Connect with us

Ipiranga do Piauí

Ipiranga do Piauí promove Projeto Soletrando, evidencia história do município e premia alunos

Publicado

em

Conhecer a história de um povo é fator determinante para identificar sua cultura e peculiaridades, pois conhecendo os vestígios do passado que é possível compreender o momento atual, permitindo traçar novas perspectivas de futuro. A cultura é um elemento primordial para que possa haver padrões de determinada sociedade, além de permitir compreender seus meios de subsistência e suas tradições.

capa

A Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Piauí, através do Projeto Lei Municipal nº 734/2012, desenvolveu e revitalizou o Projeto Soletrando, edição 2022, tematizando “Ipiranga, celebrando 60 anos de história”, possibilitando aos alunos conhecer e compreender a trajetória vivida durante os 60 anos de emancipação política deste município, além ampliar o fomento à leitura e escrita.

INST-Notícias3

A competição foi realizada em 3 etapas, entre elas, sala de aula, escola e município, com participação dos alunos do Ensino Fundamental II, divididos por níveis, nível I (6º e 7º Ano) e nível 2 (8º e 9º Ano).

A grande final foi realizada na tarde desta quarta-feira (30), no auditório Cida Beija da Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Piauí. A competição final foi um misto de tensão, emoção e euforia, para professores, equipe administrativa e pedagógica das escolas e familiares presentes, bem como para aqueles que assistiram de casa.

INST-Notícias14

No nível 1, venceu em primeiro lugar Lia Mara, aluna da Escolinha A caminho do Saber, e em segundo Anderson, aluno da Escola Municipal Treze de Maio. No nível 2, venceu em primeiro lugar Francisca Lara, da Escola Municipal Treze de Maio, e em segundo Sâmia Lyz, da Escolinha A caminho do Saber.

Para o primeiro colocado, o prêmio foi um notebook e, para o segundo, um tablet, além de prêmio em dinheiro. Foram premiados também os respectivos professores dos alunos, além de todos os participantes receberem a honraria de participação.

INST-Notícias2

Para o secretário de Educação, Gilberto Vieira, nada mais propício de comemorar os 60 anos de Ipiranga, de que conhecer a história de sua cidade, através das letras.

“Que momento sublime, momento de alegria. Estamos aqui finalizando o Projeto Soletrando 2022, um projeto que resgatamos e remodelamos, trazendo os registros históricos destes 60 Anos de Emancipação Política. Cada escola com seu tema, buscou aprender português com sua própria história. Hoje, culminamos o resultado final. Mais que uma soletração, foi o momento de conhecer a fundo nossos autores que retrataram tão bem nossa cidade. Nosso sentimento hoje, nós da Secretaria de Educação, é de muita gratidão pelo esforço e dedicação de todos”, fechou sorrindo.

Prof. Gilberto Vieira, Secretário de Educação

Estiveram presentes nesta solenidade, o Prefeito Municipal Prof. Elvis Ramos, a Vice-prefeita Prof.ª Iolanda Rego, o vereador Henrique Leal (representando o legislativo), o secretário de Governo Prof. Ricardo Leal, além da banca avaliativa composta pelas professoras Joselma Lavor, Margareth Valdivino e Leidiane Nogueira.

INST-Notícias13

Para a vice-prefeita Iolanda Rêgo, “é uma alegria e uma satisfação enorme retornar o projeto Soletrando em grande estilo, comemorando os 60 anos de Ipiranga do Piauí, além de se aprofundar o processo de soletração […] Gratidão a todos que se esforçaram imensamente para a realização do mesmo e parabéns a gestão por abraçar com força a educação“.

Prof.ª Iolanda Rego, vice-prefeita

Para o Prefeito Elvis Ramos, “Ipiranga hoje é referência em Educação. Estou muito feliz de poder ver os frutos do trabalho desenvolvido em Ipiranga. Aos finalistas, é uma alegria enorme em vê-los aqui, vocês já são vitoriosos, pois vão sair conhecendo muito mais da história de nosso município. Afinal, quem conhece muito, melhor defende, melhor sabe cuidar. Parabéns as gestoras, aos familiares, as escolas, este tripé de sustentação que está alavancando a educação de Ipiranga do Piauí“.

Prof. Elvis Ramos, prefeito municipal

Confira a galeria do evento:

Publicidade
INST-Notícias7
INST-Notícias8
INST-Notícias9
INST-Notícias10
INST-Notícias11
INST-Notícias12
INST-Notícias15
INST-Notícias16
INST-Notícias17
INST-Notícias18
INST-Notícias19
INST-Notícias20
INST-Notícias21
INST-Notícias22
INST-Notícias23
INST-Notícias24

Fonte: Inhauma Tv

Facebook

MAIS ACESSADAS