Itainópolis

Conselheiros tutelares de Itainópolis passam por capacitação para atuarem com o sistema Sipia

Publicado

em

A Prefeitura de Itainópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, 15 de abril, capacitação para os conselheiros tutelares. O momento aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O evento teve início pela manhã sendo realizada a capacitação de 09h00 às 12h40 e à tarde, das 14h00 às 17h00, a palestrante Ana Rayla abordou sobre o sistema SIPIA, onde a mesma falou que é de suma importância esse sistema e deu orientações de como usá-lo.

O momento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues; da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elizanne Coelho; dos conselheiros tutelares do município e da pisicóloga e palestrante, Ana Raila Arrais de Sousa.

A secretária de Assistência Social de Itainópolis, Marilene Rodrigues, comentou sobre o objetivo do momento.

“Ofertamos uma capacitação para os conselheiros tutelares do SIPIA pela necessidade que o momento exige que todas as informações de caso acompanhados pelos conselheiros estejam registrados nesses sistema. O objetivo é repassar para os conselheiros como utilizar o sistema e inserir dados, tendo em vista, que futuramente o município será cobrado por esses dados”, afirmou.

A psicóloga Ana Raila, conduziu o momento e destacou a importância do sistema. “Essa capacitação é voltada para o treinamento dos conselheiros tutelares a respeito do SIPIA, que é um sistema nacional e que todos os municípios precisam obrigatoriamente utilizar, então a ideia é que os conselheiros já tenham acesso e aprendam utilizar a plataforma”, garantiu.

Publicidade

Ana Raila ainda destacou que todos os atendimentos precisam ser registrados no SIPIA. “É um sistema nacional, então todos os casos precisam estar registrados nesses sistema, precisa cadastrar criança, responsável e violação de direitos, pois eles trabalham com violação de direitos, precisam cadastrar o atendimento e o direcionamento das demandas”, pontuou.

O conselheiro tutelar José Renato destacou a importância da capacitação para eles. “É um momento importante, uma capacitação conduzida pela Ana Raila, que nos repassou informações sobre como utilizar o sistema, e agora é colocar em prática o que aprendemos aqui”, afirmou.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile