Connect with us

DESTAQUES

Saúde de Geminiano esclarece primeiro caso de coronavírus nos dados do Estado

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Geminiano emitiu uma nota, na manhã deste sábado (20), para esclarecer sobre a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade, cujo dado apareceu no boletim estadual desta sexta-feira (19).

Solange Tatielle Gomes, coordenadora da Atenção Básica, afirmou em nota que o caso não foi registrado através de testagem dentro da cidade, portanto, é possível que a pessoa infectada tenha realizado o exame em outra cidade, e até mesmo em outro estado, e colocado como endereço fixo o município de Geminiano.

Ela declarou também que a equipe de saúde está em campo a fim de localizar o caso e acompanhá-lo, como é determinado pelo Ministério da Saúde, Sesapi e Secretaria Municipal de Saúde.

Segue abaixo a nota:

“A Prefeitura Municipal de Geminiano-PI, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público ESCLARECER, com transparência e ética sobre o PRIMEIRO CASO POSITIVO, QUE SAIU NO BOLETIM DO ESTADO, onde fomos notificados via Sistema de Informação (E-SUS NOTIFICA), que pelos dados registrados no referido sistema ainda não foi possível localizar a (o) paciente, pois o teste não foi realizado nas dependências do município, mas sim em outro lugar, como a pessoa ao realizar o teste apresentou como endereço fixo o município de Geminiano, sendo assim o caso é contabilizado como do Município.

Publicidade

A Secretaria de Saúde reforça que continuará seus esforços para localizá-la (o), pois é de fundamental importância que todos os casos sejam monitorados pela Equipe de Saúde do Município.

Ressaltamos ainda, que os serviços de saúde do setor público e privado, em todo o território nacional, segundo a legislação nacional vigente, realizam a notificação de casos suspeitos e confirmados do Coronavírus. Assim sendo, esta pessoa pode ter sido testada em outro Município ou Estado e apresentou como endereço fixo a cidade de Geminiano-PI.

Hoje, o Coronavírus é uma realidade em nossas vidas, por isso, use máscara e mantenha o distanciamento social.

No mais, a Secretaria de Saúde encontra-se a disposição de toda população de Geminiano para prestar todas as informações necessárias. No ensejo renova todos os votos de estima e consideração com toda a população”.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS