Connect with us

Ipiranga do Piauí

IX Semana do Bebê de Ipiranga do Piauí reforça ações voltadas a primeira infância

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, com apoio da articulação do Selo UNICEF, promoveu de forma intersetorial a IX Semana do Bebê no munícipio. Uma vasta programação foi desenvolvida entre os dias 25 e 31 agosto, com foco principal à primeira infância.

Durante os 07 dias, equipes da Secretarias Municipais se revezaram na promoção de diversas ações, tanto na zona urbana como também em povoados do município. As atividades tiveram como público alvo, crianças, gestantes, parceiros, lactantes, pais, mães, professores, cuidadores, coordenadores escolares e a comunidade em geral.

O tema da Semana do Bebê deste ano em Ipiranga do Piauí foi “Desafios e Potencialidades para a Gestação e o Desenvolvimento Infantil Saudável”, onde teve sua abertura oficial na noite do dia 25, com a realização de uma Sessão Solene, com a presença de autoridades, articuladora do Selo Unicef e a população em geral. No evento, Francisco das Chagas, esposo de Daniela Maria de Sousa e pai de Anna Lya de Sousa Pereira, recebeu a chave e certificado da “Bebê Prefeita”, que nasceu no dia 24 de agosto.

Chave e certificado da “Bebê Prefeita” foi entregue para o pai da criança
Sessão Solene que marcou oficialmente abertura do evento

Na manhã deste primeiro dia, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, um debate conduzido pela enfermeira Maria Valdete de Lima sobre “Por que fazer o teste do pezinho no meu filho”, com a participação de gestantes, mamães e papais, e também, um outro encontro na sede do CREAS, onde foram repassadas informações para gestantes, parceiros e lactantes, sobre doenças raras na infância, com foco na importância do Teste do Pezinho e incentivo ao Aleitamento Materno como fator de proteção à saúde na primeira infância. A enfermeira Júlia Dantas, a biomédica Juliane Ramos e o dentista Marcelo Martins conduziram o momento informativo.

Na sexta-feira, 26, foi promovido lazer infantil com brincadeiras populares e cine infantil, nas Escolas que atendem a Ensino Infantil, tendo como responsável a equipe da Secretaria de Educação.

No sábado, 27, equipes da Assistência Social (SCFV, CRAS, adolescentes do NUCA) e da Secretaria de Esporte, Cultura, Esporte e Lazer, promoveram uma manhã recreativa de resgate das brincadeiras lúdicas, no Centro Esportivo Buriti, com crianças de 04 a 06 anos.

No domingo, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, foi celebrada uma missa em ação de graças pela IX Semana do Bebê 2022, com a participação de autoridades e a comunidade em geral.

A segunda-feira, 29, pais das crianças assistidas pelo programa Criança Feliz, participaram de um Ensaio fotográfico, incentivando assim, a parentalidade positiva e fortalecendo a figura paterna nos cuidados responsivos na primeira infância.

A programação teve continuidade na terça-feira, 30 de agosto, às 08h, com crianças menores de 5 anos e responsáveis, com informações pertinentes à temática “Importância do aleitamento materno e da vacinação na prevenção da mortalidade infantil”. Neste sexto dia a ação foi desenvolvida na Unidade de Saúde Jardim, conduzida pela enfermeira Tamires Ferreira Mendes.

Ainda pela manhã, na Unidade de Saúde do povoado Brejo da Fortaleza, a enfermeira Juliana Carvalho de Moura Rego, proferiu uma palestra sobre “Os cuidados com a gestante, parto, puerpério e orientações odontológicas”, tendo como público alvo, gestantes e crianças de 2 a 5 anos.

Na parte da tarde deste penúltimo dia de programação mais dois momentos marcaram as atividades desenvolvidas, sendo a primeira realizada no Auditório Cida Beija, na Secretaria Municipal de Educação, com uma palestra conduzida pela psicopedagoga Jossiane Soares que explanou sobre “Autismo: família e escola como elos para uma inclusão de qualidade”, tendo como público alvo pais, professores, cuidadores e coordenadores escolares.

O outro evento no turno da tarde aconteceu com gestantes, na Secretaria de Saúde, ocasião em que o Dr. Lucas Martins falou sobre “Aleitamento materno e doenças especiais”.

Com muito brilhantismo, a IX Semana do Bebê no município foi encerrada nesta quarta-feira, 31 de agosto, oportunidade em que a odontóloga Eveline, refletiu com os participantes presentes na Unidade de Saúde de São José dos Cocos sobre “Os cuidados com a gestante, parto, puerperio e orientações odontológicas”.

Na parte da tarde deste último dia foi desenvolvida a última ação da programação da semana, na Unidade de Saúde do povoado Furta-Lhe-A-Volta, onde também foi abordado a temática “Os cuidados com a gestante, parto, puerperio e orientações odontológicas”, sendo conduzida pela enfermeira Juliana Carvalho de Moura Rêgo. Nos dois encontros finais o público alvo foi gestantes e crianças de 2 a 5 anos.

Durante entrevista a nossa reportagem, na abertura do evento, o prefeito Elvis Ramos destacou a importância dos cuidados com a primeira infância, ressaltando seu compromisso de fazer acontecer políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças.

A articuladora do Selo UNICEF em Ipiranga do Piauí, Jakeline Borges, lembrou que tudo foi preparado com muito carinho, objetivando sobretudo, valorizar e potencializar a primeira infância com ações diversificadas para melhorar a qualidade de vida deste público.

A Semana do Bebê faz parte de um dos requisitos para a conquista do Selo Unicef, o qual o município de Ipiranga do Piauí concorre pela sexta vez, sendo atualmente pentacampeão, sem perder nenhuma das edições que já disputou.


Fonte: Folha Atual

Facebook

MAIS ACESSADAS