Jacobina do Piauí

Jacobina do Piauí inicia mutirões e reforça as ações de combate ao mosquito

Publicado

em

Jacobina do Piauí tem reforçado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti como forma de prevenção em meio ao aumento significativo do número de casos dengue no Piauí e uma epidemia de Chikungunya.

Como parte do trabalho que vem sendo desenvolvido através da Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de barrar a proliferação do Aedes Aegypti no município e combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, um mutirão foi iniciado nesta segunda-feira (25).

Com o tema “Todos contra o mosquito Aedes Aegypti”, o mutirão reuniu diversos profissionais da saúde, autoridades como o vice-prefeito Vanderlei Carvalho, o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, a secretária de Educação, Edliene Paula, e o Secretário de Meio Ambiente, Gerson Miranda, o Nem.

A concentração aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, onde os profissionais receberam os equipamentos para a execução das atividades, e de lá saíram para percorrer as ruas da cidade.

Equipes percorrem o centro da cidade

No primeiro dia, a ação foi realizada no Centro da cidade. Os participantes recolheram objetos propensos ao acúmulo de água nos terrenos baldios e realizaram visitas às residências para inspeção. Nas casas, as equipes também repassaram orientações aos moradores quanto as ações de prevenção à propagação do mosquito.

População é orientada ao combate do mosquito

Gilmar Carvalho, secretário de Saúde, explicou a logística preparada para os mutirões. “Estamos trabalhando com duas equipes, dos ACS e ACE, com um trabalho interno e de conscientização da população, pois a responsabilidade não é somente nossa enquanto gestão, da Secretaria de Saúde, mas também da sociedade. E a outra equipe que faz parte da limpeza e também de outras Secretarias, que estão aqui em parceria conosco, com a mão na massa. Nosso intuito é estar eliminando um pouco desses possíveis criadouros do mosquito”.

Gilmar, secretário de Saúde

Segundo o secretário, Jacobina do Piauí ainda não confirmou nenhum caso de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, mas são aguardados resultados de coletas enviadas ao Lacen, além da cidade ter a notificação de vários casos de sintomas das doenças. “Nós estamos atuando de forma preventiva, tanto conscientizando a população para os cuidados com relação ao lixo, aos quintais de cada residência, quanto recolhendo material.”, pontuou.

Crislândia Fernandes, coordenadora dos agente de combate às endemias, fez um apelo à população. “De já, quero fazer um pedido para que a nossa população fique em alerta com os cuidados diários, pois apenas dois minutinhos por dia cada família tem como fazer a prevenção desse tão perigoso Aedes Aegypti”.

Em entrevista, ela repassou orientações. “O combate ao Aedes Aegypti se faz através do combate a proliferação dos mosquitos, da eliminação de criadouros, pois a eliminação é a única maneira de evitar a proliferação. Sabemos como nos proteger, fazendo algumas prevenções como: verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher o lixo do quintal, colocar as garrafas emborcadas, entre outros cuidados.”, disse.

O mutirão também será realizado no Bairro Alto São Pedro, no povoado Juazeiro Segundo e na Vila Pedra Redonda.

Veja todas as fotos:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile