Connect with us

Jacobina do Piauí

Jacobina do Piauí promove campanha Agosto Lilás de enfretamento a violência doméstica

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu neste mês, a campanha “Agosto Lilás” pelo fim da violência contra a mulher.

Durante o mês, foram realizadas uma série de atividades tanto na sede, quanto na zona rural do município, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A campanha no município culminou na última sexta-feira, 26 de agosto, com uma palestra realizada na escola estadual Severo Rocha, conscientizando a sociedade pelo fim da violência contra a mulher, além de discutir sobre a Lei Maria da Penha, que possui instrumentos jurídicos para garantir proteção para as mulheres vítimas de violência doméstica.

A secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, fez a abertura do evento, quando abordou o tema de forma dinâmica e reflexiva, interagindo com o púbico presente sobre o assunto.

Para a gestora, a violência doméstica é um problema cultural que envolve desde o uso da agressão verbal ou física e que por isso, a importância de trabalhar a campanha, tratando sobre assunto, com informações e orientações afim de combater a violência contra a mulher.

A palestra foi ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público da Comarca de Itainópolis, Dr. Sebastião Jackson, que também atua na Comarca de Jaicós. Ele explanou sobre “Violência doméstica, prevenir, identificar e combater”. Temáticas como a Lei Maria da Penha, os tipos de violência, canais de denúncia e redes de apoio e proteção a mulher, também foram colocados em pauta durante a palestra, pelo promotor.

“Vamos nos conscientizar e denunciar os casos de violência doméstica, para que possamos romper esse ato criminoso e construir uma sociedade melhor e igualitária, sobretudo a igualdade de gênero, pois vivemos numa sociedade que tem uma cultura machista, que acha que o homem é superior a mulher, é isso precisa acabar. Então essa é a nossa mensagem, de que a gente possa lutar para combater, não é uma causa fácil, mas cada uma dando sua parcela de contribuição, enquanto instituições e cidadãos é possível enfrentar e combater”, disse.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, destacou a importância da campanha. “Essa é uma campanha muito importante e por isso, foi trabalhada amplamente em nosso município como forma de sensibilizar a sociedade e divulgar informações sobre a Lei Maria da Penha, como funciona, como denunciar, punições além da divulgação de serviços especializados, visando combater a violência doméstica que é um problema cultural”, explicou.

Participaram do evento, várias autoridades, além de mulheres, professores e alunos da escola Severo Rocha.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS