MUNICÍPIOS

ITAINÓPOLIS | Manifestações de fé e devoção marcam festa de Nossa Senhora de Fátima; veja fotos

Publicado

em

Na cidade de Itainópolis, há 57 anos, o dia 13 de maio é dedicado a celebrar a festa de Nossa Senhora de Fátima. Dia de viver a comunhão e também de agradecer pelas graças alcançadas através da intercessão da santa có-padroeira do município.

O evento religioso é dos maiores do município e reúne, anualmente, uma multidão de fiéis. Além da população do próprio município, a cidade recebe caravanas vindas de várias cidades da região de Picos, principalmente dos filhos da terra que residem em outras cidades e estados, que neste período retornam para celebrar e realizar suas devoções à festa de Nossa Senhora de Fátima.

A movimentação começa logo cedo, a partir das 5h, com a alvorada festiva e a acolhida aos fiéis na Igreja Matriz. Em seguida, após celebrar o ofício dos louvores à Maria, os devotos fazem uma longa caminhada até o alto do morro. Outros optam por subir pela íngreme escadaria com 142 degraus. Do topo, é possível ver quase toda a cidade.

Ao lado capela de Nossa Senhora de Fátima, uma grande estrutura com tendas, palco e som é montada para a celebração da missa solene, que foi presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José, concelebrada pelos padres Francisco Feitosa, pároco local, e Francisco Pereira (Chiquinho), pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos.

Ao longo da celebração, manifestações de fé e devoção. Acender velas, vestir roupas brancas ou estar de pés descalços, e soltar fogos, são algumas das formas de agradecimento. Outras pessoas fazem sacrifícios. Duas senhoras acompanharam a missa – que durou 1 hora e 30 minutos -, ajoelhadas aos pés da imagem de Nossa Senhora.

Publicidade

Devota, Maria José veio de São Paulo, onde mora há 20 anos, para assistir a missa de Nossa Senhora de Fátima. Ela outros familiares vestiram túnicas brancas, um gesto de agradecimento à santa pela saúde de seu pai, o aposentado Bernardo Francisco, de 92 anos.

Após a missa, a multidão seguiu em procissão até a Igreja Matriz, onde o bispo diocesano encerrou a celebração com a bênção do Santíssimo Sacramento. Ao término, os devotos fizeram filas para tocar na imagem da santa.

A programação teve início dia 4 de maio, com a primeira noite do novenário. Este ano, o festejo teve como tema “Servir com alegria a exemplo de Maria”. O objetivo, segundo o padre Francisco Feitosa, pároco local, foi chamar os fiéis devotos de Nossa Senhora a perceber que ser cristão, ser seguidor de Cristo é servir a Deus através das Pastorais, da evangelização e, sobretudo, do amor às pessoas. O sacerdote fez uma avaliação positiva. “Encerramos com o sentimento de dever cumprido. Notamos que as pessoas vieram às celebrações com o desejo de escutar a apalavra de Deus, de estar em sintonia com os outros irmãos. E é exatamente o que a Igreja quer, fazer com que as pessoas se encontrem e se amem, para que tenhamos um mundo melhor”, disse.

Após permanecer à frente da Paróquia de Itainópolis por seis anos, o padre Feitosa falou em tom de despedida. “Esse pode ser o meu último festejo em Itainópolis. Vim para cá em 2009. Cada padre fica seis anos, aproximadamente, em cada cidade. Eu já estou completando esse período de permanência aqui. Me despeço desta festa com tristeza, mas com muita alegria de poder contribuir com a devoção a Nossa Senhora e com a espiritualidade desse povo. Tenho convicção de que deixei uma boa semente plantada nesta comunidade”, pontuou o padre.

O prefeito de Itainópolis, Dr. Paulo Lopes, assistiu a missa acompanhado da esposa, a primeira dama Rosalice Maria, e da filha, e participou da procissão que seguiu até a Igreja. Após conversar com as autoridades religiosas, o gestor concedeu entrevista à imprensa e falou sobre o evento.

Publicidade

“O dia 13 de maio é uma data muito importante para a nossa cidade, pois celebramos a festa de Nossa Senhora de Fátima, que é a có-padroeira do município. São 57 anos de tradição. É um momento de muita fé e devoção, de encontro com Deus e com os amigos e conterrâneos. Nesse período, nós recepcionarmos muitos filhos de Itainópolis que residem distante e que retornam ao município para participar desse grande evento religioso”, disse.

A Prefeitura Municipal é uma importante parceira da Igreja na realização da festa religiosa, disponibilizando toda infraestrutura, com palco, tendas e banheiros químicos, além de uma equipe de apoio logístico.

Veja a cobertura fotográfica do evento:





 

 

Publicidade

 

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile