Connect with us

Jacobina do Piauí

Jacobina do PI promove atividades educativas e lúdicas em combate a violência sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A prevenção e o enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes demandam a articulação de várias ações intersetoriais, como por exemplo, combater e conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

Dentro desse contexto, o município de Jacobina do Piauí, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e o Conselho Tutelar realizaram durante uma semana ações voltadas ao combate desse mal que afeta muitas famílias na sociedade.

Foram promovidas nas escolas das localidades Juazeiro do Secundo, Pedra Redonda, e nas instituições de ensino da sede Petrônio Portela e Severo Rocha, palestras educativas abordando sobre a temática e orientando para ato de denunciar que é essencial identificação de casos suspeitos.

No sábado, 18 de maio, data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as ações  culminaram com atividades lúdicas e recreativas.

O evento aconteceu no Espaço Festa, com a participação dos ‘Mímicos da Alegria’ da cidade de Picos, que  levaram muita diversão para crianças e repassaram informações  dE forma lúdica, ensinando  os participantes a dizerem ‘NÃO’ a essa prática, frisando que a criança tem o direito de ser criança, de brincar, estudar, ser amada e protegida por sua família.

Na ocasião, foram realizadas brincadeiras envolvendo as famílias, como também,  foi disponibilizados pinturas de rosto, algodão doce e pipoca para a criançada que fizeram a festa.

Publicidade

Para a secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, o  trabalho de mobilização, de compartilhar informações,  de sensibilização  e  viabilizar órgão e canais para denúncia é importantíssimo. “Trabalhar esse temática, divulgar e alertar a toda  a sociedade é fundamental para que os casos sejam denunciados”, disse.

O Vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, parabenizou as Secretarias e o Conselho Tutelar pela iniciativa e frisou que o combate ao abuso sexual  é responsabilidade de todos. “Combater e denunciar casos de violência sexual é uma repensabilidade de todos nos. Principalmente, por que  infelizmente é algo que tem acontecido com cada vez  mais  frequência, então é uma causa que precisamos abraçar porque é dever nosso  proteger e garantir os direitos e  o bem estar das crianças e adolescentes”, afirmou.

O coordenador do CRAS, Valdete Aquino,  explicou que após uma semana  intensa de ações nas escolas, a gestão decidiu culminar de forma diferente as atividades levando a alegria para crianças, mas, sem fugir da seriedade e importância que a temática  representa.

Também de pronunciaram, o conselheiro tutelar, Aurélio Rodrigues, o secretário de Agricultura, Chico Abreu e a psicóloga do CRAS, Ivaneide Gomes, além da participação do nutricionista  coordenador do NASF, Abel Oliveira.

 

Publicidade

Veja  mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS