Connect with us

DESTAQUES

Primeira pessoa positivada para coronavírus em Itainópolis está curada

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Itainópolis, através da Secretaria de Saúde, divulgou neste sábado (23), que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no município, tratando-se de uma pessoa que chegou de São Paulo. O caso, porém, já foi registrado como curado.

Segundo a secretaria, o caso é de um paciente de 41 anos de idade, que veio de São Paulo e ao chegar em Itainópolis, no dia 11 de maio, foi abordado e orientado pela vigilância sanitária municipal para que ficasse em isolamento social, pelo prazo de 15 dias, já que vinha de local com alto índice de contágio e que se encontrava sem sintomas aparentes do novo coronavírus (Covid-19).

Após o período de 8 dias, na quarta-feira (20), a equipe de saúde de Itainópolis procurou o homem na residência onde estava em isolamento, e fez a testagem rápida, cujo resultado preliminar indicava a presença de anticorpos característicos do novo coronavírus (Covid-19).

Em seguida, o paciente foi submetido a uma consulta médica, tendo colhido material para novo exame, cujo resultado foi divulgado neste sábado (23), constatando que o paciente estava curado, o que significa que o vírus esteve no organismo do homem, mas o sistema imunológico, fornecendo uma correta resposta de defesa, conseguiu eliminar o vírus causador da doença.

Até o momento, o boletim do município registra 58 casos notificados, 57 descartados, 1 confirmado e 1 curado. “Alertamos a população de que há indícios de que o coronavírus chegou ao município de Itainópolis, porém, sem confirmação, devido a rápida propagação do mesmo, que já se confirmou em vários municípios vizinhos” destacou a secretaria em nota.

Publicidade

A secretaria ainda alertou a população para que continue seguindo as medidas de segurança. “A orientação é para que a população adote e cumpra as medidas preventivas preconizadas, diante da pandemia, sem relaxar, pois a única solução eficaz no enfrentamento ao coronavírus disponível é a prevenção, no caso o distanciamento social das pessoas, as quais devem ficar em casa é só devem sair para aquisição de serviços e produtos essenciais para a sua sobrevivência, e ao sair deve usar máscara e fazer assepsia das mãos com água e sabão”.

Ainda foi informado que a Equipe de saúde continua intensificando a testagem rápida em pessoas recém-chegadas a Itainópolis, procedentes das regiões do Brasil onde se registra maior incidência de casos do coronavírus, trabalhado em busca ativa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS