicação e informatização dos profissionais; ações de divulgação e informatização aos usuários e profissionais acerca das ações e serviços ofertados no município.

Delegados eleitos para representar o município de Geminiano na etapa Estadual

Ao final, foram eleitos os delegados que representarão o município de Geminiano na etapa estadual da Conferência, que acontecerá em Teresina. No segmento da gestão, foi eleita a enfermeira Melissa Flávia de Sá Luz; no segmento trabalhador da Saúde, Maria das Mercês Sousa Silva; e no segmento dos usuários do SUS, Bruno de Moura Mendonça e Hélio Eugênio de Souza.

Publicidade

O gestor da Saúde, José Genival, falou sobre a importância da Conferência para que a população discuta as melhorias e tenha conhecimento dos seus direitos no SUS. Em entrevista, o secretário GG, como é conhecido, destacou os avanços do setor em pouco de dois anos, citando a equipe multiprofissional.

“Geminiano tem três equipes do PSF e mais quatro médicos contratados, totalizando em sete médicos. Tem três equipes de Saúde Bucal e mais três odontólogos contratados, totalizando em cinco. Temos três fisioterapeutas, nutricionista e outros profissionais à disposição da população aqui no município.”, pontuou.

O secretário anunciou para os próximos meses a inauguração de mais três Unidades Básicas de Saúde nas comunidades rurais Veríssimo, Milhans e Bem-te-vi. “Também estamos licitando mais uma Unidade Básica de Saúde com a academia interna, climatizada e com equipamento profissional para a comunidade Cacimbinha, mais um compromisso que estará sendo cumprido.”, disse, avaliando que “a Saúde do município está muito bem”.

Erculano Carvalho elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário GG. “É um grande gestor. Foi um acerto da nossa gestão ter nomeado ele como secretário de Saúde, porque ele tem demonstrado amor e compromisso com a área.”, disse.

Diante da intervenções feitas no setor em sua gestão, o prefeito classificou a Saúde do seu município como uma das melhores do Estado. “Acredito que a Saúde pública em Geminiano é uma das melhores do Piauí. É a única cidade do Piauí que já construiu e entregou sete UBS e tem outras três para serem concluídas. Tem médicos atendendo diariamente no município e as farmácias equipadas com remédios. Temos trabalhando para atender a população na hora da necessidade.”, pontuou Erculano.

Publicidade

Dentre outros, também estiveram presentes os vereadores Francisco Edson, Genilda Moura e Márcia Vanusa; os secretários municipais Érica Carvalho (de Educação), Mazé Campos (de Planejamento), Maria Helena (de Assistência Social) e Eufrásia Nascimento (de Agricultura).

_Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS