Connect with us

Jacobina do Piauí

Educação de Jacobina do Piauí realiza I Encontro Pedagógico de gestores e professores e lança programa Volta ao Novo

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Jacobina do Piauí, realizou no sábado, 17 de julho, o I Encontro de professores e Gestores e lançou o programa Volta ao Novo (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais).

O Programa Volta ao Novo, é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a Prefeitura Municipal, e que tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino aprendizagem.

A cerimônia de lançamento do programa, aconteceu na quadra poliesportiva e teve início com a entrega de kits compostos por camisetas e materiais de apoio para os gestores e professores, e em seguida foram realizadas palestras voltadas ao programa e sobre o ano letivo. O evento encerrou o primeiro semestre escolar de 2021.

A primeira palestra foi conduzida pela articuladora do ‘Volta ao Novo’ no município, Jascirene Carvalho, que fez a apresentação do programa.  Segundo ela, o intuito é promover o desenvolvimento das habilidades sócio emocionais tanto nos professores quanto nos  estudantes, como planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos, vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

“Estamos vivendo desde o ano passado, com o início da pandemia, momentos difíceis e todos nós tivemos que de forma repentina transformar toda a nossa maneira de ensinar, nos adaptar a uma nova metodologia e tudo isso afetou nossa saúde mental, então o programa Volta ao Novo vem para trabalhar essa questão, cuidar da nossa saúde emocional, trabalhando as competências socioemocionais”, completou.

Publicidade

O programa consiste numa preparação socio-psicicológica para educadores na volta as aulas, e está organizado em cinco módulos focados em macrocompetências – Abertura ao Novo; Autogestão; Resiliência emocional; Amabilidade e Engajamento com os outros, eixos considerados fundamentais para o desenvolvimento pleno escolar.

Dentro das macrocompetências, são trabalhadas 17 competências – Determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, inciativa social, assertividade, entusiasmo, empatia, respeito, confiança, tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustação, curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico.

A Educação de Jacobina iniciou com a abordagem da macrocompetência “Resiliência Emocional”, tema da segunda palestra, ministrada pela psicóloga Amanda Airam, com foco na competências  tolerância ao estresse, autoconfiança e tolerância à frustração.

“Resiliência Emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções demonstrando equilíbrio e controle sobre as reações emocionais, então é necessário ressaltar a importância do autocuidado com os professores, por terem uma sobrecarga bem grande no seu cotidiano, atuando como educador, pois eles precisam realmente ter a resiliência, tanto para a vida pessoal como profissional. É uma habilidade que o ser humano precisar adquirir para a vida como todo e, principalmente, eles, nesse momento de voltar a  receber  os alunos em sala de aula, onde precisam estar psicologicamente bem, para receber de forma saudável os estudantes”, disse.

O vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, participou do evento e destacou a importância  do programa em preparação para o retorno das aulas presencias, bem como parabenizou a educação pela iniciativa.  “Precisamos abraçar o novo, e se fizermos isso com amor e cuidado, tudo vai dar certo”, acrescentou.

Publicidade

Em sua fala, a secretária de Educação, Edilene Paula, discorreu sobre o programa, com uma reflexão acerca da necessidade do professor ser exemplo e estar aberto a novas habilidades. E também repassou informações acerca do final de período, sobre as aulas presenciais e a preparação para o início.

“Para a gente avançar, temos que nos voltarmos ao novo e vale dizer que as competências socioemocionais estabelecidas é de grande importância no processo educativo, uma vez que vai muito além do trabalho com apenas a dimensão cognitiva, pois visa formar o ser humano  pleno, integral”, disse a gestora.

A última palestra, foi ministrada pela assistente social, Rejane Sousa, que discorreu sobre outra macrocompetência “Abertura ao Novo”, com destaque para as competências curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico.

Segundo ela, abertura ao novo, é estar aberto a novas tendências culturais e intelectuais, além de ser curioso, ter imaginação e amplos interesses, bem como a valorização da diversidade de saberes e vivências, mostrando alegria ao adquirir novos conhecimentos e experiências.

Em entrevista, a secretária de Educação, Edilene Paula, informou que a pasta de prepara para o retorno das aulas presencias no segundo semestre. Segundo ela, todas as escolas da rede municipal passaram por reformas e serão adaptadas para receber os alunos e professores.

Publicidade

 

Fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS