Jacobina do Piauí

Em Jacobina, 500 pessoas participam de Mutirão de Limpeza no combate ao aedes aegypti

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí deu início nesta segunda-feira, 13 de março, a um grande Mutirão de Limpeza em combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de várias doenças.

O Mutirão Bloquinho da Limpeza é realizado através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Agricultura, Juventude, Obras, Administração, Transportes, dentre outras.

default

A ação iniciou na sede do município e seguirá até o dia 22 de março, contemplando ainda, o Bairro Alto São Pedro(15\03) e os povoados  Juazeiro do Secundo(20\03) e Vila Pedra Redonda (22\03).

Além dos funcionários e da população em geral, o mutirão contou com a participação do prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, a primeira-dama, Verônica Oliveira, o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, os vereadores e todos os secretários municipais.

A grande mobilização reuniu em torno de 500 pessoas que foram às ruas desenvolver um trabalho de limpeza e de conscientização em combate ao mosquito, transmissor da dengue, Chikungunya e outras doenças.

Intitulada o “Mutirão Bloquinho da Limpeza: carnaval cidade limpa no combate ao aedes aegypti”, a ação foi realizada em clima de carnaval, com música e animação, uma junção de trabalho e diversão, que chamou atenção para o problema de forma leve o descontraída, sem deixar de tratar do assunto sério de saúde pública.

O objetivo geral no mutirão é deixar a cidade limpa, bem como evitar a profilaxia de doenças, além de mobilizar e conscientizar a população para criar noções de responsabilidade ambiental e dar uma destinação correta aos resíduos, tornando assim a cidade mais bonita e organizada.

A concentração do mutirão aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, onde os profissionais receberam luvas, sacos de lixo, máscaras e camisa de manga longa para a execução das atividades.

Em seguida, os participantes se deslocaram para a Escola Severo Rocha, onde foram formadas duas grande equipes – Verde Vermelha, aos quais percorreram as ruas da sede do munícipio, recolhendo resíduos em terrenos baldios, que acumulam água. Além disso, aconteceu uma caminhada alertando e conscientizando sobre a importância de combater o mosquito da dengue.

A força tarefa para fazer a limpeza da cidade, contou ainda com o auxílio de carros e máquinas da Prefeitura para remoção do lixo coletado. Além do auxílio de carro de som, divulgando informação acerca das formas de combate o mosquito.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, destacou que a ação tem como foco prevenção e conscientização.

“Estamos realizando a ação, no clima de carnaval, com o Mutirão Bloquinho da Limpeza, uma atividade que realizamos todos os anos, e em 2023, estamos fazendo de forma diferente, mas tratando sobre o mesmo assunto, que é importância de manter nossa cidade limpa, não jogar lixo nas ruas e terrenos, preservar o meio ambiente e evitar a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue, que causa tantas outras doenças. Então é um trabalho continuo da nossa gestão, onde vamos focar cada vez mais em ações de conscientização e prevenção, mantendo nossa cidade limpa, linda e livre dessas doenças”, destacou.

Ele ainda externou sua alegria pelo envolvimento da população e de todos que fazem a gestão. “Estou muito feliz com a quantidade de pessoas que estão aqui participando, que abraçou a brincadeira de carnaval, uma brincadeira séria, que é a limpeza de nossa cidade”, disse o gestor, que agradeceu a participação de todos e frisou que as ações, também, são reforçadas no sentido de educar ´à população para que não joguem lixo nas ruas e terrenos, mas sim nos locais adequadas de coleta.

O secretário de saúde, Gilmar Carvalho, destacou a importância da ação.  “Hoje estamos dando início ao mutirão na cidade de Jacobina, uma ação de grande relevância que realizamos anualmente. E este ano estamos fazendo de forma diferente, onde envolvemos todas as secretarias, mobilizando todos os servidores para realizar um trabalho de prevenção, que acontece em clima de carnaval, com o bloquinho da limpeza, visando reforçar as ações de combate ao aedes aegypti”, pontuou.

Ele ressaltou que com o trabalho de conscientização, prevenção e a coleta do lixo tem surtido efeitos positivos. “A cada ano a gente percebe um maior empenho da população, consciente da sua reponsabilidade quanto ao lixo. Então nosso papel, enquanto gestão é fazer esse trabalho de prevenção e promoção da saúde pública. Somos gratos ao nosso prefeito GD, que sempre apoia as ações, e esse ano teve essa ideia brilhante de fazer nesse clima de carnaval, agradecer ainda a população, aos que atenderam ao nosso chamado, fazendo desse o maior mutirão já realizado na nossa cidade”, finalizou.



O vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, também, falou sobre o mutirão. “Esse é um trabalho de suma importância, para manter a limpeza da nossa cidade, com atividades que reforçam aquilo que já é realizado, onde queremos ver nossa Jacobina bonita e organizada, vale ressaltar que não é uma responsabilidade só de nós gestores, mas de toda a população, por isso queremos agradecer a todos os envolvidos nesse grande mutirão ”, disse.

Crislândia de Sousa Fernandes Silva, que coordenou toda ação, disse que o intuito do mutirão de limpeza é a eliminação dos focos, pois é a forma de combater o Aedes Aegypti. “Estamos levando a mobilização para nossa comunidade, fazendo inspeções em todas as residências, como também nos terrenos baldios recolhendo o máximo possível de lixo para combater o mosquito”, explicou.

Ele destacou a importância da colaboração da população e repassou orientações. “Sabemos que precisamos da compreensão de todos porque não iremos ter sucesso caso a comunidade não faça sua parte. É um trabalho de todos! Maneira simples e rápida que cada cidadão pode fazer tirando cinco minutos do dia, mantendo bem tampados caixas e tonéis; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios. São inúmeros os meios de prevenção. Cabe cada um fazer sua parte. Então deixo o meu pedido para povo de Jacobina: vamos nos prevenir do Aedes Aegypti com hábitos de cuidado diários, sendo assim, juntos teremos resultados satisfatórios”, finalizou.

O mutirão encerrou com um almoço, na garagem municipal.

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile