Connect with us

Ipiranga do Piauí

Prefeitura de Ipiranga prepara terra e distribui sementes para o plantio

Publicado

em

No município de Ipiranga do Piauí, situado no território do Vale do Sambito, a chegada das chuvas trouxe esperança ao homem do campo que, com o apoio do poder público municipal, já se prepara para o plantio.

Nesta quarta-feira, 04 de janeiro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou mais uma importante ação, a distribuição de sementes para os produtores rurais.

Serão distribuídas quase duas toneladas de sementes de milho e feijão. “São 990 quilos de cada e 6 mil raquetes de palma forrageira. E outra cadeia que será fortalecida é a cajucultura. A nossa gestão vai distribuir 50 mil mudas de produção própria com hidrogel, e mais 3 mil mudas em parceria com o Governo do Estado.”, disse o prefeito Elvis Ramos, que é agrônomo.

As sementes de milho, feijão e de palma estão sendo entregues por meio das Associações de Produtores Rurais, que posteriormente vai distribuir para a população das comunidades.

Paulo Bento, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, participou do ato de entrega e afirmou que as sementes chegam no momento certo, da chegada das chuvas e do preparo das terras, e que essa iniciativa tende a aumentar a produção, tendo em vista que plantar a semente é diferente de plantar o grão. “O Sindicato está junto nessa parceria porque sabe da importância, sabe que é solução para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, povo que a gente representa.”, afirmou.

Preparação das terras

Outra iniciativa importante que visa reduzir os custos de produção é o apoio na preparação das terras. A Prefeitura de Ipiranga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, disponibilizou duas horas de serviço para cada agricultor familiar.

Publicidade

Os trabalhos foram iniciados desde o mês de outubro do ano passado, quando foram registradas as primeiras chuvas. O prefeito Elvis informou que nos últimos dois anos o trabalho de preparo do solo tem aumentado significativamente. “Praticamente dobrou a quantidade de terras preparadas. O agricultor está com vontade de plantar, nós estamos dando o nosso apoio e a produção está dependendo das chuvas.”, disse.  

Françoá Vieira, da Associação da comunidade Furta-lhe à Volta, afirmou que a agricultura familiar vive um momento importante em Ipiranga. “O pequeno produtor rural que vem sendo assistido e a gente vê a preocupação do poder público municipal em dar mais esse apoio, começando pela aração de terra. Hoje, acho que quase todos os pequenos produtores estão sendo beneficiados com a aração de terra gratuita, pois, poucos são aqueles que tem terra disponível para um trator trabalhar mais de duas horas. Então, esse é um incentivo muito grande.”, disse.

O secretário de Agricultura, Joane Leal, que é engenheiro agrônomo, explicou que a solicitação é feita junto a Secretaria de Agricultura, e o trator é deslocado até a propriedade rural do agricultor para o preparo da terra.  

“Objetivo é apoiar o produtor rural. O incentivo no preparo da terra, somado à distribuição das sementes, representa um apoio muito importante ao homem do campo. A gente se sente satisfeito e honrado por poder proporcionar esse apoio aos agricultores do nosso município.”, disse, destacando que a agricultura é a base da economia e da sustentação da maioria das famílias que residem no campo.  

Também participaram da entrega das sementes o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cortez, os vereadores Neilon Carvalho, João Batista e Henrique Leal, o secretário de Governo, Ricardo Leal, os representantes de Associações, Francisca de Deus (de São José dos Cocos), Françoá Vieira (de Furta-lhe à Volta), Toinha (de Bom Jardim), Erivan Almeira (de Taboquinha) e Gilvan Vieira (de Canto), dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS