Ipiranga do Piauí

Primeira feira da Quitanda Virtual é realizada em Ipiranga do Piauí e fomenta a agricultura familiar

Publicado

em

O Projeto Quitanda Virtual, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a Prefeitura Municipal teve sua primeira edição realizada neste sábado, 12 de março, no município de Ipiranga do Piauí.

O evento ocorreu na Praça Coronel Joaquim Rufino e reuniu quatro grupos de produção das comunidades São José dos Cocos, Tabocas, Tabuquinha e Amor Jardim, localizadas na zona rural do município.

O objetivo do projeto Quitanda Virtual é fortalecer a comercialização da agricultura familiar, gerar renda para as famílias e estimular a alimentação saudável.

Os grupos de produção receberam toda a estrutura necessária para a realização da Quitanda, como barracas, balanças, caixas transportadoras, seladora a vácuo e embalagens, além de kit Feirante composto de avental, touca e equipamentos de proteção: máscaras e luvas e por produtos de higienização como álcool gel e borrifadores.

O prefeito, Elvis Ramos, destacou a importância da Quitanda Virtual. “Essa ação é extremamente importante para o fortalecimento da agricultura familiar, uma área que é fundamental para o desenvolvimento de nosso munícipio. A agricultura familiar é a base da economia local, é de onde vem o alimento para mesa de nosso povo, então estou muito feliz por essa parceria com o governo do estado, para assim estarmos proporcionando a essas pessoas oportunidade de trazer seu produto, vender e melhorar sua renda, promovendo mais qualidade de vida, então é um projeto que está trazendo desenvolvimento para nosso munícipio, e por isso, seguiremos firmes, buscando mais parcerias como esta para estar fortalecendo cada vez mais a nossa agricultura familiar”, disse.

O prefeito informou que tem um projeto de reforma do mercado do produtor, onde vai inserir um espaço para a Quitanda Virtual e também para o artesanato. “Vamos reformar o mercado do produtor e quero garantir um espaço permanente para a comercialização dos produtos, não somente no dia da feira, mas durante a semana, assim como também inserir um espaço de comercialização do artesanato”.

De acordo com a superintendente de Programas para a Agricultura Familiar, Liz Meireles, o projeto trata-se de estratégia de comercialização que surgiu após a pandemia. Ela ainda frisou que a oferta de produtos da agricultura familiar do município foi surpreendente e superou as expectativas.

“Aproximadamente 80 cestas foram comercializadas hoje aqui em Ipiranga. Além disso, houve muita procura no dia do evento e, sabendo disso, combinamos previamente com os agricultores, que trouxeram produtos além da conta. Estamos felizes, pois a população abraçou o projeto”, disse.

O secretário de Agricultura de Ipiranga do Piauí, Joane Leal, disse que o projeto vem para fortalecer a agricultura familiar. “O projeto tem incentivado o produtor a produzir mais e com maior qualidade, provendo uma alimentação saudável e fortalecendo a cadeia produtiva de nosso município”, frisou.

Segundo ele, a próxima Quitanda Virtual em Ipiranga está prevista para acontecer no dia 9 de abril, onde também tem-se a intenção de ampliar o projeto futuramente, agregando novos produtores e abrangendo mais localidades.

Joane ainda informou que atualmente quatro comunidades estão inseridas no projeto, através da suas Associações, abrangendo mais de 100 famílias, em que a produção comercializada na Quitanda Virtual é conforme a produção de cada comunidade.

Ele reafirmou o compromisso da gestão junto a pasta no desenvolvimento de ações em prol do agricultor. “Temos buscado aumentar a produção de Ipiranga, sempre visitando os agricultores, apoiando, orientando e buscando projetos e ações que possam dar subsídios para que o agricultor possa produzir mais e com qualidade, fomentando a nossa agricultura familiar”, finalizou.

Para a agricultora Antônia Dias, presidente da Associação de Mulheres Organizadas Amor Jardim de Ipiranga, a iniciativa trouxe esperança de aumentar as vendas. “Aqui a gente produz verduras, como cheiro verde, alface e coentro, ovos caipiras, além de produtos do beneficiamento do buriti, como doces e azeite. O que acontece é que nem sempre conseguimos vender o excedente, e a Quitanda Virtual chegou para contribuir e aumentar as nossas vendas. Esse é o nosso desejo”, ressaltou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipiranga, Elileide Dias, falou sobre o projeto. “Quando o projeto chegou ao munícipio, nós abraçamos a causa. No início achamos que íamos encontrar muitas dificuldades, mas tem dado tudo certo, e tem superando nossas expectativas, porque tem beneficiado muito o agricultor. Em Ipiranga tem mais feirantes de fora, do que de nosso munícipio, e precisamos mudar essa realidade, valorizar o que é nosso, até porque o que é produzido aqui é mais saudável, além da fortalecer a nossa agricultura familiar e a nossa economia”, contou.

A agricultora Maria Greti, de 39 anos, da comunidade São José dos Cocos, comercializou em sua barraca produtos como ovo caipira, doce e rapadura de caju, batata doce, mel de caju, doce de buruti, abóbora, ata, pão caseiro, sequilhos, produzidos na sua comunidade.

Segundo ela, da para lucrar bem com vendas dos produtos, o que tem melhorado sua renda. “A minha única renda era o bolsa família, que não era suficiente, então com a chegada do projeto temos conseguido vender mais produtos e melhorar a renda”, disse.

A Quitanda Virtual no município de Ipiranga do Piauí conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR), da Prefeitura Municipal de Ipiranga, do Conselho Territorial de Desenvolvimento Vale do Sambito. Além do apoio da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), do Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura.

Publicidade

Veja fotos:

Fotos da SAF:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile