Connect with us

Jacobina do Piauí

Jacobina do Piauí discute metas e estratégias do Plano Municipal de Educação em Conferência

Publicado

em

O município de Jacobina do Piauí realizou nesta sexta-feira, 17 de dezembro, a IV Conferência Municipal de Educação, que abordou sobre o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

O evento foi realizado na escola Severo Rocha e reuniu representantes do poder público municipal, trabalhadores da educação, alunos e a sociedade civil em um espaço democrático de discussão à cerca do Plano Municipal de Educação e suas metas e estratégias.

Estiveram presentes autoridades como o vice-prefeito Vanderlei Carvalho, a secretária de Educação, Edilene Paula, a Dilora, o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, o secretário de Administração Geeldo Sousa, secretário da Juventude, Chico Abreu, o vereadores Francisco de Assis, o Dede, (presidente da Câmara) e Alex Oliveira, dentre outros.

A Conferência foi oficialmente aberta pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Osmar da Paixão Pereira, que deu a boas vindas aos participantes e desejou um bom evento a todos.

A secretária de educação Edilene Paula, destacou a importância da Conferência para a melhoria da educação. “Nosso objetivo é fazer uma análise das nossas metas anteriores com as atuais, e avaliar no que a gente avançou e naquilo que precisa melhorar. O que precisa melhorar colocaremos em pauta para discutirmos estratégias para avançar e assim alcançar nossas metas”, disse.

Ainda segundo ela, a Conferência é um momento muito importante onde com a participação dos profissionais de educação e da sociedade civil é discutido sobre os anseios e as necessidades da educação municipal, visando buscar promover as melhorias para a pasta.

Ela conclui agradecendo. “Gratidão a Deus pela oportunidade, e que Ele nos dê coragem e força para que possamos seguir e contribuir para melhorar realmente a nossa educação e agradecer ao nosso prefeito, que sempre está nos apoiando e dando incentivo”, encerrou.

O vice-prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderlei Carvalho, disse que os últimos dois anos foram de dificuldades e de perdas, por conta da pandemia, onde a educação também foi atingida, por isso, estarem reunidos num momento tão importante para pasta é motivo de alegria de gratidão.

“Gratidão a Deus por essa oportunidade que é de extrema importância, onde vamos planejar novos rumos para a educação municipal, com inclusão, equidade e qualidade, buscando promover melhorias na nossa educação”, frisou.

Após a cerimônia, o conferencista Valmir Gabriel ministrou a palestra magna da Conferência, a partir do tema central – “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

De acordo com a palestrante, na conferência é discutido as principais metas e políticas públicas para o desenvolvimento da educação municipal. “A conferência é o momento muito importante para a educação do munícipio em que se faz um análise do último Plano Municipal de Educação que foi aprovado em 2015, rever as metas e as estratégias, bem como prepara o município para o próximo Plano que entrará em vigência a partir do ano de 2024, pelos próximos 10 anos, então essa é uma preparação para Conferência Nacional de Educação que acontecerá em Brasília em novembro de 2022 e que o município se destaca por elencar as necessidades e estratégias que precisa de fato melhorar na educação municipal”.

Publicidade

Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho e, norteados pelos eixos temáticos da Conferência – O PNE 2024/2034: Avaliação das Diretrizes e Metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação; e, Criação do SNE: Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção – analisaram quais metas do Plano já foram alcançadas e apresentaram novas propostas para sua implementação.

Os resultados das discussões em grupo foram apresentados na plenária final a todos os participantes.

A Conferência encerrou com a escolha dos delegados que irão representar o município de Jacobina do Piauí na etapa estadual da Conferência de Educação, e com a entrega dos certificados aos participantes e o almoço.

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS