Connect with us

Ipiranga do Piauí

IPIRANGA | Na abertura do ano legislativo, prefeito Elvis Ramos destaca saúde, segurança e limpeza pública como prioridades

Publicado

em

A Câmara Municipal de Ipiranga do Piauí realizou na noite desta segunda-feira, 08 de fevereiro, no plenário Vereador Osvaldo Marinho de Sousa, a sessão solene de abertura do ano legislativo 2021.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Neilon Carvalho e, conforme prevê a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, contou com a participação do prefeito Elvis Ramos, que apresentou a mensagem do Executivo Municipal.

Em seu pronunciamento, que se estendeu por cerca de 20 minutos, o prefeito de Ipiranga do Piauí dirigiu agradecimentos e a Deus e ao povo de Ipiranga pela oportunidade de representar a sua terra, fez um breve relato de como recebeu o município, dos desafios encontrados no primeiro mês de gestão e elencou as prioridades iniciais do seu governo.

Segundo ele, a gestão realizou pesquisas de opinião pública a fim de atender, de imediato, as principais demandas da população de Ipiranga do Piauí. “Inicialmente, quando assumimos, fizemos um diagnóstico na cidade, nós tínhamos pesquisas de opinião pública, onde, o que a população mais reivindicava eram saúde, segurança e limpeza pública, e assim priorizamos”, assegurou.

Saúde

Publicidade

Elvis Ramos destacou, dentre outras melhorias feitas na área da saúde do município, a oferta de atendimento médico 24 horas por dia na Unidade Mista de Saúde da sede. “Também melhoramos a medicação, a Farmácia Básica da Unidade Mista de Saúde, e hoje, o plantão 24 horas em Ipiranga do Piauí é uma realidade. Qualquer horário que você chegar, você encontra médico na nossa Unidade de Saúde, que é um hospital de pequeno porte”, frisou.

Solicitou recursos para a garantia das melhorias na saúde, como a aquisição de uma nova ambulância, a aquisição de um aparelho de raio-X, a implantação de uma sala de cirurgia para o HPP. “Se conseguirmos, as pessoas de Ipiranga poderão nascer no seu próprio município”.

Segurança

“Todos nós ipiranguenses somos sabedores que a nossa cidade, nos últimos tempos, passou por uma onda de violência muito grande”, citou o prefeito.

Na busca por melhorias para a segurança pública, o prefeito Elvis relatou que esteve em audiências na Secretaria Estadual de Segurança Pública, onde firmou convênio que garante o aumento do efetivo policial, a continuidade de projetos educacionais como o Pelotão Mirim, bem como, a implantação do Proerd.

Publicidade

“Fruto dessa parceria, o nosso município já recebeu uma nova viatura, um carro modelo Renault Duster, e vai receber em breve mais duas motos viaturas. Com recursos do município, fizemos uma mini reforma no Grupamento da Polícia Militar, dando identidade para a PM em Ipiranga”, disse.

Limpeza pública e iluminação

Outra prioridade destacada pelo gestor foi a limpeza pública. Nesse ponto, Elvis Ramos comentou que está sendo realizado em regime de mutirão, iniciando pelo Centro da cidade, e que posteriormente chegará a outros bairros.

“Estamos fazendo mutirões de limpeza, deixando a cidade mais limpa, mais aconchegante e bonita. Uma cidade bem cuidada é uma cidade limpa. Quem anda nas ruas de Ipiranga já pode perceber essa mudança. O povo de Ipiranga está muito contente com a limpeza, afinal, limpeza é saúde, é zelo”, argumentou.

Outra melhoria em andamento na zona urbana está sendo na iluminação pública. “A iluminação da nossa cidade estava deficiente. Fizemos um levantamento e constatamos mais de 500 lâmpadas queimadas em nossa cidade. De cara, não temos recursos para atender toda essa demanda, mas já iniciamos a reposição das lâmpadas, e aos poucos, iremos corrigir essa questão da iluminação, garantindo mais conforto e segurança para a população”, disse.

Publicidade

Ao falar sobre o assunto, Elvis informou sobre as dívidas que o município possui junto a Equatorial, que são débitos de um parcelamento já existente, além de uma multa no valor de 25 mil reais, referente a diferença da taxa de iluminação pública.

Reformas

Em seu discurso, Elvis Ramos falou da sua incessante busca por recursos para a execução de projetos, como a reforma de espaços públicos de Ipiranga que precisam ser revitalizados. “Estamos buscando projetos para reformar o matadouro, o açougue e o mercado da verdura, do ginásio poliesportivo do Buriti, do estádio municipal e praças. Estamos buscando recursos para investirmos em calçamento e em asfalto, enfim, são uma série de projetos que estamos trabalhando”, informou.

Economia do salário de prefeito

O gestor comentou sobre a decisão de optar pelo salário de servidor público federal, com professor do Instituto Federal de Educação do Piauí, ao invés de receber seu salário de prefeito do município, uma decisão que vai gerar economia aos cofres públicos de Ipiranga. “Foi uma decisão que tomei baseada, sobretudo, na economia dos recursos, para a Prefeitura de Ipiranga para investir em áreas como agricultura, saúde e educação. E cada ação que for feita, nós vamos prestar contas”, disse.

Publicidade

Segundo ele, o salário de prefeito é 14 mil reais. “Com os encargos sociais, gera um custo em torno de 17 mil reais aos cofres públicos do município. Este é o dinheiro que abri mão e estou deixando aqui na prefeitura para que seja aplicado nessas áreas, e optei por receber do Instituto Federal do Piauí, onde sou professor”, explicou.

Dívida com a receita

O prefeito Elvis Ramos falou sobre a dívida herdada da gestão anterior referente aos encargos sociais os servidores referente ao mês de dezembro. Segundo ele, o recurso foi recolhido dos servidores, mas não repassou ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). “No dia 20 de janeiro passado chegou a conta de 155 mil reais. São contas que nós temos que pagar, e quem sofre mais com isso são os serviços públicos que são comprometidos por conta dessas dívidas”, pontuou.

O prefeito também comentou sobre a inconsistência nos dados dos servidores no sistema da folha de pagamento, que prejudicou o pagamento dos servidores no mês de janeiro. “Encontramos diversas falhas. Não queremos que isso aconteça novamente. E pensando nisso, vamos realizar uma auditoria no sistema e realizar o recadastramento de todos os servidores públicos para atualizar os dados”, informou.

Elvis informou que a sua equipe de governo está fazendo um relatório, que no prazo de 90 dias será apresentado ao Poder Legislativo e à população em uma audiência pública. “Vamos mostrar para a população de Ipiranga como encontramos o município e o que estamos fazendo”, disse.

Publicidade

Ao finalizar, o prefeito Elvis Ramos se colocou à disposição. “Dizer que o Executivo de Ipiranga do Piauí está à disposição do Poder Legislativo. São poderes independentes, mas temos que trabalhar em harmonia, em parceria, afinal, os projetos que iremos enviar para a Câmara são para o interesse da população de Ipiranga, de interesse da comunidade”.

Presentes

A vice-prefeita Iolanda Rego também participou da sessão, bem como os vereadores Edivaldo Fontes (PT), Paulo Cortez (PT), Henrique Leal (PSD), Marcia Macedo (PP), Felipe Diego (PP), Tiago Leal (PP), Rufino (PP) e João Batista (PP).

 

Veja fotos: 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS