Connect with us

Geminiano

Geminiano realiza ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

Em alusão a campanha Maio Laranja, a Prefeitura de Geminiano, por meio da Secretarias de Assistência Social e Educação, em parceria com entidades de proteção como o CMDCA e Conselho Tutelar, promoveu na tarde desta quarta-feira, 18 de maio, ações em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Inicialmente, foi realizada uma palestra na Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo, e em seguida, uma caminhada com blitz educativa com cartazes informativos. Logo após, ocorreu uma apresentação de adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na entrada da cidade.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Geminiano, Kelcylandia Araújo, realizar a campanha é muito importante, visto que, é uma problemática de todo o país enfrenta. Ela ainda alertou para o número de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

Secretária de Assistência Social, Kelcylandia Araújo

“Realizar uma campanha tão importante quanto essa do 18 de maio, não é uma obrigação nossa, mas sim um dever, digo isso tanto como cidadã como secretária de Assistência Social. Nosso município embora seja pequeno em tamanho, abrange um número de casos elevadíssimos, e nós não podemos mais permitir isso, por isso hoje, nesse Dia D, saímos as ruas, mostrando que não vamos nos acovardar, e que Geminiano ainda está de pé na luta pela segurança de nossas crianças e adolescentes”, frisou.

Kelcylandia Araújo também fez um apelo para que a população denuncie. “Fazemos um apelo, não só a população de Geminiano, mas a todos, que se souberem de algum caso de violência sexual contra criança ou adolescente, por favor, não se omita, denuncie, para que juntos possamos tornar nossa cidade um lugar melhor e mais seguro”, pediu.

Secretária de Educação de Geminiano, Érica Carvalho

Para a secretária de Educação de Geminiano, Érica Carvalho, é de fundamental importância que a problemática seja debatida. “Participar do 18 de maio, além de gratificante, é muito importante, pois temos a responsabilidade de orientar, cuidar e proteger nossas crianças e adolescentes. Hoje foi o Dia D, mas é necessário que prossigamos trabalhando ações de conscientização e em combate à violência sexual de crianças e adolescentes”, assegurou.

A presidente do Conselho Tutelar de Geminiano, Cícera Lopes, comentou sobre a atuação do órgão e sua responsabilidade por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Presidente do Conselho Tutelar de Geminiano, Cícera Lopes

“O Conselho Tutelar é um órgão de proteção e é responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Sobre o abuso e a exploração sexual, o Conselho recebe denúncias anônimas ou não, e a partir de então, averiguamos e encaminhados para os órgãos competentes como a polícia, psicólogo, assistência social e Ministério Público”, explicou.

O psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Geminiano, Italo Alves, ministrou uma palestra com crianças e adolescentes, e em seguida, conduziu as atividades. Segundo ele, diversas ações foram realizadas durante o mês como forma de conscietização e sensibilização da população.

Psicólogo do CRAS de Geminiano, Italo Alves

“É com imensa responsabilidade social que enquanto psicólogo do CRAS de Geminiano levantamos a bandeira da campanha do Maio Laranja: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste ano se completa 22 anos de luta e muita militância por todo público que necessita do nosso cuidado, zelo e proteção. Durante todo o mês realizamos visitas técnicas a órgãos e instituições escolares e desenvolvemos ações educativas e preventivas com o foco na minimização e nas consequências emocionais e psicológicas ocasionadas diante de uma violência e abuso sexual”, assegurou.

Italo Alves ainda destacou que o município de Geminiano abraça essa causa, discute e reflete sobre essa problemática social.

Publicidade

Mais fotos abaixo!

Facebook

MAIS ACESSADAS