Connect with us

Geminiano

Geminiano promove VII Conferência de Saúde e debate os desafios e perspectivas do SUS na pandemia

Publicado

em

Em um dia de importantes discussões e reflexões, voltadas a avaliar o momento atual e propor diretrizes para o aperfeiçoamento das políticas públicas em saúde, o município de Geminiano realizou nesta terça-feira (21), a VII Conferência Municipal de Saúde.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, aconteceu na Câmara Municipal, contando com a participação de representantes do poder público, profissionais da saúde, representantes de entidades e da sociedade civil.
A conferência discutiu o tema “Os desafios e perspectivas do SUS diante do atual cenário de pandemia”.

Na abertura, a enfermeira Solange Gomes, fez uma fala em tom de agradecimento aos profissionais da saúde. “O nosso muito obrigada por cada um que sai de suas casas para dar o melhor de si ao próximo, muitas vezes está ferido e cansado, mesmo assim vai ao combate. Cada profissional aqui vive o seu trabalho, desde a moça que faz a limpeza para receber essas pessoas até o médico que está ali para atender, nós vivemos saúde, nós fazemos saúde. Obrigada a cada um de vocês, nada seria possível sem a equipe que hoje somos, não é à toa que hoje ocupamos o terceiro lugar a nível de estado, com 97,17% da população vacinada com 1ª dose da vacina contra o covid-19. Aproveitamos para desejar boas festas a todos e que o nosso 2022 seja melhor, regado de esperança de dias melhores”.

Solange Gomes também apresentou dados referentes aos atendimentos realizados no período de 04 de janeiro a 17 de dezembro. Conforme o levantamento, foram 8.720 atendimentos de enfermagem, 11.551 procedimentos pela Equipe de Enfermagem, 7.593 atendimentos médicos, 349 nutricionais, 3.585 de Fisioterapia e 3.411 de Odontologia.

Como resultado da campanha de vacinação contra a Covid-19, o município contabiliza 5.288 primeiras doses aplicadas, 4.633 ministrações de 2ª dose, 80 doses únicas e 527 doses de reforço (3ª).

O secretário de Saúde, José Genival, o GG, agradeceu aos presentes e destacou a importância da conferência. “Hoje é um momento muito especial para nosso município, de discutir o que aconteceu no passado e o que podemos planejar para o futuro. Agradeço a cada um de vocês que vieram. Passamos dois anos muito difíceis, sofremos, mas vejo que fizemos tudo que podíamos para ter uma saúde melhor, e os dados dos atendimentos estão aí para comprovar. E agora é o momento de discutirmos para conseguirmos prestar um serviço ainda melhor no ano que vem”.

Publicidade

Ele ainda disse que foi prestada uma assistência positiva à população. “Os números apresentados são muito satisfatórios, nosso município e funcionários estão de parabéns, foi um bom serviço prestado ao povo. Estamos com um quadro organizado de funcionários. A respeito da vacinação tivemos dificuldade no inicio, mas corremos atrás, mandamos ofícios e hoje estamos em 3º lugar no Piauí na vacinação. Ainda temos uma dificuldade a respeito da 2ª dose, mas estamos pedindo para os agentes irem de casa em casa, estamos orientando as pessoas sobre a importância”.

O prefeito Erculano Carvalho, parabenizou o secretário e agradeceu aos participantes da conferência. “Parabenizo o secretário GG por essa conferência, que é um momento importante de onde vamos tirar os encaminhamentos para os próximos anos, e por todos os serviços realizados no nosso município, que não foram poucos. Apesar das dificuldades enfrentadas ele fez muito, com tão pouco. Agradeço a cada um que está aqui presente, que deixou seu lar para participar, mostrando que tem comprometimento com o município, com a saúde de Geminiano. Vocês que estão aqui com certeza desejam uma saúde melhor”.

Ele ainda expressou contentamento pelo trabalho realizado e disse que muito mais será feito pela saúde. “Estou satisfeito com os números apresentados, é muito gratificante ver o que foi feito. Com o controle que o nosso secretário tem tido, fazendo bom uso dos recursos, aplicando na coisa certa, a necessidade tem sido suprida. E já visualizamos o que vamos realizar no futuro, vamos nos planejar para fazer muito mais. Vamos priorizar todas as áreas da saúde, especialidades, para conseguirmos melhorar mais ainda os atendimentos”.

Em seguida teve início a palestra magna da conferência, que foi ministrada pelo enfermeiro conferencista Hamilton Lacerda, que abordou a temática central da conferência.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos e discutiram os eixos, apresentando propostas voltadas aos mesmos. As propostas foram aprovadas e serão levadas para a etapa estadual da Conferência de Saúde.

Além dos já citados, também participaram da conferência a primeira dama, Leda Carvalho, as secretárias Érica Carvalho (de Educação) e Kelcylândia Araújo (de Assistência Social).

Facebook

MAIS ACESSADAS