Connect with us

Geminiano

Geminiano registra perda de 75% nas safras de milho, feijão e mandioca; prefeitura acompanha produção

Publicado

em

A Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Emater-PI, realizou durante esse mês de julho, visitas técnicas em propriedades rurais do município, para vistoriar a produção agrícola das famílias agricultoras, para emissão de laudos referentes ao Garantia Safra.

Ao todo, foram visitadas 28 propriedades, onde se constatou que na Safra 2021/2022, o município registrou uma perda de 75% nas safras de milho, feijão e mandioca, devido à irregularidade das chuvas.

O técnico do escritório local do Emater-PI em Geminiano, o Engenheiro Agrônomo Juliano de Moura, responsável pelas vistorias e laudos, informou que a perca na safra acarreta prejuízos a agropecuária local, pela dificuldade principalmente em manter a nutrição dos animais dos seus rebanhos.

“Uma vez que, a produção interna, em especial do milho, é quase que na totalidade com destino a essa finalidade, sendo assim, o produtor se ver na obrigação de desfazer de parte de seus rebanhos ou ter que recorrer a compra de insumos externos, onde em virtude do altos preços, ocasiona um prejuízo financeiro ao produtor” explicou ele.

A Prefeitura de Geminiano, gestão do prefeito Erculano Carvalho, além de estar acompanhando a produção agrícola, também efetuou o pagamento da contrapartida do município do programa Garantia Safra, para assegurar o benefício aos agricultores.

O benefício contempla os agricultores que tiveram perca superior a 50% na produção agrícola no município. O intuito é minimizar o prejuízo dos produtores rurais locais.

Ao todo, cada agricultor familiar receberá 850 reais. O pagamento será feito em parcelas de R$ 170, pela Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS