Connect with us

Ipiranga do Piauí

Delegada Vilma ministra palestra sobre violência contra mulher em Ipiranga do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Fiocruz Piauí, realizou, nessa sexta-feira (12), uma palestra com a delegada Vilma, conhecida nacionalmente pelo combate à violência contra a mulher. O evento reuniu mulheres do munícipio de todas as faixas etárias.

A palestra fez parte das atividades do curso “Vigilância Popular, Ambiental e Feminina em Saúde no contexto da Covid-19”, um projeto idealizado pela Fiocruz Piauí, por meio do programa “Inova Fiocruz”.

Antes da palestra da delegada Vilma, as mulheres que participam do curso apresentaram seus trabalhos do módulo anterior realizado no último dia 5 de novembro, cujo tema foi: “Empreendedorismo feminino, economia solidária e governança”.

O tema do módulo dessa sexta-feira foi “Violência contra a Mulher”. Além da delegada Vilma, a coordenadora da Organização da União da Mulher Ipiranguense, Pauliane Fontes, também falou sobre a violência doméstica.

Em entrevista, a delegada Vilma declarou que hoje a mulher é dona dos pensamentos da palavra e do corpo. “A mulher não pode mais ficar na casa, no direito privado, a mulher tem que ir para o direito público, porque ela contribui com o desenvolvimento da sua cidade, do seu estado, do Brasil e do mundo. A mulher é uma águia e águia não fica isolada. Ela tem que voar para mostrar a sua capacidade, porque nós somos a perfeição de Deus. Nós somos responsáveis pela espécie humana”, disse.

O prefeito Elvis Ramos esteve presente no evento e destacou os direitos da mulher ipiranguense. “Muito feliz em participar desse momento no nosso município. Eu vejo a cada dia as mulheres de Ipiranga se unindo para buscar seus direitos. É um movimento que merece toda nossa atenção e tem todo o apoio da administração”, declarou.

Projeto da Fiocruz Piauí em Ipiranga do PI

O curso “Vigilância Popular, Ambiental e Feminina em Saúde no contexto da Covid-19”, um projeto idealizado pela Fiocruz Piauí, por meio do programa “Inova Fiocruz”, tem a duração de dois anos e irá abranger mulheres vulneráveis do município.

Segundo Jéssica Pereira dos Santos, que faz parte da equipe da Fiocruz Piauí que está realizando o projeto em Ipiranga, o principal objetivo é o empoderamento da mulher, principalmente diante da situação pandêmica. “O projeto traz várias propostas, objetivos e atividades para serem realizados ao longo desses dois anos no munícipio. Tem atividades voltadas para uma rede sociotécnica feminina no município de Ipiranga, principalmente uma rede formada por mulheres das localidades rurais com a finalidade de empoderar essas mulheres em todos os aspectos. Então, o objetivo do projeto é trazer reflexões para as mulheres para tentar diversificar muitas ideias e ajudar na evolução em todos seus aspectos”, pontuou.

Publicidade

Jéssica informou ainda que o projeto só está sendo viável no município devido principalmente o apoio da gestão do prefeito Elvis Ramos, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, como também do CREAS. “O sucesso do projeto no momento está vinculado diretamente com esse total apoio que estamos tendo no município. Um dos motivos da gente ter escolhido o município foi esse acolhimento. Desde o primeiro contato fomos muito bem recebidas e tivemos uma recepção ideal para que de fato o projeto pudesse ser executado com sucesso. Então a gente agradece o todo apoio da gestão atual do prefeito e todas as secretarias”, agradeceu.

O projeto conta ainda com a parceria da Fiocruz de Brasília, ONGs e organizações civis.

O projeto tem como coordenadora a Jacenir Mallet, que é também coordenadora da Fiocruz Piauí, a subcoordenadora Elaine Nascimento e as participantes Liana Ibiapina, Polyanna Bacelar, Jéssica Pereira Santos e Mariana Almendra.

Veja abaixo mais fotos do evento

Fonte: Riachão Net

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS