Connect with us

Jacobina do Piauí

Feira Agropecuária de Jacobina do Piauí mostra potencialidades e se destaca no desenvolvimento do agronegócio local

Publicado

em

Na sexta-feira, 29 de julho, a Prefeitura de Jacobina do Piauí promoveu o terceiro dia da Ovinocaprishow, com a realização da Feira de Ovinos e Caprinos, que movimentou o agronegócio local.

A cada edição, a Exposição Feira Agropecuária de  Jacobina do Piauí, ganha mais destaque pela qualidade da exposição e por fomentar a economia e fortalecer sua cadeia produtiva. Este ano, além da pecuária, o evento, destacou suas potencialidade na apicultura e agricultura familiar, com a realização da “Feira da Agricultura Familiar”.

A Feira Agropecuária contou com a exposição de 452 animais de diversas raças, como  Dorper, Boer, Santa Inês e outros, além de palestras que divulgaram  novas tecnologias  para o homem do campo.

Publicidade

O evento atraiu expositores tanto de Jacobina, como de Paulistana, Betânia, Queimada Nova, Acauã, São Julião, Jaicós, Conceição do Canindé, Além de municípios do estado do Pernambuco, como Nova Santa Rita.

Durante todo o dia, houve  uma grande movimentação nas baias, quando foram realizados os concursos de peso e de pista, além das negociações, movimentando o agronegócio local. Foram distribuídos R$ 30 mil em premiação, com destaque para os produtores locais, que venceram em várias categorias.

O Banco do Nordeste presente no evento, disponibilizou 30 linhas de crédito, equivalente ao total de R$ 180 mil, possibilitando aos produtores uma maior comercialização de seus animais.

O criador de Jacobina do Piauí, Elton Osvaldo de Sousa, mais conhecido como Eltinho, participou da Feira, junto com toda a família – esposa e três filhas. “Trouxe vários animais para expor, vender e para participar dos concursos. Graças a Deus as vendas estão sendo boas e estou muito satisfeito, pois o importante é a gente produzir e conseguir vender para alavancar mais o setor agropecuário em nosso munícipio”, disse.

Sobre trazer toda a família no evento, o produtor rural foi sucinto. “Veio a família toda, aqui todo mundo colabora de alguma forma, pois a agricultura familiar é o nosso forte”, disse.

Ele ainda elogiou o evento e agradeceu ao prefeito de Jacobina do Piauí pelo apoio ao produtor rural. “Queria agradecer ao prefeito GD, que sempre vem nos ajudando a fomentar a nossa ovinocaprinocultura. Um evento dessa magnitude é muito importante para mostrarmos nossas potencialidades e nossa capacidade de produção com um rebanho de qualidade, fortalecendo nossa cadeia produtiva”, frisou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_3482.jpg

Já o criador, Edvaldo Lorival, da localidade Barra da Cerca, zona rural de Jacobina do Piauí, trouxe um ovino da raça Dorper para participar dos concursos e categorias de peso e pista.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_3421.jpg

A pequena Isabelly, de apenas 7 anos, da comunidade Salgadinha, também, trouxe seu animal, o Sufoque, que participou das competições. Ela veio com sua mãe e seu avô Furtuoso, que tem um grande rebanho de ovinos da raça Dorper e também comercializou animais na exposição.

Outra inciativa realizada durante a Feira, foi a coleta de dados para identificar o DNA dos animais, visando qualificar mais o rebanho. O município de Jacobina do Piauí, atualmente, se destaca no setor agropecuário com maior rebanho de ovinos do estado do Piauí, com cerca de 66 mil animais.

Paralelo a a exposição de ovinos e caprinos, aconteceu a Feira da Agricultura familiar, um espaço, onde os agricultores e comerciantes locais expuseram e comercializaram seus produtos e serviços.

A Feira reuniu pequenos empreendedores de diversas áreas do município, como agricultura familiar, artesanato, culinária, apicultura, piscicultura, entre outros.

