Connect with us

Ipiranga do Piauí

Artesãos de Ipiranga do Piauí expõem e comercializam peças durante a Semana Cultural da Juventude

Publicado

em

Para fortalecer e preservar a cultura local, a Semana Cultural da Juventude Ipiranguense teve um local voltado para exposição e comercialização de peças produzidas por artesãos do município de Ipiranga do Piauí.

Segundo a secretária de Assistência Social, Iolita Ramos, peças de artesãos local foram utilizadas na decoração do evento e comercializadas. Ela também destacou que a gestão municipal tem o objetivo de alavancar ainda mais o trabalho dos artesãos do município.

“Aqui temos o legado do artesanato, somos a terra do artesanato, então valorizamos muito e aproveitamos essas oportunidades para expor e comercializar as peças. Toda a decoração foi feita com artesanato do buriti, porque nossa matéria prima é o buriti, e a gente vem se especializando nele, então temos o objetivo de alavancar o artesanato”, frisou.

Iolita Ramos também destacou que muitos visitantes e filhos da terra elogiaram o trabalho e compraram peças. “A gente recebeu muitos elogios sobre o artesanato de Ipiranga, muitos compraram, e outros ficaram encantados pelas peças e pela decoração”, assegurou.

Para a coordenadora de artesanato, Maria da Cruz, a iniciativa fortalece o trabalho dos artesãos, visto que, incentiva a continuar produzindo e oferta um espaço para comercializar as peças e expor seus respectivos trabalho.

“A população viu com bons olhos, nosso estande foi muito visitado, vendemos muitas peças, principalmente, as cestas. Essa iniciativa fortalece nosso trabalho, aqui temos o trabalho de vários artesãos do município de Ipiranga do Piauí, e a Semana da Juventude possibilitou uma renda extra para os que comercializaram suas peças”, pontuou.

A artesã Flávia Pereira de Jesus comentou sobre as vendas durante o evento e sobre a importância do artesanato para sua família, pois além da geração de renda, o mesmo carrega uma vasta tradição familiar, visto que, é repassado de geração para geração.

Publicidade

“Fortalece muito, pois é uma forma de incentivar as pessoas a trabalhar, a produzir e comercializar seus produtos. Trabalho com artesanato há muitos anos, aprendi quando tinha com 10 anos com minha avó e já repassei essa tradição para os meus filhos”, frisou.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS