Connect with us

Jacobina do Piauí

I Conferência Municipal da Juventude é realizada em Jacobina do Piauí

Publicado

em

O município de Jacobina do Piauí realizou nesta quinta-feira, 16 de dezembro, sua I Conferência Municipal da Juventude. O espaço democrático e de participação social reuniu mais de 80 jovens da sede e zona rural do município.

O evento aconteceu na escola Severo Rocha, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Juventude e teve como tema “Despertando sonhos da juventude jacobinense”.

Além dos jovens estiveram presentes no evento autoridades municipais e representantes de diversos seguimentos da sociedade civil, bem como representantes da Coordenadoria Estadual da Juventude.

Na solenidade de abertura, gestores municipais e da Coordenadoria Estadual se pronunciaram e enalteceram o município pela iniciativa de realizar a I Conferência da Juventude no município.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_7356-1024x683.jpg

Dentre eles, o secretário da Juventude, Chico Abreu, que também é presidente do Conselho Municipal da Juventude, e abriu o evento. Ele iniciou saudando a todos e agradeceu a participação de cada um, quando justificou ausência do prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlãnio Rodrigues, o GD, que cumpre agenda em Brasília e não pode se fazer presente na conferência.

“Estou imensamente alegre e emocionado pela participação nesse evento tão importante, que é I Conferência da Juventude em nosso município. Aproveitem esse espaço para vocês se expressarem e colocarem suas ideias, para assim construirmos as políticas públicas voltadas para nossa juventude. Esse é um momento ímpar e não podemos perder essas oportunidade de dialogar e construir proposta que atenda os anseios da juventude jacobinense. E frisar que esse momento não é realizado sozinho, mas em parceria, por isso quero agradecer o apoio incondicional do prefeito GD, bem como a todos os jovens, autoridades e entidades pela contribuição”, disse.

Para o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, a conferência é um momento importante, por ser um espaço de participação direta, onde é elencado propostas, contribuindo para as políticas públicas para a cidade.

“É com grande alegria, estamos aqui nessa manhã participando desse momento. Esse que é um espaço muito importante de aprendizado, de construção e de contribuição para as políticas públicas que queremos para a nossa cidade, onde a participação dos jovens é essencial para debatermos e formularmos diretrizes para que assim possamos buscar formas de transformar e realizar, então esse primeiro passo é muito importante”, disse.

A palestra magna da conferência, foi ministrada pelo diretor de política de inserção ao mundo do trabalho da Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí, Vinicio Júnior, que falou sobre o propósito do evento.

“Temos aqui duas missões, primeiro é fazer história junto com vocês e escrever essa historia através dessa I Conferência da Juventude, com Objetivos claros, uma é a contribuição que queremos dar ao município nesse processo, que é a 4º Conferência Estadual da Juventude e eleger os delegados que vão representar jacobina, e trazer as ideias e propostas aqui construídas nesse grande encontro de juventude a nível estado, organizado pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Juventude que vai acontecer no próximo ano. […]. E a nossa segunda tarefa aqui é deixar a semente plantada, deixar um legado de que todas as propostas aqui apresentadas, discutidas e voltadas por vocês se transformem no Plano Municipal de Juventude para ajudar a nortear os gestores, independe da gestão, sobre as políticas públicas voltadas para a juventude”, disse.

Publicidade

Após a palestra, foram realizadas as discussões de grupos e plenária para votação e das propostas. As discussões aconteceram a partir de três eixos temáticos: Juventude Educação e Saúde; Juventude Esporte e Cultura: Juventude Agricultura e Meio Ambiente.

Na plenária foram votadas e aprovadas propostas prioritárias, dentre elas, casa de apoio (pensionato estudantil), minicursos profissionalizantes, apoio com mais psicólogos na Atenção Básica, oferta de cursos superiores, realização de capacitação técnica sobre empreendedorismo rural voltada para jovens, promover assistência técnica ao jovem com investimento no crédito rural, promover a semana da juventude e a criação de associação atlética cultural, entres outros.

As atividades tiveram continuidade com a escolha dos delegados titulares e suplentes que irão representar o município na 4ª Conferência Estadual da Juventude que acontecerá no primeiro semestre de 2021, em Teresina.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_7363-1024x683.jpg

Foram eleitos, como delegado da Secretaria da Juventude, Chico Abreu, delegados do Conselho de Juventude Brenda e Ivanildo, e mais dois jovens como titular, Ronivon Amorim e Suplente, Elis Campos, e titular Marcela Araújo e Samara Carvalho, suplente.

O evento encerrou com a entrega de certificados aos participantes, e logo após foi servido o almoço.

Também estiveram presentes no evento, os vereadores Francisco de Assis, o Dede, (presidente da Câmara), Elis Campos e Francivan de Carvalho, o Fran, os secretários municipais Edilene Rodrigues, a Dilora (Educação), Gilmar Carvalho(Saúde), Rejane Sousa (Assistência Social), Edcácio Rodrigues (Agricultura) e coordenador do CRAS, Valdete Aquino, os auxiliares técnicos da COJUV-PI, José Eduardo(Alemão) e Robson Mello, o pastor Maciel Carvalho, representado a igreja católica e o Sindicato Betinha, além de conselheiros tutelares, representantes de escolas municipais e estadual, de associações e outros.

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS