Connect with us

Ipiranga do Piauí

Social de Ipiranga do Piauí promove culminância do projeto de resgate da cultura por meio do folclore

Publicado

em

Durante este mês de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipiranga do Piauí, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desenvolveu o projeto “Resgatando Cultura: o Folclore brasileiro e suas manifestações”.

Clique aqui e veja todas as fotos!

Diversas atividades foram trabalhadas com as crianças e adolescentes do SCFV, dentre as quais, oficinas teatrais e de danças, incentivando assim, a criatividade e a socialização da criança sobre o folclore.

Na noite desta sexta-feira, 27 de agosto, na Praça Nossa Senhora da Conceição, centro da cidade, aconteceu a culminância do projeto, com a presença do prefeito Elvis Ramos; da vice-prefeita Iolanda Rego; da secretária de Assistência Social, Iolita Ramos; do secretário de cultura, João Olímpio; dos coordenadores Roniel Alves (SCFV), Alessandra Silva (CRAS) e Pauliane Fontes (CREAS), e ainda, da assistente social, Maria Antônia, e poucos convidados, em razão da pandemia.

Autoridades com convidados durante evento

Em uma tenda montada na praça, adolescentes do SCFV explanaram sobre a cultura e lendas do folclore, como por exemplo, o Curu pira, Boto-cor-de-rosa e o Saci.

Lendas do folclore brasileiro foram lembradas

Uma apresentação da dança carimbó, com as adolescentes Camila Mendes, Lauany, Railane e Camila Santos, e uma de forró, com Gabriel, Mislany, Edson, Emilly, Matheus e Midley, abrilhantaram a culminância do projeto.

O forró foi destaque durante evento

O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, fez questão de participar de todo o evento. Em entrevista, falou de seu apoio na realização do evento.

Prefeito Elvis Ramos

“A cultura é muito forte aqui em Ipiranga do Piauí, e com isso, não poderia deixar de apoiar estas ações que mantém viva a nossa cultura, mesmo com as limitações da pandemia, onde não podemos convidar muitas pessoas. Fiquei muito satisfeito com o empenho de toda equipe em promover este momento. No próximo ano, se Deus quiser, pretendemos fazer um evento ainda maior onde iremos incluir também a zona rural”, disse o gestor.

Iolita Ramos, secretária de Assistência Social

Em seu discurso, a secretária de assistência social, Iolita Ramos, manifestou sua alegria em participar do evento, destacando o talento dos adolescentes que se apresentaram durante a culminância. Ela agradeceu toda equipe envolvida e a as autoridades pela presença.

Iolanda Rego, vice-prefeita

Já a vice-prefeita, Iolanda Rego, disse que trabalhar o folclore é a oportunidade que a gestão dá de apresentar a história do município. “Me alegra muito por ver momentos importantes como este, onde as crianças e adolescentes têm a oportunidade de conhecer nossa história e a nossa cultura”, disse.

Alessandra Silva, coordenadora do CRAS

A coordenadora do CRAS, Alessandra Silva, lembrou que o folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo por causa de sua manifestação cultural, e que todos nós desde criança aprendemos com os nosso heróis, os professores, a cultura das tradições e manifestações culturais. “Quero deixar firmado o nosso compromisso para depois que passar esta pandemia fazermos um evento ainda maior”, finalizou.

Publicidade

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS