Jacobina do Piauí

IV Cavalgada mantém cultura e tradição e reúne mais de 700 vaqueiros em Jacobina do Piauí

Publicado

em

No sábado, 30 de julho, foi realizada a IV Cavalgada e Missa do Vaqueiro, dentro da programação da Ovinocaprishow. O evento se destacou mais uma vez pela grande participação dos vaqueiros.

Em sua 4ª edição, o evento que mantém e valoriza sua cultura e tradição, se consagrou como uma das maiores Cavalgadas da região, reunindo 730 vaqueiros de Jacobina e de várias cidades da região, como Paulistana, Betânia, Acauã, Patos, São Francisco de Assis, Conceição do Canindé, Simplício Mendes, Itainópolis, dentre outros.

A concentração dos vaqueiros aconteceu no Parque Maravilha, distante 3 km da sede do município, onde foi servido o almoço. De lá, os vaqueiros saíram em cavalgada, percorrendo o trecho de estrada vicinal até a cidade.

Clique e veja todas as fotos!

Durante a cavalgada foi realizado a entrega de camisas para os vaqueiros. O percurso da cavalgada foi animado por aboiadores da região, que seguiram à frente do vaqueiros em um carro de som(trio).

Na cidade, os vaqueiros foram recepcionados por um grande número de pessoas, que aguardavam pela passagem da cavalgada, que seguiu pelas principais ruas e avenidas de Jacobina do Piauí.

Na frente no parque de exposição, foi realizado um momento celebrativo, conduzido por Hélio José. O ponto alto da celebração, foi a consagração a Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Jacobina e protetora do povo sertanejo.

O vaqueiro é uma figura forte em Jacobina, uma cultura mantida de geração em geração, uma identidade cultural construída por meio de símbolos de uma memória alicerçada por histórias de bravura, coragem e sagacidade. A exemplo disso, o vaqueiro de 93, Manoel Francisco de Carvalho, mais conhecido como seu Nezinho da Baixa Verde, participou ativamente da cavalgada, ao lado da sua grande família.

Ele destaca o amor à profissão de vaqueiro e o quanto gosta de participar de toda atividade que envolve o vaqueiro. “Eu gosto de gado, minha labora é todo dia, as pessoas conhecem logo quando vou passando com meu gado, porque aboio mesmo. Gosto muito da nossa cultura, se eu não pudesse vir para a cavalga nem dormia à noite, pensando, eu gosto mesmo”, disse.

“Eu nasci numa fazenda, aprendi desde cedo a montar e durante toda a minha vida, laboro com gado, sei que estou velho, mas gosto muito da lida, trabalho todo dia e se precisar derrubar um boi, eu derrubo”, finalizou.

Seu Nezinho, passou seus ensinamentos para seus doze filhos. A tradição familiar já está na quarta geração, que tem como uma das figuras, um de seus bisnetos, o Jardel de 3 anos, que já participa junto com os pais.

Este ano, a Cavalgada fez uma homenagem ao empresário Agostinho José de Oliveira, mais conhecido como “Agostinho Doutor” (im memoria), pai do prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o “GD”.

Foto: Júnior Oliveira

Ao término, aconteceu o sorteio de prêmios entre os vaqueiros, além de uma moto POP  OKM, que teve como ganhador o vaqueiro Geovane de Sousa, do povoado Vila Pedra Redonda.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, disse que a cavalgada, a figura do vaqueiro é a identidade da cultura local e deve ser sempre mantida e valoriza. “O  vaqueiro é uma importante figura, que simboliza  a luta e os costumes do  homem do campo de Jacobina, por isso merece nosso respeito, incentivo e valorização”, reforçou.

O prefeito, muito emocionado, também falou de seu pai, a qual perdeu recentemente. “Na última cavalgada estávamos aqui, ele comprou um chapéu como esse que tenho e veio me dar e eu estava com outro chapéu e não quiz usar, porque o que tinha mais bonito. E ontem eu estava no espaço da exposição procurando um chapéu igual para comprar e lembrar dele. Usei com a maior honra e orgulho, lembrando de tudo que meu pai me ensinou. Então é só uma forma de dizer que temos que aproveitar os momentos com nossos pais e nossa família, porque quando a gente perde, não tem o que fazer só pedir força a Deus”, disse o gestor em lágrimas.

GD, ainda agradeceu a Deus pela realização de mais um evento, bem como a cada vaqueiro que participou da cavalgada e a toda a sua equipe pela organização e colaboração.

Além dos vaqueiros e do prefeito GD, participaram do evento, o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, vereadores e secretários municipais e os prefeitos Paulo Sérgio, de Acauã e Rafael Cavalcanti, de Afrânio-PE.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile