Connect with us

Ipiranga do Piauí

Prefeitura de Ipiranga do Piauí distribui 30 mil mudas da caju para agricultores

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou na manhã desta terça-feira, 8 de março, 30 mil mudas de caju para agricultores. A iniciativa visa fortalecer a cajucultura, uma das principais atividades agrícolas e fonte de renda no município.

O momento contou com a presença do prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos; da vice-prefeita, Iolanda Rêgo; do secretário de Agricultura, Joane Leal; do secretário de Governo, Ricardo Leal; do vereador Paulo Cortez; da supervisora do Projeto Agro Nordeste pelo Sebrae da Região de Picos, Hanna Leão; de servidores da Agricultura e agricultores do município.

Inicialmente, os gestores ressaltaram a importância da ação e da cajucultura para o município de Ipiranga do Piauí. Logo em seguida, foi feita uma demonstração de como o hidrogel pode ajudar no desenvolvimento da planta durante o período de estiagem e feita a plantação de uma muda. Após isso, foram entregues as mudas para os produtores.

De acordo com o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, as mudas que estão sendo entregues aos agricultores foram produzidas no município e são de alta qualidade. Ele também destacou que a ação fortalece a cajucultura.

“Era um momento muito esperado por todos os agricultores do nosso município. Se trata de uma ação coletiva que visa fortalecer a cadeia produtiva da cajucultura, o ponto principal é que são mudas de qualidade. Nós produzimos 50 mil mudas, estamos entregando 30 mil para os agricultores cadastrados pela Secretaria de Agricultura”, assegurou.

Segundo o prefeito de Ipiranga do Piauí, técnicos da Secretaria de Agricultura estarão acompanhando o desenvolvimento das mudas nas propriedades.

“Estamos com o corpo técnico da Agricultura à disposição do agricultor para fazer a assistência a nível de campo e também a consultora do Sebrae, a Hanna. Este ano estamos trazendo a tecnologia do hidrogel que é uma ferramenta que permite a fixação da umidade para que a planta possa se desenvolver durante o período de estiagem”, frisou.

Publicidade

Elvis Ramos também destacou que aqueles agricultores que não dispõem de transporte, a Secretaria de Agricultura irá levar as mudas diretamente na propriedade dos produtores.

O secretário de Agricultura de Ipiranga do Piauí, Joane Leal, destacou que mais de 170 famílias estão sendo beneficiadas com a ação. Ele ainda explicou que a quantidade de mudas que cada família pode receber está ligada a área disponível.

“Nós tivemos um pouco mais de 170 famílias cadastradas para recebimento das mudas e a quantidade que cada uma pode receber está de acordo com a área disponível que cada produtor tem. Fizemos o limite de 2 hectares seguindo o padrão técnico de plantação de sete por sete de distanciamento entre plantas, sendo assim, cada hectare corresponde a 210 mudas”, ressaltou.

Para o produtor José Amaro Neves Filho, a ação é muito importante, visto que, possibilita uma geração de renda e incentiva os agricultores do municío.

“Essas mudas para mim são muito importante, pois o caju praticamente faz parte da nossa agricultura. A gente consegue vender o caju, a castanha, e por um preço bom, então me sinto privilegiado porque as mudas são gratuitas e iremos ter uma renda”, afirmou.

A distribuição aconteceu Viveiro Municipal Antônio de Rosa e todos os agricultores cadastrados irão receber as mudas de caju.

Veja fotos!

Facebook

MAIS ACESSADAS