Connect with us

Alegrete do Piauí

Gestantes do Programa Criança Feliz participam de encontro com palestra sobre a campanha Outubro Rosa em Alegrete

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Alegrete do Piauí, em parceria com a Secretaria de Saúde do município realizou nesta quarta-feira (06), no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), um encontro com gestantes acompanhadas pelo Programa Criança Feliz e as gestantes do grupo Viva a Vida, que estão inseridas no cadastro do Benefício Eventual.

O evento aconteceu com apoio da Prefeitura, na gestão da prefeita Lilian Alencar.

A secretária de Assistência Social, Ariane Santos, explica que as gestantes de baixa renda do cadastro do benefício eventual ao final da gestão recebem os kits de enxovais. Para isso é necessário que somado às atividades de frequência da Assistência Social tenham realizado seis consultas de pré-natal.

Secretária de Assistência Social de Alegrete do Piauí, Ariane Santos

Toda equipe do Criança Feliz, da Assistência Social e do Cras se fez presente na acolhida e preparação das gestantes.

No encontro foram entregues pela equipe técnica, os kits para as gestantes que estão no oitavo mês e de forma simbólica para registrar a gravidez foi criado um “estúdio de fotos”.

As fotos serão entregues às mesmas através do GA (Grupo de Apoio) da Assistência Social.

“A importância do grupo é reforçar a volta das atividades e a relevância da presença em momento de convivência que aliam informações da Assistência Social, Saúde, articulação entre as equipes, o bem-estar e a continuação do acompanhamento pelo Programa Criança Feliz para elas enquanto gestantes e aos filhos quando nascerem até três anos e, de 03 até 06 anos – em caso de deficiência – ou inserido no serviço de convivência, um trabalho de forma continuada”, explica.

Publicidade

O Programa Criança Feliz tem como supervisora, a assistente social, Isadora Ramos Maia. Ela enfatizou a respeito da missão dos visitadores que é colher informações e levar ao conhecimento das equipes para que sejam tomadas as decisões cabíveis à execução do trabalho.

No evento Isadora apresentou os visitadores de programas que são: Iomar, Wallas, Rosângela, Leyane, Gessycarla.

Supervisora do Programa Criança Feliz, assistente social Isadora Ramos Maia

A supervisora deu boas-vindas às mães e frisou que o objetivo do Programa Criança Feliz é reforçar os laços familiares e ter como base fundamental os cuidados necessários para o crescimento saudável da criança até a fase adulta. “Que a mãe esteja bem fisicamente, psicologicamente, emocionalmente. Para isso o CRAS oferece esse suporte com psicólogos, parte social, os encaminhamentos para a saúde e outras instâncias”, enfatizou.

Isadora também ressaltou a respeito da importância do registro de nascimento da criança, bem como chamou atenção para a relevância do aleitamento materno que deve ser mantido pelo período mínimo de seis meses vida do bebê. A assistente orientou também que o público assistido procure o Cras para sanar dúvidas e obter orientações. “Que Deus abençoe e dê muita força a todas as mães e as gestantes. No que precisar podem contar com as assistentes sociais, psicólogas do Cras para estarem conversando, tirando dúvidas, medos, frustrações”, concluiu a supervisora do Programa Criança Feliz.

No encontro foi ministrada uma palestra com a fisioterapeuta D´ Ávila Mylena sobre a campanha Outubro Rosa. Mylena explicou que a campanha tem como objetivo principal a conscientização da prevenção do câncer de mama.

Fisioterapeuta D´ Ávila Mylena

“Frisamos muito na prevenção, pois com diagnóstico precoce, as chances de cura são em 95%, uma porcentagem muito alta graças a Deus. É de suma importância sabermos as condutas preventivas, os fatores de risco e levarmos essas informações a diante”, frisou.

Em sua maioria o câncer de mama não tem causa específica, porém, existem alguns fatores de risco, tais como: menarca precoce, menopausa tardia, a não amamentação, sedentarismo, o uso excessivo de álcool, dentre outros.

A prevenção é feita através de uma vida saudável, acompanhamento médico e o auto exame. “Ninguém melhor que você para conhecer o seu corpo”, orienta Mylena.

Publicidade

Segundo orientou a fisioterapeuta, o autoexame é uma das formas de prevenção do câncer de mama. Ela reforça que essa medida não é exclusiva (única) e que a função do médico é indispensável nesses casos, pois ele traçara a melhor conduta a ser feita, de acordo com as particularidades de cada paciente.

Outra orientação de suma importância que a fisioterapeuta destacou durante a palestra foi a amamentação. O método além de saudável para o bebê ajuda a prevenir o câncer de mama.

“Não poderia deixar de mencionar a importância da amamentação tanto na saúde do bebê, como da mamãe. A amamentação também é uma forma preventiva, pois o ato de sugar do bebê fará uma “esfoliação” do tecido mamário e o fim da lactação causará autodestruição de células mamárias, podendo assim eliminar células ruins”, esclareceu.

Ao final da palestra foi repassada a forma correta de realizar o auto exame e o momento ficou aberto para o esclarecimento de dúvidas específicas das gestantes que participaram do evento.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS