Connect with us

Geminiano

VIII Conferência de Assistência Social é realizada em Geminiano

Publicado

em

A Prefeitura de Geminiano promoveu nesta segunda-feira, 27 de setembro, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social.  O evento foi realizado na Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo, com início às 7h30 e encerramento às 13h.

Neste ano, o tema discutido durante a conferência foi “Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com Financiamento Público para Enfrentar as Desigualdades e Garantir a Proteção Social”.

Na ocasião, representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada discutiram e elaboraram propostas para potencializar as políticas de Assistência Social no município. Em razão de Decreto Municipal que proibia a realização de eventos presenciais, a referida conferência só foi realizada nesta data.

Logo após a composição da mesa de honra, o hino do município foi entoado sendo acompanhado por uma apresentação dos adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Adolescentes do SCFV durante entoação do Hino Municipal

Após o pronunciamento do prefeito Erculano Carvalho e da secretária de assistência social, Kelcylândia Luz, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Railton Pinheiro declarou aberta a conferência.

Presidente do CMAS, Railton Pinheiro

Logo após, aconteceu a palestra magna proferida pela proferida pela assistente social e assessora técnica do município, Ângela de Maria Bezerra Neta, que explanou sobre a temática do evento, e ainda, apresentou as ações desenvolvidas pela secretária durante os meses de janeiro a setembro de 2021.

Ângela Bezerra proferiu palestra magna

A programação teve continuidade com discursão sobre os eixos temáticos, apresentação e aprovação das propostas apresentadas para Assistência Social no município, escolha dos delegados e entrega de certificados aos participantes.

Publicidade

Propostas foram apresentadas para a Assistência Social

Foram escolhidos como delegados para representar o município na Conferência Estadual, representando as organizações governamentais, Wilson Rodrigues, Valdenia, Alexsandra Meneses e Maria Deniele, e as organizações não-governamentais, Maria Lourdes e Ariadne Moura. Já Silvana Sousa e Kaliane Moura foram escolhidas representando os usuários do SUAS.

O prefeito Erculano Carvalho destacou a importância do evento. “Um momento de alegria participar de mais esta conferência, onde tive a felicidade de comandar dois encontros deste como prefeito desta cidade. Um momento muito importante, pois sabemos que a Assistência Social é a porta de entrada para todas as outras políticas públicas, é o alicerce às famílias carentes, e a resposta que cada um busca em momentos difíceis. Reafirmo aqui o meu compromisso de continuar apoiando estas ações”, disse.

Prefeito Erculano Carvalho

Já a secretária Kelcylândia Luz classificou o encontro como um marco para a Assistência Social, onde segundo ela todos se reúnem em busca de conhecimentos e do desenvolvimento das políticas públicas. Ela agradeceu sua equipe pelo empenho durante as ações desenvolvidas.

Secretária Kelcylândia Luz

Em entrevista a nossa reportagem, a assessora técnica e palestrante Ângela Bezerra lembrou que durante a conferência foram debatidos assuntos relacionados à segurança socioassistencial, acesso, direito, financiamento, controle social do SUAS e situação de calamidade.

“Um dos pontos tratados foi sobre financiamento, onde todos os municípios sofrem com a diminuição dos recursos da assistência por parte do Governo Federal. Aqui em Geminiano só estamos tendo condições de fazer acontecer as ações através do suporte financeiro que o prefeito nos garante por meio do Fundo Municipal de Assistência Social”, complementou Ângela de Maria Bezerra Neta.

No final foram entregues certificados para os participantes

Participaram também da conferência, os secretários José Genival (GG), de saúde; Érica Carvalho, de educação; Fábio Araújo, de cultura; Filho Marques, de Planejamento; Rosineide Aquino, esposa do vice-prefeito; os vereadores Nicolau e Maria das Graças; as conselheiras tutelares Cícera Lopes e Silvana Sousa; equipes do CRAS, SCFV e Criança Feliz, e ainda, a sociedade civil organizada.

Fonte: Folha Atual

Facebook

MAIS ACESSADAS