Connect with us

DESTAQUES

38ª Semana Cultural da Juventude é aberta em Ipiranga do Piauí; veja fotos

Publicado

em

Ainda era madrugada quando a queima de fogos anunciou a abertura da Semana Cultural da Juventude de Ipiranga do Piauí, um evento que é tradição no município e que este ano chega à sua 38ª edição.

Promovido pela Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento foi iniciado neste domingo, 11 de julho, e prosseguirá até o próximo sábado, 17, com vasta programação.


CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!


Este ano, a Semana da Juventude traz como tema “Ipiranga celebrando a cultura em tempos de pandemia” e, pelo segundo ano consecutivo, em virtude das medidas restritivas de prevenção ao contágio da Covid-19, as atividades serão transmitidas via internet, podendo ser acompanhada pelas redes sociais da Prefeitura.

Motocross

No primeiro dia da programação, após a alvorada festiva com queima de fogos de artifício, na Praça de Nossa Senhora da Conceição, aconteceu a concentração e o café da manhã dos motociclistas.

Publicidade

Após receber as medalhas de participação, o grupo partiu rumo a zona rural do município, para realizar um percurso de 80 quilômetros por estradas vicinais e trilhas.

Missa

Em seguida, às 9h, foi realizado um momento de oração. Foi celebrada, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Missa da Juventude, presidida pelo padre Cláudio Santana, com a participação de autoridades locais, como o prefeito Elvis Ramos e a vice-prefeita Iolanda Rego, o secretário de Cultura, João Olímpio, e a comunidade em geral.

Visita à Casa da Cultura

Após participarem da missa, as autoridades e populares visitaram a Praça Nossa Senhora da Conceição, onde havia a exposição e comercialização de uma variedade de produtos do artesanato local, confeccionado por membros da Associação de Artesãos de Ipiranga (Assaripi).

A programação da manhã encerrou na Casa da Cultura, com uma apresentação artístico musical. A Casa abriu as portas aos visitantes, que puderam apreciar a riqueza artesanal do município, desde o tradicional crochê, a móveis e peças de decoração produzidos com matéria prima extraída do Buriti, árvore presente em diversos pontos do município. Além do artesanato, o espaço expõe diversas peças e materiais antigos, que contam um pouco da história da pequena cidade do interior do Piaui.

Lá, durante a visita, foi realizada uma breve cerimônia, que oficializou a abertura da 38ª Semana Cultural da Juventude de Ipiranga do Piauí.

Na oportunidade, o prefeito Elvis Ramos falou da alegria de estar promovendo o evento. “É um momento de alegria, por estar promovendo a primeira Semana Cultural da Juventude Ipiranguense como gestor. Já participei de várias edições como jovem, expectador, e hoje estou tendo a oportunidade de realizar esse evento, ainda com as limitações que o momento nos impõe, mas com o mesmo objetivo de sempre, valorizar, fortalecer e manter viva a nossa cultura”, disse.

Elvis parabenizou a equipe da Secretaria de Cultura pela organização, pela integração com todos os órgãos da gestão, e reafirmou seu compromisso. “O meu compromisso de colocar sempre o nosso do nosso município no topo, para que Ipiranga se sobressaia em todas as áreas. E não seria diferente na área da Cultura, pois a Semana da Juventude é a nossa vitrine, o maior evento cultural da região Centro-Sul do Piauí”, disse.

Origem

Publicidade

A primeira edição da Semana Cultural da Juventude foi realizada em julho de 1984, idealizada e organizada por um grupo de jovens. “A juventude daquela época sentiu a necessidade de realizar algo pra promover um encontro de jovens, daqueles que moravam aqui e dos que saíram para estudar fora e que voltavam em julho, no período das férias”, disse a professora Maria Elenita, uma das idealizadoras.

O evento começou pequeno, organizado por jovens. Na época, na programação, haviam atividades esportivas e culturais, barracas com bebidas e comidas típicas, serestas e festas. Hoje, a Semana da Juventude é consolidada como um dos maiores eventos festivos culturais do interior do Piauí, pois promove entretenimento e lazer, valoriza e enaltece a cultura, movimenta o setor do turismo cultural e festivo e aquece a economia local, gerando emprego e renda.

“Eu tenho o maior orgulho de também ter participado da criação da Semana da Juventude. Desde aquela primeira, em 1984, nunca mais deixou de acontecer. Hoje já são 38 anos de tradição, e esse evento não é só mais de Ipiranga, mas é do Piauí”, pontuou Elenita.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS