Connect with us

Geminiano

Projeto ‘Seja Saudável’ é desenvolvido com crianças e adolescentes do SCFV de Geminiano

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Geminiano, através da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promoveu durante três dias, atividades do projeto “Seja Saudável”, com objetivo de promover hábitos de vida saudáveis.

Durante a realização do projeto, que é contínuo, foram realizadas oficinas de forma presencial e remota, com as crianças e adolescentes assistidos pelo SCFV.

As atividades foram conduzidas pela nutricionista, Helionildes Bezerra. Segundo ela, as oficinas foram realizadas, dando continuidade ao Projeto ‘Seja Saudável’, onde foi trabalhado tanto com as crianças, quanto com os adolescentes do SCFV.

De acordo com a nutricionista, foram realizadas três oficinas específicas. “A primeira voltada para os adolescentes, de forma presencial, com reflexões voltadas a vivência real da fase de adolescência, bem como sobre ser saudável. Alem de ações paralelas ao Setembro Amarelo, acerca da valorização, de auto estima, levando em consideração alguns riscos por hábitos inadequados na alimentação, como consumo exagerado de sal e de açúcar, sendo trabalhado atividades bem dinâmicas e práticas”.

“Já as atividades com as crianças aconteceu de forma online, com oficinas de receitas culinárias, trabalhando ainda de forma lúdica com historinha sobre as frutas que não estavam felizes devido ao autoconsumo de alimentos industrializados inadequando para crianças , foram feitas receitas práticas com alimentos saudáveis, estimulando hábitos de alimentação saudável, quando houve ainda a interação dos pais com as crianças”, explicou.

A terceira oficina, segundo Helionildes, foi realizado no Assetamento União, sendo trabalho a preparação de alimentos saudáveis, promovendo a interação, bem o estímulo e a motivação para o consumo de alimentação saudável. “Foi reforçado ainda que os alimentos industrializados ricos em açúcar, sal e gordura devem ser evitados pelas crianças para que tenham um desenvolvimento e crescimento adequado para que sejam futuros adolescentes e adultos saudáveis”, finalizou.

Participação da secretária de Educação, Érica Carvalho (á esquerda) nas ações.

A orientadora Social Malcione Leal, fez uma avaliação da ação na sede. “Esse momento só veio abrilhantar ainda mais o nosso SCFV, foi de suma importância, pois estimular a alimentação saudável é sempre necessário. E a forma como foi abordado essa temática, pela nutricionista Helionildes, de forma pratica e lúdica, fez a diferença. Tanto nossos adolescentes, quanto nossas crianças assistidas, amaram este momento. Minha gratidão e admiração a nossa querida nutricionista que mais uma vez ministrou esses momentos com muita destreza e amor e gratidão também ao nosso gestor principal e a nossa secretaria Kelcylandia, pois tudo isso não seria possível sem eles”, pontuou.

Para a orientadora Jéssica, que conduz o grupo do Assetamento União, a experiência foi única, tanto pela metodologia de trabalho, como por ter sido o primeiro encontro presencial. “Podemos sentir a alegria das nossas crianças e mamães em poder aprender e repassar formas de alimentação saudável para seus filhos”, acrescentou.

“Me sinto maravilhada por fazer parte de um evento de grande importância, onde foi promovido a conscientização sobre alimentação saudável, de forma lúdica e interativa, abordando ainda sobre a importância da alimentação saudável de forma divertida, então foi bastante gratificante ver a alegria estampada no rosto dos pequenos, e ver a satisfação das mães que estiveram presentes”, disse a orientadora Valdenice.

Segundo o coordenador dos Serviços, Vinicius, o objetivo geral das oficinas é estimular as crianças e adolescentes para o consumo de alimentos saudáveis. “Essas ações têm como objetivo despertar e estimular o interesse das crianças e adolescentes para hábitos saudáveis, bem como para seus direitos fundamentais, vendo que alimentação saudável é um deles. Além disso, fortalece os vínculos entre os participantes e a equipe, envolvendo também a família durante o momento de aprendizagem, então acredito que nosso objetivo foi alcançado”, firmou.

As ações foram desenvolvidas abrangendo os adolescentes de 12 a 17 anos, as crianças da sede de 6 a 11 anos e as crianças do Assetamento União de 3 a 6 anos.

Veja as imagens:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS