Connect with us

MUNICÍPIOS

Incêndio que se aproximava de residências em Santana é controlado pela equipe da Secretaria de Agricultura

Publicado

em

Ano após ano a triste realidade se repete: incêndios que destroem mata nativa, a fauna e causam inúmeros prejuízos à população de Santana do Piauí.

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07), em uma ação planejada, uma equipe de colaboradores da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos controlaram um incêndio florestal que ameaçava atingir residências no bairro Cajazeiras, área urbana.

A equipe coordenada pelo secretário Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, portando bombas borrifadoras e fazendo uso do caminhão-pipa conseguiram apagar os focos.

“Conseguimos contornar as chamas graças ao empenho dos nossos colaboradores e de todo suporte oferecido pela Prefeitura Municipal. Temos trabalhado a conscientização sobre a proibição das queimadas, mas ainda sim sofremos com os incêndios. Pedimos a colaboração de todos para evitar essa prática, bem como fazemos também o chamamento da população para que no aparecimento de focos juntos possamos atuar”, frisou o secretário Netinho.

Vale ressaltar que através das redes sociais a população também foi convocada a ajudar no trabalho de contenção das chamas, mas apenas uma pessoa da comunidade se voluntariou. A população também é penalizada em razão dos inúmeros prejuízos e precisa também atuar em parceria com a gestão municipal.

Secretário Netinho, colaboradores e voluntário Joãozeira

O incêndio florestal já perdurava há três dias e até o momento não se sabe sobre a origem do mesmo.

Nos últimos dias, Santana do Piauí tem registrado vários focos de incêndios na sede e comunidades rurais, provocados pela intervenção humana.

Publicidade

Ação criminosa

No município de Santana do Piauí existe a Lei Municipal nº243/2020, que proíbe a queimada de resíduos sólidos, vegetação ou qualquer outro material.

Colocar fogo no mato é CRIME, cabendo multas e/ou outros tipos de punições.

Fonte: Santana Hoje

Facebook

MAIS ACESSADAS