A senhora Gilsa Maria da Silva, residente da localidade Campo Alegre, comunidade Quilombola, distante 45km da sede do município, trouxe para vender na feira, alimentos como beiju de forma, manué, pão caseiro, biscoito amanteigado, galinha caipira com arroz, bolo de fubá com goiabada, rosca, bolo de grade e sequilhos, tudo produzido por ela.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4402.jpg

Ela enalteceu a iniciativa da gestão em realizar a Feira e informou que as vendas foram boas, e que alguns de seus produtos já haviam esgotados. “Quero agradecer a Deus e ao prefeito por essa iniciativa, pois só temos a ganhar, tanto o município como nós produtores rurais, a Feira da Agricultura Familiar nos oportuniza mostrar nosso trabalho, nosso talento e que nós somos capazes de produzir bem e com qualidade”, destacou.

No mesmo dia, também, foram realizadas palestras ministradas pelo Emater sobre “Alimentação alternativa para caprinos e ovinos”, conduzida pelo médico veterinário, Edilton Azevedo e “Todos os cortes são nobres: a realidade alimentando sonhos na comercialização de ovinos caprinos”, por Ricardo de Andrade, da D´´ Corthes.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, destacou o avanço que a exposição trouxe para a cadeia produtiva do município.

“Em 2017, quando realizamos a primeira edição da Ovinocaprishow da nossa gestão, nenhuma das modalidades nos concursos de animais teve ganhador do município, porque naquele período estávamos iniciando um trabalho. Hoje, temos muitos produtores do município, entre os premiados, e isso é devido ao trabalho inicializado lá atrás com nossos produtores para melhorar o rebanho”, disse.

GD acrescentou a importância da produção não somente em quantidade, mas com qualidade. “É necessário criar muitos animais, mas que seja com qualidade. E jacobina hoje em dia tem isso. A caprinocultura é o principal seguimento de potencial da economia local. Então temos que manter isso e não podemos deixar de sempre buscar o melhor para nossos criadores”, afirmou.

O gestor ainda ressaltou que fica muito feliz em ver os criadores do município se identificando com a exposição. ” Ver o engajamento, o interesse de nossos produtores e, principalmente, a evolução deles, nos motiva a seguir buscando cada vez mais inovações para alavancar mais a nossa caprinocultura”, pontuou.

O prefeito, também, citou os desafios. “É importante frisar sobre onde estávamos, onde chegamos e queremos chegar. “Em 2017 o município tinha uma boa produção de ovinos, mas não tínhamos um rebanho de qualidade para atingir o que o mercado exige. Com a exposição e o interesse de nossos produtores, nosso rebanho tem melhorado, o que nos deixa muito feliz por ver a nossa evolução, a Feira trouxe capacitação, inovação e já temos um rebanho mais qualificado. E agora queremos mercado, que nosso agricultor seja o maior beneficiado lá na ponta”, concluiu.

Publicidade

O secretário de Agricultura, Edicácio Rodrigues, disse que o foco principal da exposição é agregar e mostrar as potencialidade de forma que ela volte com um retorno econômico positivo para o município.

“É do conhecimento de todos, que temos o maior rebanho de ovinos do Estado do Piauí, ou seja, em termos de quantidade nós temos uma realidade estabelecida, a partir disso, o desafio da gestão é fazer com que essa quantidade, tenha qualidade suficiente para gerar retorno financeiro para os produtores município. E nesse ponto evoluímos bastante nos últimos anos através de várias parcerias, que nos ajudam a desenvolver cada vez mais essa cadeia produtiva, por meio de orientações, capacitações e acampamento técnico. Então agora já estamos indo para outro patamar, que é inserir a parte comercial com mais força, temos quantidade, a qualidade vem aumentando, agora temos que buscar garantir mercado para esses animais”, disse.

O SEBRAE e Emater, participaram do evento realizando capacitações, repassando orientações e apresentando inovações para o melhoramento da produção de ovinos e caprinos. Além do apoio da Ascobina, IFPI, Embrapa e outros.

Na ocasião, foram realizados a entrega de certificados para os participantes dos cursos ministrados durante a programação do evento.

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS