Connect with us

Jacobina do Piauí

Jacobina do Piauí discute política de Assistência Social em Conferência

Publicado

em

Analisar, avaliar e mobilizar cidadãos em defesa da Assistência Social como política pública, direito das\os cidadãs\ãos e dever do estado e eleger delegados para a Conferência Estadual Democrática da Assistência Social. Esses foram alguns dos objetivos da IX Conferência Municipal de Assistência Social do município de Jacobina do Piauí, realizada nesta quinta-feira, 19, na sede do CRAS.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, e reuniu membros da sociedade civil e representantes do Poder Executivo e Legislativo.

Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a conferência proporcionou o protagonismo da participação popular reafirmando a luta pelo fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Uma cerimônia marcou a abertura da Conferência. Na oportunidade, o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, destacou a importância do evento. “Esse é o momento de debater sobre as políticas públicas de Assistência Social, que são necessárias para melhorar a vida do cidadão Jacobinense, visando aprimora-las, para que possam chegar a quem mais precisa”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, agradeceu a participação de todos e definiu a Conferência como um espaço de mobilização para o fortalecimento do SUAS. “Que seja um evento proveitoso e que possamos a partir desse espaço democrático construir políticas socioassistenciais voltados garantia de direitos e a proteção social”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0057-4.jpg

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ivanildo Teixeira, abriu oficialmente o evento, e deu as boas vindas e desejou uma boa conferência aos participantes. “Esse é momento muito importante, principalmente, pelo situação atual que vive a pasta, de decadência em razão dos cortes nos recursos por parte do Governo Federal, então essa é uma oportunidade de buscar melhorias”, frisou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0076-4.jpg

Em seguida, a presidente fez a leitura do Regimento Interno da Conferência.

A palestra magna, foi ministrada pelo Gerente estadual do CadÚnico e do Programa Bolsa Família, o psicólogo Roberto Oliveira, que fez  uma introdução sobre a construção da política de assistência social e explanou  sobre os cinco Eixos temáticos.

Publicidade

Segundo Roberto, a conferência é um momento democrático muito importante e fundamental para aprimorar as políticas públicas. “A Assistência Social tem uma necessidade muito grande porque trabalha com a população mais pobre, mais vulnerável e precisamos estar avaliando se de fato essa política está chagando a quem mais precisa, principalmente nesse momento momento pandêmico em que a assistência social tem se mostrado cada vez mais necessária para dar as respostas a população mais pobre”, destacou.

Após a  palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, onde foram debatidos os eixos temáticos e elaboradas as propostas a nível municipal, estadual e nacional.

Por fim, foram escolhidos os representantes que irão representar o município de Jacobina do Piauí na etapa estadual da Conferência, e entregue os certificados de participação.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS