Connect with us

Ipiranga do Piauí

Prefeitura de Ipiranga do Piauí realiza 1ª AgroArt e incentiva a agricultura familiar, o artesanato e empreendedorismo

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio das Secretarias de Agricultura e Assistência Social, em parceria com o Sebrae, realizou neste sábado, 10 de dezembro, a primeira edição da Feira de Agricultura Familiar, Artesãos e Empreendedores (AGROART). O evento reuniu mais de 40 feirantes da zona rural e urbana da cidade.  

O momento contou com a presença do prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos; da vice-prefeita, Iolanda Rêgo; da secretária de Assistência Social, Iolita Ramos; do secretário de Agricultura, Joane Leal; de secretários da administração municipal, vereadores e comunidade em geral.

Na ocasião, durante o evento, aconteceu uma apresentação de dança realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde jovens ipiranguenses dançaram ao som da música “Rei do gado” em alusão as atividades desenvolvidas pelos pequenos agricultores. A participação do grupo de dança emocionou o público presente que acompanhava a primeira edição da Agroart em Ipiranga do Piauí.    

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Associação de Artesãos de Ipiranga promoveram um desfile com algumas jovens vestindo e usando acessórios produzidos pelos artesãos locais. Na oportunidade, as peças ficaram disponíveis para a venda durante a feira.

O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, agradeceu aos colaboradores e parceiros e destacou a importância da realização da feira para incentivo aos agricultores familiares e artesãos venderem seus produtos.

“Essa primeira feira é fruto de parcerias, com o Sebrae, com os produtores através das associações, cooperativas e do sindicato de trabalhadores rurais, foi planejada com muito cuidado desde o início do ano e que podemos dizer que é uma das grandes realizações da nossa gestão, não posso deixar de agradecer aos ipiranguenses que estão participando vendendo seus produtos, com fé em Deus vamos trabalhar para que esse evento só melhore e venha a beneficiar tanto a cidade como a população”, afirmou o gestor.

De acordo com o secretário de Agricultura de Ipiranga do Piauí, Joane Leal, a iniciativa da primeira edição da Agroart surgiu do interesse e do potencial dos pequenos agricultores da cidade, visando o fortalecimento da agricultura, artesanato e pecuária do município. Segundo ele, a parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, e o apoio do Sebrae, potencializam a organização e realização do evento.

“O apoio da Prefeitura Municipal e do Sebrae foi muito importante para a realização do evento, fizemos o projeto, que vem como uma extensão da Quitanda Virtual, esta que se encontra na 10ª edição. A feira de hoje está abraçando mais de 40 feirantes proporcionando oportunidades para todas as comunidades do nosso município, desde o Jardins, São José dos Cocos, Brejo, Furta-lhe a Volta, Canto, Areal, Serra, entre outros. Desta forma, estamos promovendo a divulgação, capacitação e comercialização para os produtores de Ipiranga”, explicou o secretário.

Segundo a secretária de Assistência Social, Iolita Ramos, a iniciativa forma grupos de empreendedorismo e possibilita geração de renda para artesãs.

Publicidade

“O evento promove de forma efetiva o empreendedorismo, então aqui estamos formando os grupos de empreendedorismo. As peças das artesãs permite que as mulheres desenvolvam atividades que promovem a autoestima, complementam a renda e chamam a atenção para nossa cidade” destacou.

Encerrando as atividades do evento, a Secretária de Agricultura, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PI), certificou os alunos que participaram dos cursos produção de cajuína, operação e manutenção de máquinas agrícolas e de produção de mudas frutíferas.

Por Iaquelly Sousa

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS